Como configurar o roteador 3G D-Link DIR-412

Em muitas regiões a conexão com a internet só pode ser feita através da tecnologia 3G via um mini modem 3G, que é basicamente um telefone celular sem visor, alto falantes, microfone, teclado e etc. Estes mini modems são na maioria USB e são compatíveis com os principais sistemas operacionais, como o Windows, Mac OS e Linux.

Nos lugares que possuem sinal de telefonia celular, há também possibilidade de navegar pela internet usando estes mini modems 3G, porém, apenas um computador por vez poderá fazê-lo.

Para que mais computadores da residência possa usufruir da internet 3G, temos duas opções:

A primeira é criar uma rede ad-hoc entre o computador ou notebook que está recebendo a internet com outro computador ou notebook que também possui rede sem fio. Uma rede ad-hoc é um recurso disponível no Windows a partir do Vista que faz uma conexão ponto a ponto via rede wireless e compartilha a internet com o segundo computador. Esta opção é mais barata, pois será necessário apenas uma placa de rede sem fio para o computador desktop, mas há duas limitações: Apenas um computador pode conectar-se ao primeiro e este precisa estar ligado para que o segundo possa navegar na internet.

A segunda opção é um pouco mais cara, mas traz mais praticidade e muito mais recursos; trata-se do roteador 3G D-Link DIR-412, que é um roteador que recebe a internet através de um modem ou mini modem 3G (basta alternar a chave seletora atrás do aparelho) e compartilhar ela com vários computadores da rede. Esta opção não precisa que um dos computadores fique ligado para que o acesso dos demais seja possível.

DIR-412

O DIR-412 focaliza mais nas conexões sem fio, permite velocidades de até 150Mbps e suporta quantos computadores forem possíveis. Já para a rede cabeada, apenas 1 computador poderá conectar-se ao DIR-412, caso queira conectar mais computadores à rede através da rede cabeada, será necessário adquirir um switch para ser ligado à porta RJ45 do DIR-412.

Esta porta RJ45 também serve como porta WAN para conectar o modem da internet banda larga, isso pode ser feito assim que a chave seletora do modo de conexão é alterada para WAN, é óbvio que a configuração do roteador DIR-412 terá que ser feito através da rede wireless, pois não haverá mais portas RJ-45 para a rede cabeada.

Quando alteramos a chave do modo de conexão para 3G, o roteador irá buscar a conexão da internet na porta USB, o qual devemos conectar o mini modem 3G, neste modo, podemos configurar o roteador tanto pela porta RJ-45 quanto pela rede sem fio.

Clique para ampliar

Assim como os telefones celulares, na residência geralmente há uma região em que o sinal é melhor, seria recomendável posicionar o DIR-412 neste ponto para que a velocidade de conexão com a internet 3G seja a melhor possível. Outra dica é colocar o DIR-412 no ponto mais alto da casa, assim o alcance da rede sem fio para os demais computadores da rede local é maior, além de deixar melhor a recepção do sinal 3G. Outra dica é conectar o mini modem 3G a um cabo extensor USB de até 5 metros para então ligar no DIR-412, aumentando as possibilidades de posicionar o modem em lugares mais altos em que a rede elétrica não alcança ou em áreas externas em que o DIR-412 ficaria exposto ao tempo.

O DIR-412 já vem pré configurado para conseguir fácil acesso ao usuário, basta conectar o modem ou mini modem 3G nas devidas portas, conectar-se à rede sem fio dlink e navegar, mas saiba que está pré configuração não é segura e permite que pessoas não autorizadas usem a sua internet e/ou acessem os seus arquivos. Como dito anteriormente, a opção de usar o DIR-412 permite vários recursos, incluindo a segurança da rede sem fio, vamos a primeira etapa:

Para acessar a página de configuração do DIR-412, abra qualquer navegador de internet (Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e etc.) e digite na barra de endereço: 192.168.0.1, ao abrir a página de login, digite admin no campo User Name e deixe o Password em branco, clique no botão Login ou pressione a tecla enter e aguarde.

Clique para ampliar

Caso o navegador retorne um erro de página não encontrada ao digitar o endereço 192.168.0.1, certifique-se que todos os ajustes da placa de rede está no modo automático, para isso, no Windows 7, clique no botão Iniciar > Painel de Controle > Rede e Internet > Central de Rede e Compartilhamento e clique na opção à esquerda "Alterar as Configurações do Adaptador", agora selecione a rede que você está usando para conectar-se ao DIR-412 e clique sobre o ícone com o outro botão do mouse, escolha a última opção Propriedades, selecione agora o item "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4) e clique no botão Propriedades. Na aba Geral, marque a opção "Obter um endereço IP automaticamente" e "Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente", já na aba Configuração alternativa, marque a opção "Endereço IP particular automático".

Ajustes automáticos para o protocolo TCP/IP v4

Observe também nesta janela se o ícone da rede que você está usando para conectar-se ao DIR-412 não está monocromático, isso significa que ela está desativada, para reativá-la, basta clicar com o outro botão do mouse sobre o ícone e selecionar a opção "Ativar"

Ativar placa de rede no Windows

Caso o problema persista através da rede cabeada (porta RJ45), teste com outro cabo para certificar-se que ele não seja o causador do erro.

Se após entrar com o usuário e senha o sistema do Dir-412 retornar a mensagem "User name or Passowrd is incorrect", você pode resetar estas informações segurando o botão do orifício reset.

Clique para ampliar

Ao conseguir entrar nas páginas de configuração do DIR-412, você começará pela página SETUP, aonde no canto esquerdo temos as três opções para ajustes:

Clique para ampliar

Internet

Há duas formas de alterar as informações sobre a internet, a primeira é através do botão "Internet Connection Setup Wizard" que consiste em um assistente que lhe fará algumas perguntas básicas como a senha para acessar o sistema do DIR-412 e alterar as informações para acesso à internet via 3G. Já o botão "Manual Internet Connection Setup" permite ajustar as informações apenas da conexão 3G.

Para quem não tem todas as informações sobre as configurações da operadora que está oferecendo o serviço 3G, a opção Auto Config é a mais importante, pois busca automaticamente estas informações na rede.

Clique para ampliar

No modelo testado, a versão do firmware era a 1.11WW, este possui as principais operadoras de telefonia celular do Brasil, como a Vivo, Claro, Tim e Oi. Embora haja compatibilidade do DIR-412 com os principais mini modems 3G do mercado brasileiro, como os da HUAWEI e ZTE, alguns exemplares podem não serem acessados pelo DIR-412, principalmente aqueles que tiveram a firmware ou o software de conexão alterados, neste caso, você deve voltar com o sistema original do mini modem 3G.

Para aqueles modems que ainda estão com o sistema original mas estão bloqueados para a operadora que importou o mini modem 3G, você pode usar o cartão SIM de outra operadora nele, basta acessar o site http://a-zgsm.com/calculator, informar o código IMEI que está no próprio mini modem 3G e entrar com o número NCK e retornar no campo de desbloqueio que for apresentado pelo mini modem 3G. É sensato realizar alguma doação para os donos deste site como gratidão pelo trabalho tão importante que eles realizam para a sociedade.

Wireless Settings

Para proteger a sua rede sem fio de acessos não autorizados, clique na opção "Wireless Settings", no botão "Wireless Network Setup Wizard" um assistente lhe pergunta qual é o nome da rede sem fio (SSID) e gera uma senha automática para você, como a senha é uma coisa pessoal e fácil de esquecer, sugiro que clique no botão "Manual Wireless Network Setup" e registre a sua própria senha além de outros importantes recursos.

Clique para ampliar

Vamos supor que o usuário esteja presente na residência apenas na parte da manhã, seria interessante ativar a rede sem fio automaticamente no período matutino para reduzir as chances de uma invasão e desligar a rede sem fio no período noturno, pois já foi comprovado que o sinal das redes sem fio e da telefonia celular atrapalham o sono, para isso, clique no botão "New Schedule e determine os dias e horários em que você gostaria que a rede sem fio fosse ativada, então salve clicando no botão add e depois volte à tela de Setup > Wireless Settings > Manual Wireless Network Setup.

Clique para ampliar

Agora vamos determinar um nome para sua rede sem fio, este parâmetro também é chamado de SSID e é de preenchimento obrigatório, caso você não queira que a rede sem fio seja exibida para os demais vizinhos, marque a opção "Enable Hidden Wireless", assim, a segurança da rede contra invasões aumenta, pois agora é necessário também descobrir o nome da rede wireless oculta.

A opção "Enable Auto Channel Selection" escolhe um canal que não esteja sendo utilizado pela vizinhança ou o canal menos utilizado, isso pode melhorar um pouco o desempenho da rede sem fio em locais que há muita redes wireless, embora a conexão à internet via 3G seja mais comum em locais mais isolados.

Os roteadores mais antigos permitiam escolher a velocidade de conexão, por exemplo, limitar a transmissão de dados para 11Mbps ou 54Mbps, mas no Dir-412 só há a opção "Best" (também achava uma opção inútil).

Todos os protocolos de encriptografia já foram quebrados pelos hackers, só diferenciando o tempo que demora para ser quebrada. No modo WEP, o desempenho da rede é um pouco maior pela simplicidade do protocolo, mas justamente por isso, ela é quebrada mais rapidamente. Já no modo WPA, leva-se mais tempo para quebrar a senha, mas o cabeçalho de cada pacote é maior, reduzindo a performance.

Clique para ampliar

Outra forma de ampliar a segurança da sua rede sem fio é diminuir o poder de transmissão do DIR-412. Alguns vizinhos que conseguiam enxergar a sua rede sem fio podem perder a visibilidade após a redução na potência do sinal. Esta opção é recomendável quando o DIR-412 está muito próximo do usuário, evitando problemas de doenças no futuro. Na aba ADVANCED e na opção Advanced Wireless vá diminuindo gradativamente os valores do "Transmit Power" até quando você não conseguir mais detectar a sua rede sem fio, então volte para um valor mais alto. Não altere os valores das outras opções, a não ser que você saiba o que está fazendo.

Clique para ampliar

Network Settings

Caso você não goste do endereço 192.168.0.1 do Dir-412, ou deseja ampliar a segurança da rede local ou já tem outro dispositivo na rede que utiliza este endereço, você pode alterá-lo no campo "Router IP Address".

Se sua rede local já tem um domínio com nome, pode acrescentar opcionalmente ele no campo "Local Domain Name.

Clique para ampliar

O servidor DHCP é responsável por atribuir os endereços IP da rede local, caso você já tenha outro dispositivo que já faça esta tarefa ou gostaria de atribuir manualmente os endereços IP para cada computador da rede local, desative a opção "Enable DHCP Server". Caso ele esteja ativado, você pode também determinar a faixa de endereços IPs que o DHCP vai disponibilizar, por exemplo: imagine que você possa ter no máximo 6 computadores conectados ao Dir-412, então estabeleça no campo "DHCP IP Address Range" o endereço "2" to "7", assim os computadores terão o endereço IP 192.168.0.2 até 192.168.0.7;  se os 6 computadores já estiverem conectados à rede local, um possível invasor não conseguirá entrar na rede por falta de endereço IP. Já a opção "DHC Lease Time" é o tempo em que o DHCP irá trocar os endereços IPs dos computadores conectados à rede local.

Outro recurso interessante que pode ser útil para alguns usuários é o "Virtual Server" na aba ADVANCED; imagine que você tenha um servidor de câmeras e atribuiu o endereço IP 192.168.0.100 para ele na rede local, o aplicativo que os internautas devem usar para acessar às cameras remotamente usa a porta 1001, então toda vez que o visitante digitar no programa ou navegador de internet o endereçoip:1001, o roteador vai redirecionar aquela demanda para o servidor de câmeras (conforme a imagem ilustrada abaixo); para descobrir qual é o seu endereço IP na internet. Visite o site http://www.meuip.com.br, mas lembre-se que este endereço externo é renovado a cada reconexão com a internet 3G.

Clique para ampliar

Há ainda inúmeros recursos que o DIR-412 pode oferecer, como filtrar ou permitir sites determinados na opção "website Filter", permitir ou negar acesso à rede local baseado no MAC Address da placa de rede através da opção "Network Filter", estabelecer um limite de velocidade à internet para cada computador conectado ao DIR-412 através da opção QOS Engine, enviar para o seu e-mail os relatórios de navegação que o DIR-412 registrou (útil para os pais ausentes) e etc.

Dica: Para aumentar mais ainda a segurança da sua rede sem fio, registre os Mac Address das placas de rede dos computadores que estão autorizados a entrar na rede local. O Mac Address é um número exclusivo de cada placa de rede (seja cabeada ou sem fio) registrado no chip (como se fosse as impressões digitais dos seres humanos), este número raramente se repete e identifica o computador em qualquer rede, incluindo a internet. Para isso, vá para aba Advanced e clique em Network Filter, altere a opção "Configure MAC Filtering below:" para "Turn MAC Filtering ON and ALLOW computers listed to access the network" traduzindo: Ligar o filtro MAC e permitir que os computadores listados abaixo acessem à rede, já com o computador conectado ao DIR-412, basta selecionar o nome dele na lista "DHCP Client List" e clicar no botão <<, quando o endereço MAC for copiado para o campo "MAC Address" lembre-se de marca o check box ao lado e clicar no botão Save Settings.

Clique para ampliar

O contrário também pode ser feito, se você identificou que um MAC Address desconhecido acessou à sua rede, então anote o número, altere a opção "Configure MAC Filtering below:" para "Turn MAC Filtering ON and DENY computers listed to access the network" traduzindo: Ligar o filtro MAC e negar que os computadores listados abaixo acessem à rede"; neste caso, sugiro deixar o Shedule em Always (sempre).

Caso se sinta inseguro em quaisquer configurações do DIR-412 ou tenha errado algum ajuste ou esquecido a senha, basta lembrar que você pode voltar para os ajustes de fábrica pressionando um pequeno botão chamado Reset atrás do DIR-412.

42 thoughts on “Como configurar o roteador 3G D-Link DIR-412

  1. Moreno Caldas

    Muito bom seu tutorial!!!

    Mas estou com um problema, configurei meu roteador (dir-412) no modo wan pois um amigo divide o sinal dele comigo por cabo. Com o cabo na minha placa de rede peguei as informações da rede (getwey,IP,MAC..) e configurei no roteador e funciona normalmente mas depois de um tempo eu não consigo mais acessar a internet e o ícone na área de transferencia continua mostrando que estou conectado. Espero que possa me ajudar!!

    Desde já, muito obrigado!!!!

    Reply
  2. Claudio

    Boa noite meus amigos da internet, venho por esta para pedir uma informação, eu tenho um modem 3g da tim desbloquiado da marca olivette e ja conectei em meu d-link dir-412 e não aconteceu nada, eu ja fiz td o q este tutorial recomendou e ainda não esta reconhecendo será q o meu modem não é compativel com este aparelho????
    Desde ja eu agraceço pela ajuda!!!!!!!!

    Reply
    1. Post author

      oi Claudio,

      Se este modem não teve o software alterado e se foi adquirido do mercado Brasileiro, então pode ser incompatibilidade com o roteador. Experimente o mesmo chip em outro modelo de modem que está listado no manual do roteador para certificar-se também que não seja defeito do D-Link Dir-412

      Reply
  3. Lucas Silva Marcolino

    OI , q nem o meu aparelho D - link nao possue uma entrada USB para conectar o 3G entao como faço pra conecta-los ??

    Reply
  4. Ana Ediléia Barbosa Pereira Leal

    Bom dia,

    Gostaria muito da ajuda de vcs, caso possa, á claro. Fiz uma compra ontem de um roteador multilaser 3G, RE041, pois o vendedor me garantiu que ele era compatível com qualquer modem de qualquer operada e, realmente, na caixa não tinha nenhuma especificação sobre isso. Pois bem, acabei comprando e quando cheguei ao trabalho, dei uma olhadinha no roteador pela internet e vi uma lista de modens compatíveis, sendo que o meu não estava listado - Huawei E303. A minha dúvida é a seguinte: mesmo que o meu modem não esteja listado, tem alguma maneira de realizar a configuração nesse roteador, para que eu consiga conectar outros aparelhos a internet.

    Desde já, agradeço a atenção prestada,

    Ana Ediléia

    Reply
  5. Ana Ediléia Barbosa Pereira Leal

    Olá,

    Caso não possa configurar, será que comprando um modem que esteja listado como compatível, e colocasse apenas o chip do modem não compatível, ajudaria?

    Att,

    Ana Ediléia

    Reply
    1. Post author

      Ana Ediléia,

      Você pode conectar o modem 3G compatível sem a necessidade de configurar, isso inclusive já vem de fábrica, mas colocar apenas o chip da operadora no dir-412 não é possível, pois ele não é modem 3G, ele precisa de um via USB2.0 para compartilhar a internet.

      Reply
  6. Ana Ediléia Barbosa Pereira Leal

    Gilson, muito obrigada pela atenção prestada. Vou tentar, depois aviso.

    Abraços,

    Ana Ediléia

    Reply
  7. RFerreira

    Giovanis,

    Infelizmente não é compátivel, no site da D-Link tem um documento com todos os modems compátivéis, eu tenho o E303 da Huweai e comprei um da ZTE MF110 e agora funciona redondinho.

    Reply
  8. Edilson

    Boa Tarde,

    Meu cenario é o seguinte:
    O roteador chaveado para o 3g e a rede funcionando normalmente pelo wireless.
    Minha dúvida:
    Consigo colocar um cabo saindo do roteador para minha tv e a tv pegar a rede do 3g?

    Grande Abraço e obrigado desde já!

    Reply
  9. Fabrício

    Boa noite,

    Preciso de sua ajuda, fiz exatamente o que vc explicou.
    Tenho um modem claro 3gmax d-link.
    Mas não consigo conctar de jeito nenhum. Quando vou na aba status clico em connect e não acontece nada.

    Você pode me ajudar?

    Fabrício Dias

    Reply
  10. Priscila

    Comprei o roteador hoje e tenho um modem da vivo 3G huawei E303C, não estou conseguindo acessar a internet o wireless esta funcionando, porém a internet não conecta. Porém quando conecto o modem direto no note ele conecta normal a internet. O que pode estar ocorrendo?

    Reply
  11. Conceicao

    o meu caso e igual o da Priscila so que o meu ja vai fazer 1 ano no proximo mes e ate aora nao consegui fazer funcionar.antes eu tinha um modem da vivo agora fiz o plano 3G da claro e nada.nos meus aparelhos mostra conectado mas diz D-LINK sem acesso a internet.e o mini modem nao acende a luz so fica piscando.a internet nao passa para o roteador. me ajudem por favor. investi num aparelho que nao quer funcionar.obrigada

    Reply
  12. Danilo

    Olá...tenho um DIR-412 a mais de ano, e ele sempre funcionou com o ZTE MF626, só que de um tempo para cá ele parou e não funciona mais o 3g, tenho também um modem ZTE E173, que nunca funcionou no DIR-412. Pois bem, hoje ao baixar a lista dos modens compativeis descobri que ambos são compatíveis ( só que os mesu não funcionam)...alguma sugestão? o que pode ter ocorrido? e principalmente, como resolver?

    obrigado

    Danilo

    Reply
  13. Monyka

    Olá, eu tenho um modem da vivo modelo Huawei E3131 3G será que esse modelo é compativel com o modem DIR-412? Na minha região não tenho internet fixa somente a móvel. Estou querendo colocar a rede sem fio aqui para que tdos os dispositivos acessem a internet, mas antes de comprar quero me certificar que o modem é compatível com o roteador.

    Reply
  14. Nilson Paixão

    Oi, tenho um roteador dlink DIR-610 e a minha conexão é da Net so que estou tendo um problema que, quando estou no telefone a minha internet cai.

    Conversei com o pessoal da Net e eles me pediram para mudar o canal de frequencia da Internet, ai pergunto como faço essa mudança?

    Reply
  15. Joao

    otimo tuto!

    hwawei compativeis:
    Huawei E1550-E1552-E1556-E156B-E156G(E156)-E160G-E161-E1612-E169-E1692-E169u-E172-E1750-E1756- E176-E180-E1820- E182E- E220- E510-E630-EC1260-EC1260-EC1261-EC169-EC226-ET128-K3520-K3565-K3715-K3765-K4505

    Comprei este modem para fazer ligacao direta com um sistema de seguranca com Cameras. Ele me surpreendeu, nao eh nescessaria um PC para fazer conexão e ja libera a wireless.

    Reply
  16. Gilcemar

    Olá,

    Tenho o DIR-412 a mais de 2 anos, sempre funcionou meu modem 3G Huawei E303, mas de repente ele fez uma atualização sozinho, foi do Firmware 1.11WW para 1.14WW. Depois disso o idioma ficou somente em Chines e não consigo conectar nenhum modem 3G.

    Tentei procurar pelo Firmware 1.11WW e nada, é muito difícil de encontrar.

    Se puder me ajudar nessa, eu agradeço !

    Reply
  17. Rogerio

    Meu roteador funciona com meu modem e1553 huawei, mas só como chip da claro, quando coloco o da nextel não. o que devo fazer? Pois a minha internet da nextel é melhor!

    Reply
  18. vagner

    Fiz a configuração da intenet e do Wireless pelo d-link 412, mais ainda nao conseguir acesso a net, lembrando q meu modem e um 3g da claro ?

    Reply
  19. Giovanna

    boa tarde...
    eu comprei hoje um router dir412 e fiz tudo conforme o instruído, porém, o modem - da tim, modelo MF710 - continua sem acesso a internet ( quando está com acesso, a luzinha do modem fica verde. No caso, ela sempre está vermelha, mesmo se eu mudar o modem pro modo WAN e colocá-lo de volta no modo 3G router). Por isso, eu não estou conseguindo acessar a internet pelo wi-fi (que já está devidamente configurado e protegido). Pode me ajudar??

    Reply
  20. jonatasSCHEFFER

    tenho uma camera ip no moden DIR-412 e não consigo visualizar via acesso remoto tenho cadastro no dyndns, não consigo liberar a porta do moden enfim não conseguir configurar acesso remoto a minha cãmera ip através desse moden.

    ajudem-me?

    Reply
  21. Jose

    Alguém saberia qual firmware devo atualizar o meu dir-412 para que ele fique compatível com o modem 3g da claro huawei E3131 ?

    Grato.

    Reply
  22. Priscila

    Assim que comprei o roteador DIR 412, conectei meu modem 3G e funcionou normalmente. Dias depois fui tentar conectar e ele não acha o sinal do modem. Lembro de ter tentado conectar na porta WAN com a chave ligada no 3G. Isso pode ter causado algum problema? Alguem pode me dar alguma dica? Desde já agradeço.

    Reply
  23. Raul

    Comprei um roteador DIR 412, meu modem é 3G da VIVO HUAWEI E 3131, Já fiz todas as configurações possíveis, no entanto não consigo acesso a internet através do ROTEADOR.
    Como posso solucionar esse problema.

    Reply
  24. marco

    ola cria um dial up ou coloca no roteador os dados abaixo

    23:22 22/09/2014

    3G Nextel - Configuração de Conexão

    Para configurar a conexão 3g da Nextel em um tablet, smartphone ou em um modem desbloqueado siga os seguintes passos:

    1) Acesse "Configurações de Rede Móvel" (Tablet/Smartphone) ou "Criar Conexão" (Modem)

    2) Acesse "Configuração de APN"

    PARA TABLET OU SMARTPHONE -> PREENCHA OS CAMPOS ABAIXO:
    3) Nome da conexão: Internet Nextel

    4) APN: datacard.nextel3g.net.br

    5) NOME DO USUARIO: Nextel3g
    SENHA: nextel
    MCC: 724
    MNC: 39
    TIPO AUTENTICAÇÃO: PAP
    PROTOCOLO APN: IPv4

    PARA O MODEM -> PREENCHA TAMBÉM O CAMPO ABAIXO:
    6) N. Tel. Disc: *99#

    Caso não funcione, reinicie o aparelho, e se mesmo assim não funcionar, entre em contato com a central de atendimento Nextel discando 1050 do telefone fixo com seu aparelho em mãos.

    Reply
  25. Eleonora Borges

    Boa tarde! Tenho um modem claro 3G Huawei E3131, é compatível com esse roteador? Posso conectá-lo à entrada USB que conseguirei distribuir o sinal via wi fi?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *