O que é CPU stepping?

Nenhum projeto de processador é perfeito. A primeira versão de um novo processador é chamado de step A0 (etapa ou revisão). Mais tarde, pequenas melhorias no projeto original, correções de bugs, pequenas reduções no consumo elétrico, ou projetos capazes de atingir frequências de operação mais alta, o número de stepping vão se acrescentando.

De modo geral, pequenas mudanças resultam em um aumento de stepping A-1 para A-2, enquanto que mudanças mais complexas são alteradas de stepping A2 para B0.

Se steppings mais novos possuem poucos erros dificilmente você irá precisar acionar o RMA, no caso de processadores mais novos.

A Intel produz um documento detalhado chamado de "Specification Update" para cada um dos modelos de seus processadores, que abrange todas as revisões realizadas e lista exatamente qual foi o bug (também chamado de errata). Um exemplo são as specification update dos processadores de segunda geração da família Core da Intel disponivél em http://download.intel.com/design/processor/specupdt/324643.pdf. Um documento semelhante está disponível para cada processador que eles fazem.

A AMD usa o termo "revision numbers" para se referir as revisões de seus processadores. Um guia de revisão da família dos Phenom esta disponível em http://support.amd.com/us/Processor_TechDocs/41322.pdf.

Fonte: techPowerUp!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *