Computadores montados oferecem valores personalizados

A grande vantagem de montar um computador para uso residencial, comercial ou profissional é que podemos enfatizar algumas características que para nós tem um valor maior. Os computadores de mesa apresenta basicamente três principais características:

Conforto

Computadores

Este é uma importante característica para quem utiliza o computador por mais tempo, pois além de tornar a sua ferramenta de trabalho ou diversão mais agradável, aumenta a produtividade. Isso tanto para o profissional quanto para o jogador.

A nossa produtividade diante ao computador nas primeiras horas é maior, mas a medida que ficamos mais tempo, esta produtividade naturalmente cai, em função da fadiga dos tendões, visão, coluna e etc.

Para quem valoriza esta característca no computador, é importante investir mais em monitor, teclado e mouse.

Para monitor, priorize as telas com tamanho de 21,5 polegadas para distâncias entre 50 a 70cm do usuário e de 23 a 24 polegadas para distâncias de 70cm a 1 metro. A resolução Full HD (1920 x 1080 pixels), também conhecida com 1080p, comumente utilizadas no padrão Blu-ray, está geralmente disponível em monitores acima de 21,5 polegadas, desta forma, o usuário terá mais definição e qualidade gráfica do que monitores de 20 polegadas (geralmente utiliza resolução abaixo de 1440 x 900 pixels).

Alguns utilizam telas de 32 e até 42 polegadas para distâncias menores do que 1 metro do usuário imaginando que terá maior visibilidade, mas isso prejudica a produtividade, pois além de perder visão periférica quando a visão está focada em um ponto, alguns perdem um pouco mais tempo ao ter que mover a cabeça para focar num ponto. Além disso, a radiação emitida, mesmo em monitores LED, será maior, prejudicando a visão da pessoa que estiver muito perto da tela.

Outra característica interessante nas telas que melhoram o conforto visual é a quantidade de quadros produzidos por segundo (FPS), sendo que o padrão do mercado é 60 (60Hz). Os monitores 3D geralmente produzem 120FPS, sendo 60FPS para cada olho, mas quando não estão produzindo imagens 3D, temos 120Hz para os dois olhos, o que proporciona um conforto visual muito bom.

A tecnologia IPS da LG ou LPS da Samsung é outra característica do monitor que ajuda na qualidade gráfica e conforto visual, veja mais detalhes sobre esta tecnologia na página: http://hardplus.com.br/blog/tecnologia-ips-ao-alcance-de-todos/

O teclado é outro item importante para o conforto e produtividade do usuário. Para os jogadores, é sempre bom evitar teclados sem fio, assim como os mouses, fones de ouvido e até as conexões Wireless, pois o tempo de resposta dos dispositivos sem fio são maiores do que os cabeados.

Para o profissionais ou usuários domésticos, os dispositivos sem fio são recomendáveis, pois oferecem mais mobilidade e uma aparência mais limpa sobre a mesa.

A resposta tátil do teclado é o efeito gerado ao pressionar as teclas, alguns preferem teclados mais silenciosos enquanto outros preferem o barulho para que a resposta sonora contribua para o que está sendo digitado.

A preferência de pressão que as teclas excercem sobre os dedos do usuário também varia de pessoa para pessoa, mas geralmente as teclas mais leves permitem o uso do computador por mais tempo.

Temos ainda a altura de acionamento das teclas, algumas capas de teclas são mais altas, lembrando aqueles velhos teclados da IBM, enquanto as teclas de perfil baixo, são comumente encontrados nos notebooks.

O layout de teclado é a posição das teclas no teclado. O layout ABNT2 é o padrão para o Português Brasileiro. Alguns estão acostumados com o layout Inglês Internacional, geralmente encontrado em teclados ou notebooks importados ilegalmente para o país. Ao escolher um teclado, é bom optar pelo mesmo layout que você utiliza em casa ou no trabalho. Além do layout, observe também o tamanho das teclas, perfira as teclas com o tamanho normal e evite aqueles teclados muito compactos.

Dica: Mantenha as unhas curtas para que a produtividade e o conforto na digitação seja maior.

O mouse para os usuários domésticos e profissionais é o menos relevante dos três periféricos. Para estes tipos de usuários, é importante observar se o tamanho do mouse é compatível com o tamanho da mão do usuário. Para aqueles que possuem mãos pequenas, opte por mouse de médio porte, já para os usuários com mãos grandes, escolha os mouses maiores e mais robustos. Aqueles mini mouses geralmente não produzem boa produtividade e nem conforto.

Alguns mouses possuem botões auxiliares nas laterais, eles geralmente são reconhecidos com a função de Avançar e Voltar, muito útil para os usuários que utilizam com frequência os navegadores de internet. Veja também se as laterais do mouse são cobertas com borracha ou outro tipo de revestimento macio para melhorar o conforto.

Existe sensores ópticos que conseguem ler a superfície desfavorável, como vidros e carpetes. A Microsoft, por exemplo, possui mouses com a tecnologia Blue Track para este tipo de situação.

Para os jogadores, a característica mais importante é a resolução do sensor, oferecendo velocidades maiores dentros dos jogos quando necessário. Alguns mouses oferecem mais botões auxiliares que podem ser personalizados conforme cada jogo.

Além dos periféricos do computador, os usuários devem se preocupar também com uma boa cadeira e uma mesa adequada, veja mais detalhes na página: http://hardplus.com.br/blog/postura-no-computador/

Aparência

aparencia

Muitos jogadores ainda participam de Lan Parties e geralmente cada um leva o seu computador, nestas situações, a aparência é um fator interessante, pois mostra a importância que você dá ao jogo/computador e impressiona os demais participantes.

Para os gamers, os melhores gabinetes além de preferencial, são necessários, pois o hardware que geralmente compõe o computador precisam de mais espaço e refrigeração interna.

Outras pessoas recebem amigos em casa para uma visita e o computador utilizado como Central de Multimídia (HTPC) na sala de estar deve ter uma aparência diferenciada e o teclado e mouse devem ser sem fios estar juntos, como é o caso do Logitech K400.

Além disso, empresas que deixam os seus computadores expostos para o público ou clientes, também devem se preocupar com a aparência do computador, mostrando bom gosto, seriedade ou tecnologia.

Neste aspecto, o componente mais importante é o gabinete do computador, os parâmetros mais importantes para a escolha correta do gabinete é a aparência externa, a capacidade interna e o seu tamanho.

Algumas empresas precisam mostrar uma boa aparência mas possuem pouco espaço para isso, então opte por modelos ITX. Já os jogadores devem abusar do tamanho, então os mais recomendáveis para eles são os gabinetes Full ATX com janelas, luzes e até portas móveis.

Em ambos os casos, a ventilação é importante para não deixar o sistema superaquecer, prejudicando a performance e durabilidade das peças dentro dele. Quanto menor o gabinete, menor terá que ser a configuração de hardware, principalmente se o gabinete não permitir o acréscimos de ventoinhas para ajudar na ventilação.

O teclado e mouse também entra na característica aparência, sendo os periféricos sem fio recomendados para os ambientes residenciais/comerciais e os com fio e iluminados para os jogadores.

Computadores branco

A combinação de gabinete, monitor, teclado e mouse pode oferecer um computador muito bonito, conforme a imagem acima de uma cliente que adquiriu um computador Hardplus para o seu escritório de arquitetura.

Performance

No automobilismo, a performance do motor é importante para velocidade dos carros e muitas vezes é equivocadamente o único fator avaliado. Na computação, a situação não é diferente, muitos usuários se preocupam apenas com o processador do computador, negligenciando a performance dos demais componentes dele.

turbo

Para os usuários que usam o computador para edição de imagens, vídeo e áudio, o processador é o item que mais merece investimentos, mas as memórias também têm relevância neste especto.

Imagine uma rodovia que possui 64 pistas, obviamente que passam 64 carros de uma vez, mas a quantidade de tráfego duplicaria se tivéssemos 128 pistas. É isso o que acontece quando estamos utilizando a arquitetura Dual Channel nas memórias, cenário interessante para os editores de áudio, vídeo e imagem, por isso, opte em utilizar dois módulos de 8GB ao invés de um módulo de 16GB, por exemplo. Todas as plataformas atualmente usam pelo menos Dual Channel nas memórias, algumas utilizam o Quad Channel, ampliando a largura de banda das memórias para 256 bits.

Nem sempre mais memória é melhor, avalie primeiro as necessidades dos seus softwares antes de escolher a capacidade das memórias RAM.

Nos jogos, o hardware mais importante é a placa de vídeo, sendo o processador em segundo e as memórias em terceiro.

Na placa de vídeo, a característica mais importante para a performance é a quantidade de processadores dentro do chip, chamado pela nVidia de Cuda Cores e pela AMD de Stream Processors, em seguida, temos a frequência de operação destes processadores, da memória, da largura de banda da memória e da quantidade de memória.

performance

Antigamente, a performance dos processadores era avaliada apenas pela sua frequência, bastava dizer que um Pentium 133MHz era mais rápido do que um Pentium de 100MHz, mas atualmente, a quantidade de núcleos, o consumo de energia e as tecnologias integradas têm um importância maior.

Muito se discute quanto a melhor plataforma a ser adquirida, a Intel atualmente oferece os processadores de maior performance, esquentam menos e consomem menos energia, isso se deve basicamente à tecnologia de fabricação, que está em 22 nanômetros, porém, o custo de seus processadores é mais elevado. Já a AMD oferece uma relação de custo e performance muito melhor, mas devido à litografia que está em 28 nanômetros, seu consumo e aquecimento é um pouco maior.

Antes de escolher a plataforma a ser utilizada, pesquise sobre os programas ou jogos mais utilizados e observe em qual deles são executados com mais eficiência.

As unidades mecânicas, que precisam alimentar motores para movimentos cinéticos, além de consumir mais energia elétrica, são bem mais lentos do que os dispositivos eletrônicos, são mais pesados fisicamente e são mais frágeis.

Para se obter uma performance geral elevada, é extremamente recomendável retirar os tradicionais HDs mecânicospara colocar os novos SSDs (Solid State Drive), recomenda-se também remover da configuração os antigos leitores e gravadores ópticos de CD, DVD ou Blu-ray. Caso seja necessário o uso deste tipo de hardware, opte pelos externos USB e os utilize apenas quando for necessário.

Overclock

velocimetro

Este termo é utilizado quando o usuário altera as frequências e demais especificações para acima do que foi determinado pelo fabricante. Neste aspecto, procura-se performance ao extremo de cada componente, o consumo de energia aumenta consideravelmente, a durabilidade das peças reduzem, o barulho gerado aumenta porque a necessidade por refrigeração é maior, porém, a relação de custo e performance de imediato é favorável.

Para este perfil, deve-se procurar memórias com dissipadores maiores, latências menores e frequências mais elevadas, os processadores devem ter o seu multiplicador destravado para facilitar na elevação da frequência, estes processadores são conhecidos como Black Edition para a fabricante AMD e os modelos K para a Intel. Os gabinetes devem ser maiores e com mais ventoinhas para agilizar a circulação de ar, além disso, recomenda-se a troca do cooler padrão do fabricante por Water Coolers, lembrando que o gabinete deve ter espaço para suportar tais water coolers, principalmente os duplos. Considere também a aquisição de fonte de maior potência e melhor qualidade.

Seja qual for o seu valor, os computadores montados lhe proporcionam a liberdade de escolhe-los da melhor maneira possível, temos periféricos de praticamente todas as cores, todos os tamanhos, aparência e desempenho.

Além desta liberdade de escolha, eles oferecem mais facilidade na atualização, troca e conserto, mantendo o custo mais barato e fácil.

Qual é o seu valor? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *