Intel e o novo padrão de Carregamento Sem Fio A4wp

A Intel escolheu seu lado no mercado de energia sem fio , e é a Alliance for Wireless Power (A4WP), que foi fundada pela Samsung e Qualcomm. Esta aliança, que afirma ter mais de 50 membros, incluindo Broadcom, LG Electronics, SanDisk e muito mais, está competindo com o Wireless Power Consortium (WPC) e Power Matters Alliance (PMA) para definir o padrão para o mercado de carregamento sem fio nascente.

 

a4wp

O método de A4WP utiliza a tecnologia de ressonância magnética de campo próximo, e é capaz de permitir o carregamento simultâneo de vários dispositivos e o posicionamento flexível de dispositivos em uma "almofada"(pad) de carregamento ou dispositivos semelhantes "a níveis de potência e tempos que atendam às expectativas dos consumidores ". Os dispositivos podem cobrir até 1,5 polegadas(cerca de 10 Cm) de distância, portanto, tablet ou smartphone podem ser carregados quando colocados ao lado de um laptop portando capacidades de carga wirelles carregado os dispositivos sem ter que estar conectado diretamente em uma plataforma de carregamento.

afwp

O WPC em competição, suporta o padrão de energia indutivo Qi amplamente adotado. Exige que um dispositivo de carga compatível esteja em uma área de superfície de pelo menos 70 mm por 20 mm por meio de indução magnética. Este método não necessita de uma ligação de fios, mas sim uma bobina transmissora e uma bobina receptora para transmitir potência. Um campo magnético que é gerado por corrente alternada no transmissor efectivamente induz uma tensão na bobina receptora.

A Especificação do PMA 2.0 é definido como "um padrão de interface multifacetada descrevendo transferência analógica de potência (indutiva e de ressonância), transceptor de comunicação digital, gerenciamento de energia baseado em nuvem, e sustentabilidade ambiental." Seu conjunto de normas é baseado na tecnologia de acoplamento indutivo para fornecer energia indutiva e ressonante. Membros PMA incluem Broadcom, Huawei, LG Electronics, Mediatek, Samsung, Sharp e outros.

Para A4WP, a Intel está se juntando ao conselho de empresas Broadcom, Gill Industries, Integrated Device Technology (IDT), Qualcomm, Samsung Electronics e Samsung Electro-Mechanics. Tendo em conta que um número dessas empresas também estão mergulhando seus dedos nos outros dois padrões, é provavelmente é seguro dizer que a Intel só agora está participando do padrão pela marca,ao em vez de "escolher lados". Samsung e afins parecem estar trabalhando para oferecer a melhor solução para os clientes seja através A4WP ou PMA.

No entanto Navin Shenoy, vice-presidente do grupo de clientes de PC da Intel e gerente geral da divisão de plataforma cliente móvel, parece bastante Amante de A4WP o que tem para oferecer.

"A Intel acredita que a especificação A4WP, particularmente o uso de tecnologia de ressonância magnética de campo próximo, pode proporcionar uma experiência de consumo atraente e possibilitar novos modelos de uso que fazem dispositivo de carregamento quase automático", disse ele. "Ao aderir A4WP, estamos ansiosos para trabalhar ao lado de outras empresas associadas e contribuir para os padrões que ajudam a impulsionar um ecossistema de soluções inovadoras capazes de, simultaneamente, cobrir uma variedade de dispositivos, desde acessórios de baixa potência para smartphones, tablets e Ultrabooks".

O A4WP disse que sua visão geral é a de energia onipresente baseada na não-radiatividade magnética de transferência de energia sem fio à ressonância de campo próximo.

One thought on “Intel e o novo padrão de Carregamento Sem Fio A4wp

  1. Guilherme

    Excelente artigo, claro e objetivo, definindo os 3 padrões sobre transmissão de energia elétrica sem fio.
    Particularmente eu prefiro o método de acoplamento indutivo ressonante pela sua eficiência em relação ao indução magnética.
    Vejo um potencia futuro para dispositivos com este método aplicado.

    Parabéns pelo artigo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *