Conexão USB

Universal Serial Bus (USB) é talvez o método mais utilizado para conectar dispositivos externos em um PC. Criado em 1996 por um consórcio de empresas de tecnologia (Intel, IBM, Microsoft), foi projetado para substituir as portas seriais e paralelas, a fim de facilitar o uso através do recurso hot-swapping - a capacidade de desconectar e reconectar um dispositivo alimentado por USB sem reiniciar o computador.

Topologia
A topologia do USB é como um controlador de host, geralmente integrada na placa-mãe e fisicamente conectado a uma porta, é capaz de conectar até 127 dispositivos através do uso de hubs. Na prática, a maioria dos sistemas não usam mais de quatro dispositivos USB em um único controlador/ porta, através de um único hub.

Conexão
Conecta-se ao PC através de um plug do tipo A e periféricos através de um tipo B ou micro-USB. É capaz de fornecer energia do PC para dispositivos que requerem menos de 500mA e 5V (2.5W). Drives USB, teclados, mouses, e alguns HDs externos se enquadram nesta categoria. Todos os outros dispositivos de alta potência precisam ter sua própria fonte de energia externa. Esta energia se estende para os dispositivos conectados via hubs, sem fonte de energia externa, de modo que uma série de dispositivos compartilharam os 500ma/5V.

Velocidade
USB 1.0 possui uma taxa de transferência nominal de 1.5Mbit/s (187.5KB/s) para dispositivos que não exigem grande largura de banda como teclados e mouse, por exemplo. USB 1.1, possui uma taxa de transferência nominal de 12Mbit/s (1,5 MB/s).

USB 2.0, conhecido como Hi-Speed, foi lançado em abril de 2000 e possui uma taxa transferência de 480Mbit/s (60MB/s) - uma melhora de 12x maior em relação ao USB 1.1. É importante salientar é que portas USB 2.0 são idênticas e retro compatível com USB1.1/1.0. USB 2.0 também acrescenta uma série de recursos como USB On-The-Go - onde os dispositivos podem se comunicar sem a necessidade de um PC dedicado como uma ponte - e protocolo de carregamento da bateria.

USB 3.0, também conhecido como SuperSpeed, foi lançado comercialmente em 2010. Oferece uma taxa de transferência de 4.800 Mbit/s (600MB/s), porém é utilizado um novo e maior conector para uma largura de banda extra. São retro compatível com os padrões USB anteriores.

Fonte: Hexus

One thought on “Conexão USB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *