Entenda melhor os roteadores dual band

Se você pensa em comprar ou já tem um roteador, e gostaria de entender melhor aquela questão de bandas, faixas, roteador single e dual band, está lendo o artigo certo. Entenda melhor como funcionam os recursos dual band em roteadores e as vantagens e desvantagens de cada faixa em roteadores single band.

Hoje em dia, o termo “roteador” é usado como um sinônimo de um grupo especial de dispositivos, os roteadores wireless. Ele é, simplificando, o que mantém a rede doméstica funcionando, interligando duas redes diferentes permitindo todo tipo de interação entre elas. O roteador wireless tem basicamente 3 funções:

1 – Dar acesso wireless para dispositivos móveis como notebooks, tablets, pc com adaptador sem fio e outros.
2 – Compartilhar a conexão com a web através de um modem.
3 – Oferecer portas Ethernet para conexão de PCs e outros aparelhos cabeados.

Antigamente, você precisava escolher qual banda ia usar antes de comprar o roteador, que seria um 802.11a (5 GHz) ou um 802.11g (2.4 GHz). Mas hoje os modelos 802.11n operam nas duas bandas e em alguns casos, simultaneamente.

Atualmente temos dois tipos de roteadores N, single band (frequência 2,4GHz ou frequência 5GHz) e roteadores dual band, (trabalha nas duas bandas)ou seja, banda simples e banda dupla, sendo os modelos N mais rápidos que os modelos G, que, por operarem nas duas faixas, fazem melhor uso de frequências disponíveis na banda 2.4 GHz.

images
Gráfico das frequências das faixas 2,4 GHz e 5 GHz

 

Para entender melhor, as duas faixas são 5 GHz e 2.4 GHz, sendo a 5 GHz mais limpa que a 2.4 GHz, ela oferece menor interferência portanto melhor taxa de transmissão de dados com mais estabilidade. Como desvantagem, devido a frequência ser mais alta, o sinal perde força mais rapidamente e nem sempre aumentar a potência de transmissão compensa essa perda. Devido a isso, a frequência 2,4 GHz acabou sendo a mais utilizada, o que gera um congestionamento maior no tráfego de dados na rede. E, para compensar esse problema, ao longo dos anos desenvolvemos tecnologias para tornar o funcionamento da frequência 2,4 GHz mais rápido e estável, suportando sua grande quantidade de usuários.

dual-band

Então, qual roteador escolher? Saiba que a maior parte dos celulares usam a faixa 2,4 GHz, sua conexão pode chegar a 54 Mbps, desde que, os demais elementos dessa complicada equação estejam em perfeita harmonia, o modem, o roteador, o conjunto wireless do dispositivo e claro, sem congestionamento de tráfego de dados. Os roteadores de 5 GHz costumam ser usados na comunicação entre APs, em redes complexas que envolvem vários Access Points, enquanto a transmissão de dados entre o dispositivo do cliente e o equipamento de rede é feita na frequência 2,4 GHz.

Com roteadores dual band, o usuário tem o melhor das duas faixas, conectividade com dispositivos comuns da frequência 2,4 GHz, enquanto mantém a transmissão de dados com dispositivos compatíveis na frequência 5 GHz. Com dois rádios eles podem operar simultaneamente nas duas faixas, criando duas redes independentes e capazes de todo tipo de interação entre elas.

download (1)
Modelo de roteador Dual Band

 

Com isso, a velocidade média dos roteadores dual band chega a ser 5 vezes maior que a de um roteador single band, podendo ainda alternar sua frequência quando necessário, oferecendo maior performance e confiabilidade. Resumindo, se você tem condições de comprar um roteador dual band, que custa algo entre 170,00 e 900,00 reais, compre, vai valer a pena. Caso contrário, já sabe as aplicações vantagens e desvantagens de roteadores 2,4 GHz e 5 GHz, escolha bem e conecte-se!

8 thoughts on “Entenda melhor os roteadores dual band

  1. Graziele

    Bom dia!
    Quero saber se por ser dual band isso atrapalha no alcance, e se você indica um com grande alcance e dual band no valor de até R$ 400 reais?
    Obrigado!

    Reply
  2. É possivel fazer "WDS" na banda 5GHZ
    entre dois DUAL BAND idênticos, MAS...
    Distribuir a conexão em "AP" só na banda 2.4GHZ.???
    -----------------------------

    Entenderam o desafio?...
    Quero fazer repetidor entre 6 aparelhos
    "DUAL BAND" usando o wifi na banda de 5GHZ...

    Os 6 aparelhos vão só vão se comunicar entre si pela
    banda wifi na frequência de 5GHZ...

    Ao mesmo tempo enviar o sinal "Access Point"
    pelo wifi na banda 2.4GHZ - só vão enviar o sinal
    wifi externo pela banda 2.4

    o wds é só no 5ghz

    Não sei se consegui explicar direito mas é isto aí
    abrigado a quem puder me responder.

    Reply
  3. Tenho um roteador dual band alimentado pelo roteador via cabo. Acontece que ele reconhece a rede, se apresenta conectado, identifica IP mas não acessa a internet no PS4 e nem no receptor de TV TOCOMSAT 4K. O que tem de errado aqui? Será a configuração das frequências? O receptor TOCOMSAT 4K estava funcionando mas na tentativa de fazer o PS4 funcionar, acabou caindo fora. Mas como eu disse " conecção, rede, IP" estão todos ativos. Agradeço a ajuda que vier.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *