Entendendo o que é VA nos estabilizadores e Nobreaks

A potência consumida pelos equipamentos de informática é expressa em Watts ou Volt-Ampéres(VA). A potência em Watts é a potência real consumida pelo equipamento. Os Volt-Amperes são chamados de “potência aparente” e são o produto da tensão aplicada ao equipamento multiplicada pela corrente consumida pelo equipamento.

As classificações em Watts e em VA têm uma utilização e finalidade. A classificação em Watts determina a potência real e a carga de calor gerada pelo equipamento. A classificação em VA é utilizada para dimensionar os cabos e os disjuntores utilizados em aparelhos eletro-eletrônicos. Então vamos esclarecer os conceitos utilizando uma analogia Hidráulica para facilitar o entendimento:

Volt: É a diferença de potencial entre dois polos. É uma medida muito difundida, todo mundo sabe qual é a voltagem de uma bateria de carro(12V), da tomada da casa (110v), etc.
Analogia Hidráulica: Imagine duas caixas d'agua conectadas por uma mangueira. Uma das caixas está no chão e a outra em cima de uma plataforma. Quanto mais alta a plataforma, maior vai ser o diferencial entre as duas, e a água vai passar pela magueira, da caixa mais alta para a mais baixa, com mais pressão. Isso é voltagem.

Ampere: É a medida do fluxo elétrico (Corrente elétrica).
Analogia Hidráulica: É a quantidade de água que passa pela mangueira. As duas caixas d'agua estão conectadas por uma mangueira. A quantidade de água que passa de uma caixa (mais alta) para outra (mais baixa) é definida pela bitola (largura) da mangueira. Quanto mais larga a mangueira, mais água vai passar.

Podemos ter, por exemplo, um caso onde passa muita água (mangueira larga), mas devagar, com pouca pressão (diferença de altura das caixas d'agua pequena):
-> Amperagem Alta, Voltagem Baixa
Da mesma forma podemos ter um cenário onde passa pouca água(mangueira fina), mas com bastante pressão:
-> Amperagem baixa, Voltagem alta.

Resumindo o que vimos até então, VA significa volt-ampère e é definida no Sistema Internacional de Unidades (SI) como “Potência aparente de um circuito percorrido por uma corrente alternada senoidal com valor eficaz de 1 ampère, sob uma tensão elétrica com valor eficaz de 1 volt”. Por outro lado, W significa watt e é definida no Sistema Internacional de Unidades (SI) como “Potência desenvolvida quando se realiza, de maneira contínua e uniforme, o trabalho de 1 joule em 1 segundo”.

A potência real (em Watt), também chamada de potência ativa, é igual a potência aparente (em VA) multiplicada pelo Fator de Potência (FP) do circuito. Ou seja, W = VA x FP.

O Fator de Potência de um circuito é um número igual ou menor que 1. Portanto, a potência real, dada em Watt (W), é igual ou menor que a potência aparente, dada em Volt-Ampere (VA), dependendo do Fator de Potência.

Para os circuitos puramente resistivos, uma lâmpada incadescente por exemplo, o Fator de Potência é igual a 1. Portanto, neste caso a potência em W é igual à potência em VA. O mesmo vale para os circuitos de corrente contínua (DC).

Para circuito mais complexos, com motores de indução ou com capacitores, como computadores por exemplo, o Fator de Potência é normalmente menor do que 1. Nestes casos a potência em W (efetivamente consumida) será menor do que a potência em VA (Aparente).

Por exemplo:

Potência aparente = 1000 VA = 1 kVA

Fator de Potência (FP) = 0,7 (ou 70%)

Então, Potência real = 1000 x 0,7 = 700 W = 0,7 kW

Nota: 1 kVA = 1000 VA 1 kW = 1000 W

Portanto, para converter VA (ou kVA) em Watt, e vice-versa, não existe um fator único de conversão, é preciso conhecer o Fator de Potência do circuito em questão.

Exemplo: NO-BREAK SMS NET4+ uSM1400BIFX  tem como especificações o seguinte:

Modelo: uSM1400BIFX

Potência: 1400VA

Fator de potência: 0,7

Utilizando a fórmula descrita acima temos 1.400(VA) x 0,7(FP) = 980(W)

Bem, depois de tantas formúlas, espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto. 

 

Fonte:

http://evandro.net/web-energia-eletrica-watt-ampere-volt.html
 http://adrianoaurelio.blogspot.com/2007/06/watts-amperes-volts-e-gua.html 

13 thoughts on “Entendendo o que é VA nos estabilizadores e Nobreaks

  1. Marcílio

    Acho que vc inverteu a ordem:

    Corrente = É a diferença de potencial entre dois polos.
    Tensão = É a medida do fluxo elétrico.

    Reply
  2. Tupi

    O artigo está correto, não inverteu nada como diz o comentário do colega. A única imprecisão é o uso dos termos "voltagem" e "amperagem". Essas palavras não existem formalmente, mas apenas tensão e corrente.

    Flw

    Reply
  3. Marcio Araujo

    Ola Gilson,

    Gostaria de tirar uma duvida, e que comprei nos Estados Unidos uma geladeira marca SAMSUNG side by side, a voltagem dela e 110v e onde resido a voltagem e 220v. Estive lendo o manual para que eu possa saber de quantos WATTS e a potencia, entretanto no manual nao consta o valor da potencia em watts e somente uma informacao na etiqueta anexa a geladeira de 4.9 A (( AMPERES MAXIMO )). Tenho que adquirir um transformador 220 para 110, e de quantos watts tera que ser a potencia?

    Obrigado,

    Marcio Araujo

    Reply
  4. marcio simoes

    estamos tendo o mesmo problema eua x s.j.dos campos
    com um refrigerador samsung rs265tdrs para 110V

    se o side by side consumo uma corrente de 4,9 A
    tem-se em torno de 110 V x 5 A = 550 VA (potencia aparente)
    que deve dar em torno de 550 VA / 0,8 FP = 687 W (watts) (potencia real)
    um transformador 220 para 110 de 1000 VA que correponde
    a aproximadamente 800 W seria o adequado

    ps: o problema que se tem é a partida do compressor da geladeira
    dai a necessidade de se ter uma potência maior

    um bom teste é ligar e observar se temperatura do
    transformador fica, no máxima, morna (teste com a mão)
    se estiver esquentando muito desligue .....
    mas acho que não será o caso
    com um transformador de boa qualidade e recem-adquirido

    Reply
  5. Raphael

    Muito interessante o artigo, me ajudou muito! obrigado, cara, vou ficar te devendo a informação, vai ser fundamental na minha escolha 😛

    Reply
  6. Ronaldo

    Muito bom! Parabéns a todos até mesmo quem discordou da explicação pois essa discórdia gerou nova explicação em outro comentário. Muito ....

    Reply
  7. Celso

    Fiquei em dúvida sobre a resposta do Marcos Simões, a potência em watts não tem que ser igual ou menor que a potência aparente?

    Reply
    1. Victor

      Sim, ele se equivocou. Deveria ter multiplicado o VA pelo Fator de Potência, mas em vez disso ele fez a divisão.

      "110 V x 5 A = 550 VA (potencia aparente)
      que deve dar em torno de 550 VA / 0,8 FP = 687 W"

      No caso, deveria ter feito 550vA . 0,8FP = 440W

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *