Kworld PlusTV USB-Stick UB320-i

A TV digital está longe de estar 100% implementada no Brasil, primeiramente por causa do governo, que ainda não disponibilizou o software Ginga para a integração, o que é mais interessante na TV digital, segundo pelas emissoras de televisão, as quais a maioria ainda não se preparou devidamente para a nova geração, e em terceiro, a falta de produtos que oferecam todo o potencial proposto pela TV digital a um preço justo.

O padrão de televisão digital adotado no Brasil é o ISDB-TB, uma adaptação do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), padrão japonês acrescida de tecnologias desenvolvidas nas pesquisas das universidades brasileiras. O padrão japonês foi escolhido, por atender melhor as necessidades de energia nos receptores, mobilidade e portabilidade sem custo para o consumidor, diferente do padrão europeu, onde esta operação é tarifada pelas empresas telefônicas. A principal diferença constatada inicialmente após a decisão de se adotar o padrão japonês para ser utilizado na televisão digital brasileira, em junho de 2006, foi a substituição do formato de compressão MPEG-2 para o MPEG-4.

O formato ISDB-TB também permite, além da transmissão em alta definição, a transmissão em multi programação, onde é possível transmitir, no lugar de um único programa em alta definição, quatro  programas diferentes simultaneamente em definição padrão (720 × 480 pixels, a mesma do DVD). Para comparar, a televisão analógica, por ter perdas na transmissão pelo ar, chega a no máximo 333 × 480. Com o codec h.264 do formato MPEG-4, será possível transmitir até 2 canais HD e 8 SD pela mesma transmissora.

A Kworld PlusTV ISDBT USB-Stick UB320-i é um sintonizador digital 1seg com conexão USB2.0 destinado principalmente aos notebooks. O produto vem com uma pequena antena, com base magnética para fixar em janelas, portas ou demais metálicos. Ele oferece imagens de alta definição na proporção de 16:9, com suporte a multi áudio e EPG (Guia Eletrônico de Programas). Este EPG lhe permite visualizar a programação da emissora, informando o nome do programa, a data, hora em que está previsto o início, a duração e a descrição e estilo do programa. Caso você queira, o Presto PVR pode lhe avisar assim que o programa começar.

ub320-i

O Presto PVR é o software oferecido para gerenciar o sintonizador digital, ele oferece os recursos básicos para navegação e gravação das imagens capturadas. No Windows Vista Home Premium 32-bits ele não apresentou estabilidade, sendo que trava toda vez que o sinal de TV é perdido, infelizmente a perda do sinal foi algo frequente na região aonde eu moro, zona leste de Belo Horizonte. Para voltar a utilizar o programa, só forçando o seu fechamento e reabrindo-o. Na TV Record, apenas uma imagem preta era exibida. A Rede TV e a Globo operaram com maior facilidade, a Bandeirantes não captou na região aonde eu fiz os testes, embora no outro bairro operou normalmente. A Rede TV embora seja a primeira emissora a implementar a TV digital no Brasil, não oferece alguns recursos básicos, como o Guia Eletrônico de Programas ou o nome do programa que está sendo atualmente exibido.

UB320-i

Na reprodução, o áudio é dessincronizado com o vídeo, algo em torno de 0,5 segundos. Já o vídeo apresenta algumas "travadas" de vez em quando, ambos os problemas ocorrem principalmente quando o sinal está fraco. Embora o fabricante e o software anuncia latência de 1 segundo, foi constatado um atraso de 3 segundos em relação ao sinal de TV a cabo.

A resolução oferecida é de 320 x 180 pixels, embora seja inferior à resolução da TV analógica, a qualidade gráfica é similar devido ao tipo de sinal recebido. A pixelização na imagem é observada principalmente quando é exibida em tela cheia e em movimentos muito rápidos, e quanto maior a resolução do monitor, maior é a deficiência por pixelização na imagem.

Em operação o sintonizador não esquenta muito e nem consome muito recurso do sistema, em torno de 14% de um processador Core 2 Duo T5450. No processo de gravação as mesmas condições permanecem. Foi necessário 6 MB para gravar um arquivo de 2 minutos, sendo que o formato utilizado foi o .nts, desconhecido pelo sistema operacional Windows. Ele só pode ser aberto pelo próprio Presto PVR e não há nenhuma ferramenta para converter para os formatos mais comuns 🙁

Na minha opinião, não vale a pena aquisição deste produto, sugiro o CAPTURA USB2.0 KWORLD PV-R TV 305U do mesmo fabricante, que embora seja para sintonia de TV analógica, atualmente é muito mais recomendável, por ter mais canais, o sinal ser mais estável, menor latência, ser mais barata, ter a mesma mobilidade e possuir uma qualidade de imagem semelhante.

265 thoughts on “Kworld PlusTV USB-Stick UB320-i

  1. Luiza

    adquiri a pouco o Pen TV Digital, muito boa a imagem, mas, como todos,
    não existe um software que reproduza o arquivo gravado com extensão nts,
    e nem tão pouco um que converta esse para reproduzir em outros players.
    Se alguém achar por favor avise, todos estão esperando... parece uma fria
    essa de gravar os programas, mas não se pode olhar depois.

    Reply
  2. Pablo

    Realmente eu tb não consegui reproduzir os arquivos .NTS nem no presto, e tb não encontrei nada para converto-lo em outro tipo, é complicado poder gravar os programas mas não poder vê-los...se alguém souber de alguma coisa post ai.

    Reply
  3. Carlos

    Por favor alguem sabe onde posso baixar o drive do PlusTV USB-Stick UB320-i,
    pois perdi o cd de instalação e meu computador não reconhece mais

    Grato

    Carlos Cano

    Reply
  4. helson

    Estou com mesmo problemas de todos,tambem não consigo ver meus filmes gravados,espero que apareça logo algum programa para produzi-los.
    Onde consigo a tv analógica (USB2.0 KWORLD PV-R TV 305U)?

    Reply
  5. Locão-RJ

    S E N H O R E S (AS):

    O Edivaldo respondeu acima:

    DÁ PARA VER O QUE SE GRAVOU NA:

    opção Histórico e ai voce vai ver os arquivos EX: Ch2-06171928_01.nts
    Vc clica nele e depois em Play e vai assistir normalmente.

    O Programa é legal, aqui no RJ pega legal.

    Reply
  6. cleber

    perdir o meu numero de serie que estava na embalagem.
    tenho o cd e o aparelho nao sei ok fazer me ajude nao consigo encontrar um site de busca desse numero de serie

    Reply
  7. cleber

    MEU AMIGO CARLOS ENTRE NO SITE BR.KWORLD-GLOBAL.COM SALVEI ESSE ENDERECO NOS MEUS FAVORITOS, SE NAO CONSEGUIR MANDE UM EMAIL, POIS EU TENHO O SITE OFICIAL NA EMBALAGEM SO QUE TA EM CHINES MAS EU SEI COMO COLOCAR EM PORTUGUES.
    COLEGA AJUDE-ME TAMBEM COM O NUMEO DE SERIE SE VOCE PRECISAR FACO UMA COPIA DO CD DE DRIVES DO PLUSTV
    ESCREVA-ME barroscleber33@gmail.com aguardo sua resposta.

    Reply
  8. Rene Furtado

    Por favor me ajudem, eu tenho o UB320-i (Plus TV) estou tentando instalr no windows 7 mas não isntala de jeito nenhum, ele não isntala mesmo no wind 7 ou preciso saber algum segredo?

    Rene (rfelix@usp.br)

    Reply
  9. Roberto