Dicas para escolher um roteador

Os roteadores, hoje em dia, estão por toda parte acompanhando o crescimento da internet banda larga. A diferença de preço de um roteador comum para um wireless é pequena, por isso, mesmo que você não tenha uma rede Wi-Fi compensa adquirir um roteador wireless, pois provavelmente você utilizará no futuro. A dúvida é qual modelo escolher dentre tantos modelos disponíveis.

Há vários roteadores wireless com diversos recursos e funcionalidades, é necessário saber qual a necessidade de cada um para não jogar dinheiro fora. É importante se informar com os vendedores que tenham conhecimentos sobre o assunto e que lhe ofereçam algo que irá realmente te atender, para não correr o risco de comprar algo que esteja encalhado e ultrapassado.

Roteador

Algumas dicas úteis:
Adquira somente roteadores wireless: a maioria dos roteadores já são wireless, também chamados de sem-fio ou Wi-Fi, há roteadores comuns também, mas provavelmente deve ser algum modelo mais antigo.

Não se deixe enganar com as propagandas e siglas da caixa: os fabricantes utilizam siglas nos nomes de seus produtos com a intenção de mostrar a velocidade dos seus roteadores, e pode ocorrer desta velocidade não chegar nem perto quando colocado em funcionamento. Preste atenção nas especificações técnicas do produto.

Padrão 802.11g ou 802.11n: os roteadores 802.11g é um padrão que já esta no mercado a uns 7 anos e são bem populares, mais baratos e funcionam adequadamente. No caso da velocidade ser o ponto mais importante os roteadores 802.11n são melhores. Alguns modelos de roteadores deste padrão podem atingir na rede local até 200Mbps, 300Mbps é o máximo, teoricamente. Os roteadores 802.11n chegam a ter uma performance 5 vezes melhor que os 802.11g em uso real.
Obs.: estas velocidades são alcançadas na rede local, entre transferência de arquivos entre um micro e outro. A velocidade da internet depende da conexão contratada.

Roteadores dual-band ou single-band: roteadores single-band transmitem em 2,4GHz, a mesma do padrão 802.11g, e dual-band, do padrão 802.11n suportam 2,4GHz e 5GHz. Há roteadores 802.11n do tipo single-band e dual-band, que mesmo na freqüência em 2,4GHz são mais rápidos que os roteadores 802.11g, pois fazem melhor uso da faixa de freqüências disponíveis nesta banda, além disso os sinais são transmitidos melhor dentro de ambientes onde existem reflexões. Existem roteadores 802.11n que possuem um recurso que possibilita transmissão do sinal simultaneamente em 2,4GHz e 5GHz alcançando distâncias e taxas de transferências maiores e, também ajudam a estabilizar a performance geral da rede, porém estes são bem mais caros.

Quantas antenas você precisa para o roteador: a velocidade dos roteadores 802.11n depende muito da reflexão do sinal no ambiente e da quantidade de transmissores e receptores. A configuração ideal de antenas é a 4 x 4, um roteador com 4 antenas, cada uma com seus próprios circuitos de transmissão e recepção. Geralmente os roteadores costumam vir com antenas configuradas em 3 x 2 ou 3 x 3. Existem fabricantes que oferecem roteadores onde as antenas ficam embutidas no próprio equipamento. A consideração para a escolha deve-se levar apenas o número de transmissores e receptores no roteador.

Roteador Linksys

Roteador com firewall: a maioria dos roteadores tem um firewall embutido do tipo SPI que é considerado melhor do que o NAT. Um firewall baseado em NAT é mais fraco, mas atende a maioria dos casos, exceto em instalações mais sujeitas a ataques externos. A maioria dos roteadores também oferecem suporte à criptografia WPA2-PSK, que é bastante recomendável.

12 thoughts on “Dicas para escolher um roteador

  1. Ricardo Liberato-Caruaru PE.

    Gostaria de saber dos amigos, que tipo de ROTEADOR preciso e rápido posso usar em uma área de 20 x 20 metros (térreo e 1" andar), se possível marca, qualificação técnica e faixa de valores, pois sou leigo, mais desejo um bom equipamento.

    Reply
  2. Estela

    Olá, tenho acesso a uma conexão publica e gostaria de melhorar meu sinal wi-fi.
    Pergunta 01 - será que um rotador me ajudaria?
    Caso sim...
    pergunta 02-qual seria a melhor opção no mercado com realção a desempenho e valores?
    desde já obrigada

    Reply
  3. luiz

    Moro em um terreno de 15 x 40m e tenho duas casas, distando uma da outra 20 a 25 m. Entre uma e outra existem algumas plantas e uma construcão aberta (churrasqueira). Qual o roteador mais indicado neste caso?
    Tenho speedy de 1 mb. Banda larga.

    Reply
  4. Thiago Bispo

    Ola

    Luiz,

    Para o Infra-Estrutra Wirelles não é somente que entra em questão, deve-se observar o que tem nesse caminho que o sinal envia, quais são as interferencias que tem, observar se não tem espelho, paredes voce já tem perda de sinal, laje, arvores, caixa d' agua ou coisa do tipo.
    Caso seja estação desktop acredito que seja mais viavel usar cabo UTP padrã RJ-45.

    Att

    Reply
  5. Julio Nagano

    Estou pesquisando um roteador que ofereça boa velocidade na trasmissão de dados e que possa ser usado entre computadores distantes um do outro (em media 15 a 20mts) e o X-Box 360 na live. Qual vcs recomendam? (Por favor, marca e modelo, se possível.) Obrigado!

    Reply
  6. Fabio

    Julio se vc estiver procurando um roteador com boa transmissão de dados e não se importar em gastar compra um d-link DWL-3200AP é muito bom é de uso corporativo vc vai pagar na faixa de 450,00 a 500,00

    Reply
  7. Jensen

    Melhor que usei até hoje foi um GTS Super Access, a potência da antena é beeeem maior que a maioria, tem vídeos explicativos mostrando configuração no YouTube em português através do canal da própria GTS. O preço é o melhor, entre 200 e 250 reais, e com certeza é melhor que esse DWL3200AP

    Abraço do Jensen (@siga_o_jensen)

    Reply
  8. Leticia

    Boa tarde.
    Tenho uma conexão de 5MB da Velox em casa que veio com modem wireless grátis. Moro em apartamento e divido a internet com a vizinha de baixo e com a do lado dela. Porém o sinal está chegando muito fraco para a que o apartamento não é diretamente embaixo do meu. Qual seria a melhor opção nesse caso?

    Reply
  9. Cíntia

    Boa Noite. Quero comprar um Roteador porém tenho muitas dúvidas. Minha casa é grande, o pc fica no quarto e tem muitas paredes de impecilho. Vou usa-lo apenas em 1 pc. Qual seria o mais indicado? O que é mais importante o dbi da antena ou o mbps do aparelho? Grata

    Reply
  10. Reginaldo

    Bom dia Rodrigo, gotaria de saber se pode me esclarecer uma duvida sera que conseguiria enviar sinal de um apartamento para outro que fica mais ou menos a uns 150 metros de distancia ouvi dizer que existe um modelo que manda sinal bem longe 400 metros de distancia, sera q isso confere? desde ja obrigado ........

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *