Internetês – A linguagem do mundo virtual

O vocabulário usado na internet pode ser bastante peculiar e divertido, mas para quem esta começando agora neste mundo virtual, tudo pode parecer muito confuso. Algumas expressões usadas na internet podem ser consideradas neologismo do chamado "internetês".

internetes

O internetês é uma linguagem utilizada no meio virtual, na qual as palavras são abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, com duas ou cinco letras no máximo. Além disso, há um "desmoronamento da pontuação e da acentuação", gerando um desrespeito e até mesmo um desuso das normas gramaticais.

Visando uma comunicação mais rápida, descontraída e informal na internet, o uso do internetês vem conquistando cada vez mais os jovens que passam horas em frente ao computador, usando redes sociais como FaceBook, Twitter, Skipe, Instagram entre outras.

Outro febre na internet é o uso de "Emoticons" para expressar as emoções humanas, esses símbolos escritos são chamados de Smileys que em inglês, significa sorrisos, que são usados em formatos de pequenos desenhos.

O uso exagerado do internetes, pelos adolescentes, fazem com que muitos viciam nessa forma de linguagem virtual e transportem para o seu dia a dia nas escolas essa forma de escrita abreviada, através das redações que são feitas sem se importar com as normas gramaticais da língua portuguesa, deixando os professores cada vez mais preocupados e jovens cada vez mais analfabetos, em relação a escrita correta.

Mas o importante não é ignorar ou excluir de vez o internetês, e sim, apenas tomar cuidado para não misturar essa linguagem usada no meio virtual para o âmbito social ou formal.

One thought on “Internetês – A linguagem do mundo virtual

  1. lucineide aparecida melega

    Precisamos saber o momento certo de usar tais formas linguísticas, assim como aprendemos usar um tipo adequado de roupa em cada situação.
    sou a favor da internetês, desde que seja usado no momento certo. Esse tipo de comunicação, estão presentes nas mídias sociais, enfim...
    Precisamos orientar nossos jovéns a usar essa comunicação, para cada situação apropriada. Afinal no mundo que eles vivem, precisam separar as coisas. Porque precisamos preservar nosso idioma portugues, normativo deve ser usado no momento adequado, internetês também.
    O uso exagerado vem causando problemas na nossa lingua portuguesa, nos casos de redações etc. Eu procuro evitar o internetês, mesmo nas redes sociais, para que eu possa dar meu exemplo, só na pratica conseguimos mudar alguma coisa.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *