O que é nVidia Optimus

O nVidia Optimus é uma evolução do switchable graphics da própria nVidia. Esta tecnologia consiste em trocar a fonte de processamento gráfico entre o IGP (processador gráfico embutido no chipset da placa mãe) e o GPU (processador gráfico 2D e 3D dedicado).

Ao contrário da geração anterior, o Optimus não precisa de nenhuma adaptação nos hardwares, pois todo o processo é feito por software. Também não é necessário reiniciar os aplicativos, jogos ou computador, nem mesmo aquela piscada de tela é mais necessária.

Estes benefícios foram possíveis porque na realidade não há mais troca entre os processadores gráficos, o nVidia Optimus mantem sempre o IGP como unidade gráfica padrão, o que muda é a fonte das imagens 3D, que são copiadas da memória da placa de vídeo dedicada para a memória do vídeo on-board (alocada da memória RAM) através do recuro copy engine.

Enquanto o Copy Engine está copiando os dados da memória do GPU para a memória RAM, O GPU continua realizando a renderização do próximo quadro, isso garantiu que o desempenho gráfico permanecesse em realação ao Switchable Graphics, o antecessor ao Optimus.

Quando nenhum recurso 3D é requisitado, o IGP passa a processar os quadros, mantendo o GPU dormente até que algum jogo ou aplicativo listado no perfil do Optimus seja aberto. Se ele não habilitar o vídeo off-board, basta adicioná-lo ao Painel de gerenciamento 3D dos drivers da nVidia.

Este recurso está disponível apenas para o Windows 7, pois este sistema operacional permite que mais de duas unidades gráficas com drivers diferentes sejam utilizados simultaneamente.

Muitos criticam este novo recurso da nVidia, considerando uma "gambiarra", mas ela foi necessária para que se tenha o bom gerenciamento de energia dos IGPs com o desempenho 3D dos vídeos dedicados. A princípio os principais beneficiados desta nova tecnologia são os notebooks, mas já se comenta o uso do Optimus para os desktops no futuro breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *