O que é certificação 80 plus

Com a redução na produção de energia elétrica proveniente das alterações do clima, o aumento dos custos na produção desta energia por usinas termoelétricas e pelo aumento da conta da energia elétrica para os consumidores e fabricantes, a eficiência energética dos aparelhos é uma característica que está deixando de ser negligenciada e passando a ser um dos mais observados pelos consumidores.

Nos computadores esta característica está nas fontes de alimentação. Para se ter uma como isso atualmente pode fazer diferença, imaginem um computador em que todos os seus componentes consumam em torno de 300 Watts, você deve estar imaginando que é este valor que você está consumindo da rede elétrica (da Cemig, por exemplo), mas a fonte precisa de energia para ela mesmo trabalhar, refinando, filtrando, transformando e etc. então o consumo real da rede elétrica pode ser de 400 Watts para uma fonte com 75% de eficiência (400W * 75% = 300W).

A Ecos Consulting em 2004 criou uma certificação para garantir aos consumidores que pelo menos 80% da energia consumida pelas fontes de alimentação seja transformada em energia de trabalho para os componentes à ela ligados, por isso, o nome 80 Plus.

No exemplo acima, uma fonte com eficiência de 85% consumiria em torno de 375W, ou apenas 333W para uma fonte com eficiência de 90%. Embora as fontes com eficiência energética sejam mais caras, a economia no consumo de energia justifica este investimento, principalmente neste momento em que o custo da energia elétrica está caro.

selos 80 plus

Os computadores que ficam ligados por muito tempo, tornam-se relativamente mais econômicos para os proprietários com uma fonte com eficiência energética maior, recuperando mais rapidamente o investimento aplicado nas fontes de melhor qualidade.

Como funciona

Os fabricantes enviam para a Ecos Consulting algumas unidades das fontes que gostariam de ter a certificação 80 Plus, então ela testa num ambiente a temperatura típica com carga leve (20% da capacidade da fonte), carga média (50%) e carga total (100%). Estas fontes são testadas na tensão de 110V.

A maior eficiência energética é focada pelos fabricantes para uma carga de 50%. No gráfico abaixo você observa que a medida que a demanda diminui u aumenta, esta eficiência energética cai. Além disso, a temperatura mais elevada também reduz esta eficiência energética e a durabilidade da própria fonte de alimentação.

eficiencia energética

Acredita-se que estas fontes melhoram a sua eficiência energética em tensões de 220V. As fontes redundantes, destinadas aos servidores, são testadas apenas em tensão de 220V.

Conheça agora a tabela da certificação 80 Plus

80 plus

One thought on “O que é certificação 80 plus

  1. Mendigo

    para nos que ta com bandeira vermelha todo mes na conta de energia, esta certificacao ganhou importancia para os usuarios, principalmente para os gamers que gastam mais energia.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *