O que é XMP

O termo eXtreme Memory Profile (XMP) é uma extensão do SPD da memória baseado nas especificações JEDEC que a Intel introduziu no mercado em Janeiro de 2009 que permite o overclock automático das memórias do tipo DDR3 nos sistemas equipados com os seus processadores. O primeiro chipset de placa mãe a dar suporte à tecnologia XMP foi o Intel X48.

Durante o processo de inicialização do computador (boot), é inicializado o processador, chipset entre outros componentes do sistema. Durante a inicialização da memória, os parâmetros lidos pelo SPD (um pequeno chip EERPOM localizado na memória) informa os ajustes da memória que devem ser utilizados, o que a Intel fez foi incluir após este processo os ajustes que a memória é capaz de executar acima da especificação padrão e repassar isso para o BIOS da placa mãe.

Por exemplo, O BIOS lê no SPD da memória que ela suporta velocidade de 1066 MHz com uma latência CAS 7, o XMP acrescenta que ela consegue até 1600MHz com o CAS 8.

Fisicamente, o espaço XMP está no SPD da memória.
Fisicamente, o espaço XMP está no SPD da memória.

Através do BIOS, do programa Intel Extreme ou do aplicativo da placa mãe, o usuário pode criar vários perfis de overclock e aplicá-los em cada jogo ou aplicativo. Tanto as memórias quanto as placas mãe devem dar suporte à tecnologia Intel eXtreme Memory Profile para que o recurso possa ser usufruído.

Na prática, os jogos e aplicativos 3D são os mais beneficiados pela tecnologia, pois eles exigem uma alta taxa de transferência das memórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *