Monitores LCD IPS, saiba mais

Apesar de ser muito comum nas especificações técnicas de monitores, TVs LCD e smartphones, a definição, assim como os benefícios da tecnologia dos monitores LCD IPS, ainda são um mistério para alguns usuários. Criamos este artigo para esclarecer dúvidas e benefícios dessa tecnologia que na verdade, teve seus estudos iniciados em 1996, ou seja, já passou da hora de você saber um pouco mais.

IPS, (In-Plane Switching) é um recurso de cristal líquido TFT criado para displays de LCD, desenvolvido para aumentar a qualidade da imagem e sua projeção. No brasil, essa tecnologia surgiu primeiro nas TVs LCD Panasonic. As telas LCD que possuem este recurso, tem sua imagem alinhada horizontalmente, já nas telas LCD sem o recurso,
os cristais líquidos são alinhados pelo polo vertical. Por causa disso, telas LCD IPS chegam até 240 Hz, enquanto telas LCD convencionais variam de 60 a 75 Hz, oferecendo maior fidelidade de cores. Além disso, telas LCS IPS adicionam 18° graus no ângulo de visão do espectador, 178° graus de visão numa tela LCD IPS e 160° graus em telas LCD convencionais, ou seja, independente da posição do espectador sua visão não será prejudicada.

ips_01

Além dessa significativa diferença na taxa de atualização, o recurso IPS tem menor tempo de resposta, algo ideal para cenas de movimento, elimina chuviscos, “fantasmas” na reprodução de cores, e trepidações. Mas vale lembrar que essa tecnologia está limitada a telas que variam de 17” a 52”, e monitores entre 20” e 30”.

Agora o mais interessante, o preço. Como mostramos, a tecnologia IPS apresenta um ganho considerável de imagem, no entanto, os produtos que trazem esse recurso não tiveram um aumento de preço tão grande assim. Em média os valores de telas e monitores IPS custam a partir de 500,00 a reais, e monitores sem o recurso aproximadamente 300,00 reais. Uma diferença de preço relativamente pequena, dada a diferença da qualidade de imagem.

A tecnologia IPS ainda usa cerca de 30% menos energia do que as telas convencionais, já que sua estrutura TFT (thin film transistor liquid crystal display, ou Transistor de película fina) aumenta a taxa de transmissão de luz, reduzindo os níveis de energia necessários para a emissão da luz. Além disso, a LG Display desenvolveu o algoritmo optimal Power Control (OPC), que ajusta automaticamente o brilho de fundo da imagem.

Por isso, vale a pena ficar atento na hora de escolher seu monitor. São os pequenos detalhes nas características que, as vezes, fazem mais diferença do que um produto um pouco mais caro, entretanto, a imagem abaixo te ajudará a ver que, o recurso IPS está além de, apenas, um pequeno detalhe.

ips ou tn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *