NAS ou PC?

NAS ou PC?

Observamos recentemente que algumas empresas estão mudando o sistema de armazenamento de dados de NAS para um servidor de arquivos ou vice-versa. Mas qual será o método ideal para guardar e compartilhar os arquivos? Antes de responder à esta questão, vamos explicar como funciona, quais vantagens de cada um.

nas ou pc


O NAS (Network-Attached Storage) é um dispositivo dedicado que armazena e compartilha através de HDs específicos, denominados de HD NAS, todo tipo de dados. As principais vantagens do NAS é o seu baixo consumo de energia e uma interface simplificada e apropriada (geralmente baseada em Linux) para gerenciar os níveis de acessos de cada usuário do ambiente de rede. A necessidade de pouco espaço físico também é outra característica que é considerada por alguns administradores.

Os NAS Storages suportam múltiplos HDs, que embora podem ser os tradicionais HDs SATA para desktops, é recomendável que sejam os HDs NAS, bem mais caros, concebidos para trabalhar nestas condições e que oferecem mais durabilidade.

Outras empresas estão adotando um computador específico para armazenar e compartilhar os arquivos das empresas. Estes computadores não precisam de grande poder de processamento de dados e nem um hardware específico, mas uma boa conexão com a rede local é recomendável. No geral, esta opção possui custos muito similares ao sistema NAS, porém, a flexibilidade de uso, o número de ferramentas e recursos aumentam consideravelmente na plataforma PC.

Em questão de performance e segurança, os administradores da rede podem usar recursos em ambas as plataformas, como a configuração em RAID ou unidades Flash SSDs.

Empresas de maior porte e a necessidade de manter o dispositivo ligado o tempo todo, torna os NAS Storages mais viáveis, ao contrário, um servidor de arquivos baseado na plataforma PC seja a melhor recomendação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *