Como alterar função da tecla

Como alterar função da tecla
Depois do grande sucesso da nossa postagem de como alterar as teclas do seu teclado, decidimos fazer uma nova versão que seja compatível com o Windows 8.1 e o Windows 10, pois a ferramenta sugerida naquela postagem é antiga.
Nada mais agradável do que digitar em um novo teclado, só que pode acontecer deste ter uma tecla fora do lugar em que você está acostumado e ao invés de aumentar a produtividade e o conforto operacional, pode ocasionar em transtornos e perda de tempo.

Agora, se o seu teclado antigo está com uma tecla que não funciona mais e você precisa daquela função, você pode instalar o Windows Server 2003 Resource Kit e executar um aplicativo chamado Remapkey.exe
Este pequeno programa lê o layout de teclado configurado no sistema e mostra ele em uma imagem de teclado, para alterar as funções, basta clicar na tecla desejada do desenho de cima, arrastar e soltar na tecla que deseja substituir no desenho de teclado abaixo, então salve e reinicie o computador para que as mudanças sejam aplicadas.
como alterar função da tecla
Observe na imagem acima que algumas funções não são apresentadas, como o Pause/Break, Print Screen, Scroll Lock entre outras funções diferentes.
Para os teclados que possuem um layout fora do padrão ou teclas com funções especiais, você pode usar o SharpKey, um aplicativo que consegue enxergar todas as teclas do seu teclado, incluindo as com funções multimídias e de macro.
Se o SharpKey não tiver listado a tecla que deseja mudar, só clicar em Type Key e pressionar a tecla, então ele te mostra na lista o que reconheceu.
Teclado Microsoft Arc
Vamos supor que você tenha por exemplo, o teclado Arc da Microsoft, o qual possui a tecla Back Space reduzida para colocar ao seu lado esquerdo a tecla Print Screen, só que muitos usuários estão acostumados a pressionar neste local a tecla Back Space, trazendo transtornos ao digitar. Além disso, ele já possui esta função na combinação de teclas Fn + Home.
sharpkeys
Com o programa SharpKey, clique no botão Add e selecione ou digite a tecla que deseja mudar na lista do lado esquerdo e na lista do lado direito você digita ou seleciona a tecla ou função que você gostaria que ela tivesse.
sharpkeys3
Após esta nova atribuição, clique no botão Write to Registry e reinicia o computador para que as alterações sejam aplicadas.
sharpkeys2
Ao remover o ShareKey, as mudanças que ele registrou no Windows continuarão, caso queira restaurar as funções originais das teclas, você precisa clicar no botão Delete ou Delete All.
Importante salientar que ao conectar este teclado em outro computador, as funções originais serão utilizadas, pois a mudança ocorre no sistema operacional e não no próprio teclado.
O que você achou deste tópico? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *