O que são produtos Wireless Dual band

Você já deve ter observado a nomenclatura Dual Band nos produtos Wireless que estão no mercado ultimamente, como roteadores, placas de rede wireless ou adaptadores USB wireless, mas você sabe o que isso significa?

Dual Band

Bem, imagine uma estação de rádio que emite ao mesmo tempo sinais de rádio AM e FM. Os sinais AM possuem frequências mais baixas, mas consegue atingir distâncias mais longas, enquanto os sinais FM possuem frequências mais elevadas, o que resulta numa qualidade sonora melhor, mas alcançam distâncias curtas, isso inclusive, explica porque você consegue ouvir a rádio Itatiaia AM na casa da vovó no interior de Minas Gerais e não consegue ouvir qualquer rádio FM da capital.

Um produto wireless Dual Band emite ao mesmo tempo sinal de 2,4GHz e outro de 5GHz. Estes sinais de 2,4GHz possuem a vantagem de ter uma compatibilidade maior por ser o padrão do mercado de produtos sem fio e possuir um alcance maior. Enquanto o sinal de 5GHz possuem uma frequência bem maior, o que resulta numa performance mais elevada e uma latência menor, porém, o alcance é menor

Este cenário de altas frequências e baixas latências é ideal para o mundo gamer, então para quem deseja jogar um game on-line via rede sem fio, opte pelo padrão de 5GHz. Agora, se o computador estiver há uns dois cômodos do roteador, o sinal de 5GHz não vai ser recomendável por ter uma distância e obstáculos maiores.

O termo AC750 geralmente é usado após a nomenclatura Dual Band, isso refere-se a velocidade máxima que este tipo de produto consegue, somando os 300Mbp/s do sinal de 2,4GHz e 450Mbp/s do sinal de 5GHz. Obviamente que isso é uma taxa teórica e que está longe da realidade.

Alguns especialistas da área médica alertam que o sinal de 5GHz é muito elevado e pode ter riscos para a saúde humana, de qualquer forma, estes produtos foram aprovados pelos órgãos competentes estão sendo comercializados em praticamente todo o mundo.

No site hardplus.com.br você consegue mais informações sobre mais dispositivos Dual Band, as vantagens e desvantagens de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *