Mitos sobre roteadores

Algumas questões são levantadas pelos nossos clientes sobre os recursos e características dos roteadores aqui na loja Hardplus, muitas delas são mitos criados por técnicos mal qualificados, por isso, vamos esclarecer algumas destas questões para você não comprar coisa errada

Quanto maior a antena, maior a velocidade

Este é um dos mitos mais comuns no mercado, talvez isso ocorra porque com uma antena maior, o alcance do sinal é maior e isso melhora o acesso dos dispositivos mais distantes do roteador, mas a velocidade permanece.

Roteadores com antenas maiores é mais útil para ambientes maiores e mais abertos, sem muitos obstáculos, como galpões, por exemplo.

Roteadores mais rápidos aumentam a velocidade da internet

A velocidade da internet depende basicamente do plano que você tem com a provedora, os roteadores não podem fazer algo para melhorar a qualidade do sinal entre o modem e a prestadora do serviço. Mesmo os roteadores que possuem modem integrado, pouco podem fazer para melhorar a conexão com a internet. A velocidade da internet geralmente é muito inferior à velocidade dos roteadores. Por exemplo: Um plano de 35Mbps é quase nove vezes mais lento do que um roteador de 300Mbps, por pior que seja o seu roteador, ele vai ser muito mais rápido do que a conexão com a internet, logo, ele dificilmente será o "gargalo" no desempenho.

Atualmente, uma das características que melhora a velocidade da internet é uma taxa de upload maior, mas infelizmente, as propagandas das provedoras focam somente nas taxas de download.

Quanto mais antenas, maior o alcance

A tecnologia MIMO permite o uso de mais antenas trabalhando simultaneamente para aumentar a velocidade e superar com mais facilidade os obstáculos do ambiente. Roteadores com MIMO 2x2 permitem uma taxa de transferência de até 300Mbp/s. Já o MIMO 3x3 consegue até 450Mbp/s e assim por diante.

Ambientes com muitas pilastras, paredes, trepadeiras, lages e etc, exigem roteadores com mais antenas.

Quanto maior a frequência, maior o alcance

Pelo contrário, a frequência padrão dos roteadores é de 2,4GHz e recentemente foram incluídos os roteadores de 5GHz, que apesar de aumentar consideravelmente a velocidade, o alcance do sinal é menor.

O órgão regulamentador da União Europeia não aprovou a comercialização e uso dispositivos de 5GHz por não apresentarem sinais seguros à saúde humana.

roteadores

3 thoughts on “Mitos sobre roteadores

  1. CB0T

    Sou cliente da Hard a muitos anos, o lance do 5GHZ que o povo vive perguntando. Como o blog já disse. A capacidade dele é de ultrapassar obstáculos, não de ir mais longe.

    Se temos 3 obstáculos iguais em 2.4 o sinal chega com força Y, em 5 vai chegar Y+X.

    Em 5 alcançaria maior distancia mas consumiria mais energia.

    Falouuuu!!!

    Reply
    1. Henrique

      Na verdade CB0T, vc está enganado.
      A frequência maior só aumenta a capacidade de transmissão de dados. Mas quanto maior a frequência, maior é a atenuação do sinal eletromagnético em qualquer meio. Portanto, para atravessar barreiras 2.4GHz é melhor do que 5GHz.
      É a mesma coisa com a radiodifusão. O sinal AM pode viajar milhares de quilômetros e pega em praticamente qualquer lugar porque está numa base de frequência bem menor do que o sinal FM, por outro lado o FM possui qualidade sonora maior por permitir tráfego de dados maior.

      Reply
  2. Silvinho Martins

    Meu wifi nao esta chegando ate o quarto da TV, como faco com o roteador para aumentar o sinal. Ele esta no andar de baixo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *