DisplayPort

Desenvolvido pela Apple e homologado pela associação VESA (Video Electronics Standards Association) em 2006, o novo padrão de conexão de vídeo digital está sendo apoiado por grandes fabricantes como Samsung, Philips, HP, nVidia, AMD e Intel, e provavelmente será o conector padrão em poucos anos devido às seguintes características:

Com a resolução máxima de 2560 x 1600 pixels a 60Hz, o padrão DisplayPort permite um cabo de até 3 metros de comprimento, já com a resolução Full HD (1920 x 1080 pixels a 60Hz) ele possibilita a utilização de um cabo de até 15 metros.

Além do canal de transmissão de até 10,8 Gigabits, o padrão possui um link auxiliar de 1 megabit para negociar os parâmetros entre a placa de vídeo e o monitor. Além disso, uma das vias leva uma corrente elétrica de 500 mA, permitindo o uso de outros tipos de dispositivos ligados à porta, como teclado e mouse, por exemplo. O áudio de até 8 canais também está integrado ao padrão.

O que fez os três principais concorrentes de vídeo chegarem a um consenso e apoiar um único padrão? Possivelmente é a baixa tensão de 2.0V, o que facilita a sua integração ao chipset ou chip gráfico de forma mais simples e barata para o fabricante.

O DisplayPort é retrocompatível com o padrão DVI-D, bastando o uso de um adaptador entre as conexões para utilizá-lo. É possível ainda usar um adaptador de DisplayPort para VGA, graças a via de 500mVA, o uso de adaptador de energia externo é dispensado. Uma versão reduzida do conector foi lançado recentemente em um dos notebooks da Apple, o Mini DisplayPort.

Outro interessante recurso é a possibilidade de links múltiplos para conectar vários monitores simultaneamente. A AMD já lançou o Eyefinity, que a partir da Radeon HD5870, possibilita o uso de até 6 monitores com uma única placa de vídeo.

A versão 1.2 do DisplayPort oferece uma taxa de transmissão de até 17,28 Gigabits e está pronto para padrão 3D.

2 thoughts on “DisplayPort

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *