Notebook HP Envy 17-3095BR

Após o retorno dos notebooks de 17 polegadas ao nosso catálogo de produtos, vamos agora avaliar um super notebook da HP, por incrível que pareça, é da HP do Brasil, que sempre foi mais conservadora em função da maioria do público brasileiro ter preferência por produtos de baixo custo e qualidade.

O HP ENVY 17-3095BR possui um processador Core i7 2670QM com 4 núcleos físicos operando à 3,1 GHz, 8GB de memória RAM operando à 1600 MHz, Um vídeo ATI Radeon 7690M XT com 1GB do tipo GDDR5 dedicada, uma tela 17 polegadas retroiluminada por LEDs e com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels). Este conjunto de hardware proporciona uma performance muito boa, poderia ser melhor se fosse adotado um HD SSD e o Windows 8.

A2V94LAR_g7

Além deste hardware poderoso, ele possui vários componentes diferenciados, como o leitor de Blu-ray em Slot Load, bem mais prático e elegante do que os leitores em bandeja. Possui ainda 3 portas USB3.0 e uma porta HDMI. Interessantemente, a porta VGA Sub-D foi retirada, dando lugar à duas portas Display Port. Desta forma, o recurso AMD Eyefinity, que permite conectar até 3 monitores externos, pode ser completamente usufruído. O AMD Eyefinity não dá suporte para imagens em 3D. O Windows 7 suporta somente 2 monitores externos. Para configurar 3 monitores externos no Windows 7, utilize o AMD Catalyst Control Center da AMD.

 

Em relação às conexões sem fio, o 17-3095BR conta uma rede wireless de 150MBps (que apresentou um sinal melhor do que outras redes wireless testadas no mesmo local); uma conexão Bluetooth 4.0 e suporte à tecnologia WiDi, uma tecnologia capaz de levar sinal de vídeo ao monitor pela rede Wireless. Os novos processadores Intel da família Core (Core i3, i5 e i7) já suportam tal tecnologia. Juntamente com a rede wireless e vídeo da Intel, o software Wireless Display envia de forma automática o sinal para o monitor que precisa de um receptor conectado à porta HDMI. A Netgear, por exemplo, já possui o Push2TV PVT1000. O WiDi consegue reproduzir vídeos em alta definição sem engasgar, mas não dá suporte à imagens em 3D.

O notebook conta ainda com a tecnologia HP Wireless Audio, que permite transmitir o áudio através da rede wireless usando a tecnologia KleerNet. Os alto falantes devem ser compatíveis com esta tecnologia.

A2V94LAR_g6

O grande diferencial do 17-3095BR é a qualidade sonora. A tecnologia Beats Audio consegue proporcionar um som espetacular para um notebook, conseguindo oferecer mais volume e nitidez do que muitas caixas de som 2.0 do mercado. O mini sub-woofer que se encontra na parte debaixo do notebook amplia os sons graves e dá mais potência aos sons. Além disso, na parte frontal temos dois alto falantes, dois acima do teclado e mais dois na parte inferior.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

O controle de volume passou das teclas Funções para um botão deslizante no canto direito, ao pressioná-lo, você acessa o controle de volume personalizado, uma forma bem mais elegante e diferenciada para alterar o volume de áudio, além de destacar a marca do Beats Audio.

Controle de volume
Controle de volume

Esta animação aparece no centro da tela quando deslizamos o botão Beats Audio para alterar o volume. A função mudo também mudou da tecla função para um botão dedicado, abaixo do controle de volume.

Outro grande diferencial deste notebook é o seu teclado, com um layout em Português Brasileiro (ABNT2), possui uma resposta tátil excelente e uma disposição perfeita para quem sabe datilografia, exceto pelas teclas seta para cima e para baixo que tiveram o seu tamanho reduzido. O teclado numérico segue perfeitamente o layout padrão. O material utilizado não apresenta qualquer ruído ao digitar, tornando-o um dos teclados mais silenciosos já testados. Além disso, ele conta uma uma retro iluminação em LEDs na cor branca em cada tecla, facilitando a digitação em locais escuros e apresentando uma beleza a mais ao notebook. Ao redor do teclado há um pequeno detalhe em vermelho que parece estar acesso. Na parte superior da tela há dois sensores de aproximação que detecta a presença do usuário e acende ou apaga a luz do teclado. Para configurar a proximidade destes sensores, selecione o Iniciar > Todos os Programas > HP > HP Proximity Sensor. Para aumentar ou diminuir o brilho das luzes do teclado, segure a tecla F5 e a tecla seta para cima ou para baixo.

Observação: Quando o usuário se aproxima do notebook, as luzes do teclado vão acendendo gradativamente, da primeira para a última fileira, apresentando uma pequena animação. Ao apagar as luzes, esta animação é invertida  apagando inicialmente a primeira fileira de teclas, depois a segunda e assim por diante.

As luzes indicadoras foram alteradas, O Caps Lock está na própria tecla; a luz indicadora da conexão wireless está na própria tecla também, ela fica laranja quando desativada e branca quando ativada; a luz indicadora de energia e de acesso ao HD estão no lado direito ao lado do leitor de cartões e a luz indicadora de energia ao lado do conector de força. Estas luzes indicadoras localizadas no lado direito poderiam estar acima do teclado, facilitando o acesso visual.

O Touch pad também merece destaque, ele é multi toque e a textura da superfície é bem deslizante; a área de operação é grande, na qual inclui os botões; seu layout é simples e elegante, combinando com o gabinete de alumínio. Para ativar ou desativar o touch pad, basta tocar duas vezes rapidamente no canto superior esquerdo, ao lado, uma luz laranja acende indicando que está desativado.

A tela apresenta ótima nitidez e brilho muito forte, o brilho máximo dela é o mais forte das telas testadas até o momento; a qualidade gráfica em altos ângulos de visão é muito boa, mas o grande diferencial dela é o recurso 3D. A tela possui atualização de 120 Hz, a tecnologia 3D utilizada é a Estereoscópica  que consegue um resultado melhor do que a tecnologia com tela polarizada. Os óculos possuem obturadores ativos e eles são alimentados por uma simples bateria CR2032, a mesma utilizada nas placas mãe de computadores. A vantagem deste tipo de bateria é a facilidade de troca e o baixo custo que ela oferece.

 

Enquanto o notebook está conectado à rede elétrica, o vídeo utilizado é o Radeon HD 7690M XT, mas quando o notebook passa a utilizar a bateria, ele cambeia para  o vídeo Intel integrado no processador Core i7, que embora apresenta uma performance bem menor, consome menos energia, ampliando a autonomia da bateria. No modo econômico, não é possível exibir imagens em 3D.

O Vídeo Radeon HD 7690M XT é uma linha de média performance para notebooks, foi baseado no projeto da Radeon HD 6770M, porém, com memórias GDDR5, ao invés das GDDR3.

Mais detalhes sobre o vídeo Radeon HD 7690M XT

  • Codinome: Thames XT;
  • Frequência do GPU: 725 MHz
  • Pipelines: 480 unificados;
  • Memória: 1GB, GDDR5, 128bits, 900 MHz;
  • Bibliotecas: DirectX 11, OpenGL 4.1 e OpenCL
  • Litografia: 40 nm

A2V94LAR_g

Todos os detalhes foram bem elaborados, como uma caixa texturizada, uma bolsa para guardar a fonte e cabo de força e um case que serve para limpar a tela também. Até o manual é mais completo.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Devido à sua estrutura de alumínio, o notebook ficou pesado. Ele não esquenta enquanto está funcionando, mesmo rodando jogos 3D, que por sinal, roda bem no 17-3095BR. No jogo Bioshock 2, tudo foi executado sem problemas com a qualidade máxima. Já o Dirt 3 teve que ter alguns recursos reduzidos, mas executou perfeitamente em Full HD.

No Windows, o fator limitante foi o HD com 5.9 pontos, infelizmente a escolha de um HD com velocidade de 5.400RPM foi um erro do fabricante. Os HDs SSDs ainda são um sonho distante para os usuários, pois o seu custo ainda é alto para os fabricantes adotarem ele como padrão nos seus notebooks.

O modelo do HD é o MK1059GSMP da Toshiba, ele possui apenas 8MB de buffer e 12,5 mm de altura, o que inviabiliza o seu uso em outros notebooks ou em gavetas externas, pois a altura padrão para os HDs de notebook é de 9 mm. Esta característica se deve aos três discos que foram necessários para comportar os 1000GB de capacidade.

Outra crítica é quanto a bateria, ela está do lado interno do notebook, se o usuário desejar destacá-la, não poderá fazê-lo. O problema disso é que a vida útil dela poderá ser reduzida após alguns anos de uso. O leitor biométrico também foi retirado, mas este recurso é utilizado pela minoria atualmente.

A Webcam não possui boa qualidade de imagem, durante a noite o ruído nas imagens é maior ainda e a distorção de cores é algo visível, conforme a imagem abaixo capturada

Snapshot_20130420_2

O Adobe Photoshop é considerado programa de referência para edição organização de imagens, assim como o Adobe Premier é referência para edição de vídeos. Ambos são oferecidos gratuitamente para o usuário. A versão instalada foi Adobe Photoshop Elements 9 e Adobe Premiere Elements 9. Além destes, a HP incluiu o CyberLink PowerDVD para reprodução de Blu-ray e DVDs (incluindo filmes em 3D); CyberLInk YouCam para captura, efeitos e edição das imagens capturadas pela webcam; O Power2Go para gravação de mídias, o Microsoft Office 2010 para edição de documentos e o TriDef 3D para reprodução das imagens em 3D.

Outro software interessante é o HP Cool Sense, conforme explicado na imagem abaixo:

hp cool sense

Pontos positivos

  • Layout
  • Performance
  • Teclado
  • Tela
  • Qualidade sonora
  • Softwares embutidos
  • conectividade

Pontos negativos

  • Bateria embutida
  • Alto custo
  • Qualidade da webcam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *