Finalmente, os LEDs

Finalmente os monitores de LEDs chegaram à Hardplus, uma tecnologia eficiente que nos oferece imagens muito mais belas, uma maior economia de energia, maior durabilidade e telas muito mais finas. Mas e o preço disso? Por se tratar de uma tecnologia que exige menos material das indústrias, os valores praticados no mercado não são muito maiores do que os monitores convencionais de LCD.

Basicamente o funcionamento das telas iluminadas com LEDs é o mesmo das telas iluminadas com luz fluorescentes, mas os LEDs possuem uma eficiência muito superior, pois com a mesma potência elétrica, ele ilumina muito mais, além disso, a distribuição da iluminação é mais uniforme porque os LEDs são menores fisicamente, possibilitando a colocação deles em todos os cantos da tela.

O tempo de resposta talvez seja a única característica que não muda entre os dois tipos de tela, pois este depende dos pixels que preenchem a tela e não da iluminação.

É claro, que os notebooks também não poderiam ficar de fora desta nova tendência porque é um dos tipos de equipamentos de informática que mais precisa de redução de espaço, economia de energia e aumento de eficiência. Os modelos mais recentes dos notebooks HP, Asus e Sony já estão vindo com estas telas e os custos em relação aos modelos com telas LCDs comuns não subiram muito.

Na prática as telas LCDs LED apresentam um nível de contraste e brilho impressionante, a qualidade de imagem impressiona até os mais exigentes. Um monitor LCD LED com iluminação de 250 cd/m² foi colocado ao lado de um monitor LCD convencional com iluminação de 300 cd/m², curiosamente o monitor com LED obtve na prática uma iluminação muito mais forte.

Observação:
Importante mencionar que  este tipo de tela não possui a emissão de luz no próprio pixel como muita gente imagina, esta característica refere-se aos monitores o-LED (LEDs orgânicos). O termo LED nas telas LCDs refere-se apenas a iluminação de fundo (backlight)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *