O que é memória RAM?

Embora a informática seja um hábito já comum no cotidiano da maior parte das pessoas, observamos que alguns clientes ainda tem dúvidas sobre o funcionamente de algumas peças básicas que compõe um computador. Então vamos conhecer um pouco mais sobre  Memória RAM.

Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.

O sistema é bastante útil para o processamento de dados, pois disponibiliza espaço para informações cruciais, que podem ser acessadas de maneira quase imediata, ao contrário de outras formas de armazenamento, como discos rígidos, CDs ou DVDs. O sistema operacional, assim como aplicativos e dados em uso são armazenados na memória RAM, permitindo que o processador trabalhe estas informações rapidamente. Para a execução de jogos, por exemplo, uma boa quantidade de memória RAM de alta qualidade é essencial, já que neste tipo de aplicativo arquivos são acessados a todo tempo, para que sejam carregadas texturas, modelos, animações e outros tipos de dados exibidos a todo instante. Se o processador depender de acesso ao disco rígido ou a outro tipo de armazenamento, a velocidade e agilidade características de um game podem ser comprometidas.
Vale a pena ressaltar que nem todos os tipos de memória RAM providenciam o mesmo nível de performance. Existem diversos modelos com freqüências diferentes e capacidades de transferência de dados cada vez maiores. Confira abaixo uma comparação entre três modelos de RAM com freqüência de clock de 200MHz, e note como a performance duplica a cada versão do hardware:

Memória RAM é indispensável para qualquer tipo de usuário, desde aqueles que têm interesse em jogos até os que utilizam processadores de texto mais pesados. O acesso de dados diretamente no disco rígido não traz a agilidade que é necessária para a maior parte dos aplicativos utilizados hoje em dia, e o fato de um pente de memória não ser um componente caro demais garante que todo usuário deve tentar manter seu sistema atualizado nesse aspecto.

Fonte: Tecmundo

2 thoughts on “O que é memória RAM?

  1. Ademar

    Acho legal comentar que a memória RAM é a usada pelo sistema operacional (Windows, Linux, etc.), pelos programas em uso. Imagine a memória RAM como uma mesa cheia de livros. Quanto maior a mesa (mais memória RAM) mais livros você pode ter abertos sobre ela. Ao desligar o computador os livros voltam para a prateleira.

    Reply
  2. Marco

    Bacana seu comentario, muito obrigado por participar dos nossos assuntos, estamos sempre a procura de novas informações na area da informatica. Estou estudando agora a questão dos MHZ para diferenciar e esclarecer aos nossos clientes e amigos se a muita diferença em relação aos MHZ encontrados em todos modelos. Um abraço e bom final de semana.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *