Layout de teclado

Para alguns, o layout do teclado (o posicionamento das teclas no teclado) é fundamental para conseguir uma produtividade maior, principalmente no âmbito profissional, onde se escreve muito mais.

Outros ainda compram notebooks no exterior, que possuem layouts de teclados nativo daquela nação, além disso, contribuem com o enfraquecimento da nossa economia e fortalece a do outro país, conforme já explicado no seriado "O barato sai caro".

Dependendo do layout do teclado, é possível alterar algumas teclas do seu teclado, mas esta adaptação não é aconselhável, porque ao trabalhar em outro computador, você terá dificuldades de adaptação e outros usuários não saberão digitar corretamente no seu computador.

O layout padrão do nosso país é o ABNT, (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o qual traz alguns caracteres especiais como o ç. Posteriormente, foi lançado o ABNT2 que acrescentou a tecla Alt Gr no lado direito da barra de espaço para acessar o caractere / quando pressionada simultaneamente com a tecla q e o caractere ?  quando pressionada simultaneamente com a tecla w.

Layout do teclado
Observe nesta imagem que o layout do teclado possui as teclas de ambas as versões do ABNT e que o posicionamento original das teclas Delete, Insert, Home e End foram alteradas.

Esta segunda versão do layout ABNT foi necessário para alguns computadores com o tamanho de teclado reduzido, o qual não tem espaço físico para estas teclas, porém, alguns teclados mais espaçosos possuem as duas opções de layout ABNT (com as teclas Alt Gr, ? e /), permitindo que o usuário possa operar das duas formas.

Outra mudança que surgiu nos layouts dos teclados é o posicionamento das teclas Home, End, Pag Up, Page Down, Insert e Delete, esta alteração surgiu porque alguns teclados, embora comportem adequadamente o layout ABNT, possuem tamanho físico menor, trazendo transtornos para alguns usuários.

Há teclados que algumas teclas foram simplesmente removidas, como a Scroll Lock ou Pause/Break, pois praticamente não são mais utilizadas nos sistemas operacionais de hoje.

Ao adquirir um teclado, observe estes detalhes do layout para que a adaptação ao novo produto seja rápida e agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *