Novas memórias DDR4 ou as atuais DDR3?

Entenda melhor as memórias DDR, as vantagens e desvantagens das memórias DDR3 em relação as novas memórias DDR4. Sabendo as diferenças entre elas você poderá escolher qual é a mais adequada às aplicações de seu interesse.

DDR, do inglês, “Double Data Rate”, é um tipo de memória de acesso aleatório que o computador pode usar para seu correto funcionamento. São memórias do tipo SDRAM, que utilizam um sinal de clock para sincronizar suas transferências.

Quanto ao design de cada memória DDR, os módulos de memória tem uma fenda que se alinha com um encaixe no slot de memória do computador, e essas fendas estão em diferentes locais dos módulos em todos os modelos DDR, DDR2, DDR3 e DDR4, os módulos DDR2 e DDR3, esta mudança nas fendas para o encaixe no slot é necessário para evitar que usuários ou técnicos utilizem memórias nos slots errados e causando danos físicos e elétricos nas memórias, pois elas utilizam tensões e correntes diferentes, cada nova versão de memória DDR exige menos energia que a versão anterior.

Em termos técnicos comparativos, as memórias DDR3 têm frequência em torno de 1 GHz ou 1666 MHz, enquanto as DDR4 alcançam mais de 2 GHz, dando ao computador mais potência para gerenciar o sistema operacional em jogos e programas pesados. Então, se pensa em upgrade, seu computador poderá rodar vários programas ao mesmo tempo, ou programas que exigem muito processamento de forma mais aprimorada.

As memórias DDR4 também são mais eficientes, de 20% a 30% menos o consumo de energia, em números, 1,2 volts os módulos DDR4 e 1,5 volts os módulos DDR3. Pode parecer pequeno, mas essa mínima redução é o suficiente para aumentar muito o tempo de bateria de notebooks.

Pelo fabricante Samsung, os primeiros módulos de memória DDR4, vem com 4 GB (512 MB) transferindo até 2.667 MB/s, um aumento de 25% em relação às memórias DDR3, com o mesmo processo de fabricação de 20 nanômetros. Maior velocidade dobrando o desempenho, além disso, os chips dos módulos de memória DDR4 tem maior capacidade de armazenamento.

Apesar dos diversos dados numéricos representando uma superioridade dos módulos DDR4 em relação aos DDR3, não é possível fazer qualquer comparação entre elas, uma vez que o DDR4 é uma tecnologia totalmente nova e que começa do ponto em que o DDR3 para, evoluindo em todos os sentidos.

Como grande desvantagem em relação a geração anterior, os módulos DDR4 já encontram uma barreira no mercado, uma vez que sua inclusão no computador exige processadores e placas mães compatíveis. É necessário ter uma unidade de processamento apta a trabalhar com a novidade e uma placa que suporte isso. A nova geração DDR4 não é como a DDR3 só que com uma frequência mais elevada, é mais que isso, requer uma mudança completa na arquitetura, para que haja total proveito de todos os recursos.

Outro ponto que inicialmente não é favorável para as novas memórias DDR4 é o seu elevado custo, não justificando ainda uma atualização do computador para a nova plataforma. Atualmente apenas a plataforma LGA2011-V3 utiliza as novas memórias DDR4, se não fosse o elevado custo das memórias, seria uma boa sugestão de upgrade.

Além disso, dependendo do aspecto que olhe, esse upgrade pode não trazer vantagens tão evidentes no dia a dia, que compense o custo total da obra. Com relação a desempenho geral, memórias que operam acima de 1.600 MHz não apresentam aumento de desempenho significativo. Algumas máquinas gamers já vem com módulo DDR3 de 16 GB ou mais, o que já é um exagero mesmo para as aplicações mais pesadas.

Mas aí você volta a pensar nos dados técnicos que oferecem o dobro de tudo que temos na atualidade, e imagina aquele jogo que você gosta carregando em 3 segundos, elementos do jogo exibidos sem delay. Se pensa nesse upgrade, prepare-se para outras mudanças significativas no PC, analise a configuração necessária ao novo suporte e divirta-se!

ddr4
Modelo de memória DDR4

 

One thought on “Novas memórias DDR4 ou as atuais DDR3?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *