Os riscos do armazenamento na nuvem

Os riscos do armazenamento na nuvem

Certo dia, um cliente chegou apavorado na loja procurando um HD externo, intrigado com a sua aflição, perguntei o que houve, então ele me disse que não conseguia mais acessar a sua conta do One Drive para acessar as fotos e filmagens de sua filha desde o nascimento, entre outros arquivos pessoais. Embora ele pudesse comprovar para a Microsoft que era o proprietário dos arquivos, esta informou que a recuperação da conta só era possível através da internet, por meio das contas e telefones alternativos, os quais o hacker também alterou.

Após uma semana de frustração, finalmente chegou o e-mail do hacker pedindo para depositar R$ 2.000,00 numa conta bancária para ter acesso de novo a conta da Microsoft, depois de tentar novamente sem sucesso recuperar pessoalmente a conta com a Microsoft, decidiu pagar o dinheiro solicitado pelo hacker.

Os riscos do armazenamento na nuvem

Mais uma semana de frustração e sem retorno do hacker após o depósito bancário, chegou um email com um aviso do hacker que deveria tomar mais cuidado com as suas informações pessoais, elgoiu a beleza da filha e informou a nova senha da conta One Drive.

- "Pelo menos o hacker foi honesto", ironizou este cliente.

Outro dia um professor de física de uma faculdade nos procurou também aflito para comprar um pen drive, mais uma vez questionei o motivo e ele me informou que um aluno lhe parabenizou sobre um novo trabalho que ele estava elaborando, intrigando com aquilo, pois este trabalho era secreto e estava guardado apenas numa conta do Google Drive, perguntou ao aluno onde ele descobriu estas informações, foi então quando este aluno apresentou ao professor a Deep Web.

Até o momento este professor não sabe como o hacker invadiu o seu computador e roubou estas informações, mas é certo que a as informações mais importantes da sua vida, não devem ser guardadas na nuvem, pois lá não há lugar seguro.

Estas contas na nuvem devem ser utilizadas para armazenar arquivos sem muita importância e que possuem outras cópias em seu computador ou dispositivos de armazenamento, como pen drives, HDs externos ou cartões de memória.

Embora não oferecem a praticidade das contas na nuvem, os quais podem ser acessadas de qualquer lugar e por quaisquer dispositivos, o meio mais seguro ainda é o velho dispositivo de armazenamento guardado na gaveta.

2 thoughts on “Os riscos do armazenamento na nuvem

  1. Alexandre VVeado

    Concordo plenamente. Nunca foi, não é e nunca será seguro, a começar pelo nome dado: armazenamento nas nuvens... "Basta uma pequena chuva e lá vem seus arquivos caindo delas e indo parar no bueiro"...
    Pode-se investir pesado na segurança de uma rede, adquirindo os melhores equipamentos, contratando os melhores especialistas, 10 talvez 20. Existem 10.000 grupos especialistas e delinquentes fora, tentando quebrar estas proteções erguidas (firewalls), e muitas das vezes na forma de disputa! Se gabam quando conseguem...
    Me preocupo muito com transações de bancos on line, pelo menos dizem ter seguro, caso ocorra algum desvio. Mas a dor de cabeças será enorme!
    E as senhas então... Brincadeira! Cada vez mais elaboradas. Com vida curta, nos pedem para inová-la a cada 3 meses... Hoje a minha é: ursobrancodesceuageleiraeretornou3vezes#! Amanhã será: ...4vezes#!

    Reply
  2. Thiago

    Ideal trocar as senhas de mês a mês, utilizando 25 caracteres (Letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos). E ter backup em um HD externo ou HD interno. Talvez nos dois, se as informações forem muito importantes.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *