AMD XConnect

A tecnologia AMD XConnect ironicamente foi baseada numa conexão de sua concorrente Intel, o conector de vídeo Thunderbolt 3, o qual permite uma transferência bi direcional de dados tão elevada (até 40Gbps) e que suporta outros tipos de informações, como áudio, rede e outros auxiliares.

Basicamente o XConnect é um suporte que as novas placas de vídeo Radeon R9 e RX dão à conexões externas via Thunderbolt 3, desta forma, você pode ligar uma placa de vídeo à um notebook que não tenha uma GPU dedicada, mas possua tal conexão.

O desempenho 3D para a maioria dos modelos das Radeons R9 e RX não é afetado através da tecnologia XConnect, mas a maioria dos notebooks não possuem um processador que consiga acompanhar estes modelos mais tops da nova série R9 e RX.

Embora estejamos a falar de recursos portáteis, como notebooks e o uso de placas de vídeo de forma avulsa, o resultado não é tão portátil assim, pois para ligar e alimentar uma placa de vídeo, precisamos de uma boa fonte de alimentação, o qual traz vários cabos integrados (exceto as full modulares), dimensões e peso elevados. Além disso, precisamos de um slot PCI-Express para alimentação e transmissão de dados.

amd xconnect

O fabricante Razer, por exemplo, possui um gabinete eGFX denominado de Razer Core, que realiza todas estas funções, além de quatro portas USB3.0 e conector de rede RJ45, mas o resultado prático disso não é bom. Este equipamento possui dimensões e peso equivalentes a um gabinete Mini ITX e toda proposta de portabilidade é anulada, além do alto custo.

Na prática, a tecnologia ajuda muito quem gostaria de rodar jogos 3D ou aplicações 3D em seu notebook que não tem aceleração gráfica, desde que não esteja interessado em portabilidade, justamente o que a AMD alega em seus comerciais.

amd xconnect

O que é necessário para o AMD XConnect

Você precisa dos drivers/softwares do AMD Radeon 16.2.2 ou superior, uma porta Thunderbolt 3 com firmware superior a v.16, um cabo Thunderbolt 3 de 40Gbps, o Windows 10, suporte do BIOS para as placas de vídeo externa via Thunderbolt 3, um gabinete eFGX e uma placa de vídeo R9 ou RX.

Mais detalhes na página http://www.amd.com/pt-br/innovations/software-technologies/technologies-gaming/xconnect

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *