O que é Back Plate

Back Plate é uma chapa de metal fixada nas costas de uma placa de vídeo ou de uma placa mãe. Ela serve para proteger os circuitos elétricos, como bobinas, mosfets, resistores, capacitores e etc. de choques físicos, descarga de energia eletrostática ou assentamento de poeira que possa conduzir energia, provocando curtos circuitos.

back plate

Como a maioria dos computadores possuem gabinetes verticais no padrão ATX, a placa de  vídeo fica de cabeça para baixo, aumentando os riscos de danos nas costas dela, por isso que o back plate é um recurso tão importante para proteger a placa de vídeo.

Além desta proteção, o back plate ajuda também na dissipação de calor da placa, tanto de vídeo quanto a placa mãe, permitindo inclusive, que melhores índices de overclocks sejam possíveis.

pcie-danificado

Porém, as placas de vídeo de maior tamanho, o qual exige também um back plate maior, acabam tendo um peso maior do que as demais. Se a qualidade da placa mãe e seus componentes for ruim, o slot PCI-Express pode não resistir a tanto peso sobre ela, por isso, é importante evitar marcas de baixo custo, fixar a placa de vídeo nos espelhos traseiros dos gabinetes e procurar manter o cabeamento de alimentação externa da placa de vídeo vindo por cima.

One thought on “O que é Back Plate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *