Conexões DVI

Pouca gente se dá conta que mesmo usando o PC e usando tecnologia digital, bits, bytes, etc., na grande maioria das vezes, ainda usamos monitores analógicos para exibir os dados processados no micro. Apesar da conversão digital-analógica ser feita sem maiores problemas pela placa de vídeo, o melhor seria que o sinal digital fosse enviado diretamente do micro para o monitor. Vamos dar uma olhada na forma de funcionamento dos monitores digitais no padrão DVI (mais comum).

Dentre as várias especificações existentes para os monitores digitais, a mais usada e conhecida é conhecida pela sigla DVI (Digital Visual Interface) criada por um grupo chamado Digital Display Working Group. A transmissão de dados entre uma placa de vídeo DVI e um monitor DVI é totalmente digital, ou seja, a placa transmite uma seqüência de bits e o monitor identifica a informação que deve ser colocada na tela. Como não existe conversão a imagem permanece intacta do início ao fim do processo. No caso dos monitores e placas de vídeo convencionais existirá sempre uma perda devido ao processo de conversão D/A (Digital/Analógica).
Existem três formatos para o padrão DVI: DVI-D (Digital); DVI-A (Analógico); DVI-I (Digital/Analógico integrado)

DVI-D – (vídeo digital verdadeiro) – O formato DVI-D é usado para conexões totalmente digitais entre o transmissor (placa de vídeo, por exemplo) e o monitor digital. É bom lembrar que Nem todo monitor LCD tem entrada digital e nem todo monitor CRT é sempre analógico. Existem raros modelos de monitores CRT digitais, como por exemplo o ViewSonic PF77. Já os monitores LCD mais caros e sofisticados costumam possuir tanto entrada digital como analógica. O formato DVI-D, por ser totalmente digital, é o que possui melhor qualidade de imagem.

DVI-A – (vídeo analógico em alta resolução) – O formato DVI-A é usado para mandar o sinal digital para um monitor analógico. Pela conversão a qualidade se perde, mas ainda é melhor que a dos monitores convencionais. Dificilmente é encontrado na prática.

DVI-I – (vídeo digital e vídeo analógico integrados) – No formato DVI-I os dois sinais estão presentes e aí podemos trabalhar em modo digital ou modo analógico. É o tipo mais encontrado pois consegue-se transformar o sinal digital em analógico por meio de um conversor.

Tenho percebido que muita gente esta comprando um cabo DVI na esperaça da imagem ficar mais colorida, de conseguir atingir uma resoluçao maior trocando de um cabo para o outro, que a taxa de quadros (FPS) vai aumentar. etc.. No final isso acaba sendo uma pequena ilusao, os 2 cabos tanto o DVi como o RGB  falando no grosso ira mudar somente que na saida DVi voce tem uma conexao HDMI usando um adaptador de DVI / HDMI, caso voce não tenha nenhum cabo seria interessante comprar um cabo DVi, mas se voce  usuario domestico ja tem um cabo RGB vale a pena mesmo colcar entre R$ 30,00 a 70,00 em um cabo DVI?

One thought on “Conexões DVI

  1. Arlete Cavinato

    Bom Dia !!!
    comprei um cabo dvi/hdmi não funcionou
    minha placa de video tem uma saida dvi (g force 8400 gs)
    minha televisão é LED
    existem vários cabos dvi/hdmi?????
    porque estou olhando nesta imagem e agora percebo a diferença
    dos pontos de encaixe, minha saida dvi é parecida com a 4ª imagem (analog and digital)
    existe esse cabo ??
    grata
    Arlete

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *