Como usar duas fontes no mesmo computador

Como usar duas fontes no mesmo computador

Muita gente possui hoje dois computadores, pois a evolução no mundo da informática nos obriga a atualizar constantemente o nosso hardware, para desfrutarmos das delícias da tecnologia de ponta, mas o que podemos fazer com o equipamento antigo?


Alguns hardwares não possuem mais a performance que precisamos, neste caso, você pode doá-lo para uma instituição de caridade ou para a Hardplus, para que ela possa fazer a reciclagem para o processo de logística reversa ou doá-lo para uma família carente com o intuito da inclusão digital.

Mas alguns hardwares podem ainda ser reaproveitados no novo computador, como a fonte de alimentação, que apesar de não possuir uma potência suficiente para alimentar os novos equipamentos, ele pode ajudar na nova fonte.

Se você possui duas fontes medianas e deseja adquirir uma nova placa de vídeo para os seus jogos, você pode economizar evitando a compra de nova fonte de alimentação e investir mais numa placa de vídeo mais potente, o que afeta diretamente na qualidade e performance dos novos jogos.

A tensão mais importante para os computadores para jogos é a de 12V, é ela que alimenta a placa de vídeo e processador, os hardwares mais importantes para os jogos, além das ventoinhas, que ajudam a resfriar o interior do gabinete durante a esquentada tarefa dos jogos 3D.

Você pode ligar uma fonte na placa mãe (a qual alimenta o processador) e a outra você liga na placa de vídeo e ventoinhas, desta forma, você aumenta consideravelmente ou até duplica a corrente para os hardwares mais importantes para os seus jogos.

2conectores-8pinos

Imagine por exemplo, duas fontes genéricas, cada uma oferecendo em torno de 20 Amperes na via de 12V, no total, teremos 40A, mais do que muitas fontes de 500 Watts de potência real. É claro que outros recursos, como PFC ativo, filtro de linha ou até mesmo estabilizador integrado, não estarão disponíveis.

extensao-power-switch

Para ligar as duas fontes simultaneamente, você pode fazer uma extensão do cabo Power Switch do gabinete (este cabo é o que liga no botão de energia do gabinete) para o cabo verde e um dos cabos pretos do conector ATX 24 pinos da segunda fonte (este conector é o que ligaria na placa mãe).

Como usar duas fontes

Como a maioria dos gabinetes só comportam uma fonte, a segunda terá que ficar do lado de fora. Alguns gabinetes são tão espaçosos internamente que é possível fazer algumas adaptações para que ambas as fontes fiquem do lado de dentro, mas neste caso, é importante pensar como será a refrigeração.

Para desligar simultaneamente as fontes, você precisará fazer um relé, mas como a maioria dos usuários não possuem conhecimento técnico e experiência na parte elétrica, o mais prático é tirar o computador da tomada após o seu desligamento.

Esta dica poderá ser muito útil para os proprietários do Windows 10, o qual possui o DirectX 12 que permite o uso de duas placas de vídeo simultaneamente para acelerar e melhorar os jogos 3D, mesmo que uma seja GeForce e a outra Radeon.

Importante salientar que a responsabilidade por tal adaptação é inteiramente sua, não cabendo à Hardplus ou ao Blogplus ônus por quaisquer danos causados aos seus equipamentos.

2 thoughts on “Como usar duas fontes no mesmo computador

  1. Alexandre

    Se o usuário investe num "up-grade" de placa de vídeo e não é capaz de fazê-lo por inteiro, compatibilizando a fonte de alimentação, é melhor nem pensar. Este artifício apresentado é uma tremenda gambiarra!

    Reply
  2. Marcelo S

    kkkk, gambiarra das brabas.
    É até legal o site trazer essa informação mas ao invez de "não nos responsabilizamos", acredito que deveria colocar "não tente isso em casa".

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *