Tecnologia G-Sync

Você sabia que quando o seu jogo trava nem sempre é uma questão de um processador melhor né? Seu monitor pode não ter a tecnologia certa pra esse jogo. Experimente um monitor com a tecnologia de aprimoramento de games G-Sync da NVIDIA, esse recurso foi criado justamente para evitar o travamento dos jogos.

Tecnicamente falando, todos os monitores funcionam em uma faixa de 60 Hz e as atualizações fixas de mudança de imagem são feitas a cada 16 microssegundos. O problema é que as placas de vídeo não renderizam em velocidades fixas, ou seja, variam muito numa mesma cena do jogo. Para enviar as imagens até a tela existem duas formas:

1 - Ignorando a atualização e mudando a cena no meio do ciclo através de uma configuração chamada VSync Off Mode. Ao desativar o VSync, as vezes a linha de ruptura fica visível chegando a provocar o "tear".
2 - Ativar o VSync. Dessa forma as atualizações são atrasadas até que o ciclo do monitor seja completado para uma nova atualização. No entanto, sempre que o quadro estiver pronto depois do ciclo do monitor, haverá atraso da imagem, ou seja, a famosa travada.

A tecnologia G-Sync resolve esse problema eliminando as rupturas na tela, o atraso da entrada VSync e as interrupções, sincronizando o monitor com a saída da GPU, ao invés do GPU com o monitor, o que resulta numa experiência rápida, mais lisa e que redefine a forma de jogar. Você percebe claramente que as cenas são exibidas em menos tempo, os objetos do jogo ficam mais nítidos e o jogo mais liso.

O módulo foi desenvolvido com a intenção de acabar com as "travadas" da imagem e "tear", falha que surge quando duas cenas diferentes são exibidas ao mesmo tempo. A tecnologia pode ser encontrada em monitores que vem com placa embutida, ou pode ser instalado pelo próprio usuário em seu aparelho.

É importante lembrar que o recurso funciona a partir de 30Hz a faixas acima de 60Hz. Os monitores com essa tecnologia são os modelos ROG Swift PG278Q Asus de 27", Philips 272G5DYEB, também de 27", e o BenQ XL2420G.

nvidia-g-sync-monitor-module

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *