Painel de controle PWM

O superaquecimento preocupa quem tem qualquer dispositivo eletrônico. Saiba como proteger melhor seu computador com o controle PWM e receba dicas para controlar a rotação e energia no sistema de refrigeração.

Sabemos que sem um sistema de refrigeração adequado, placas e outros dispositivos do PC podem queimar devido ao superaquecimento, sem esquecer que a maioria das inovações tem por objetivo a economia de energia, assunto em alta hoje e por mais um bom tempo.

Pensando nisso, fabricantes fizeram novos sistemas de monitoramento de temperatura inteligente e controle de velocidade das ventoinhas, chamados PWM. Esses dispositivos alteram a velocidade da ventoinha mudando a tensão de alimentação, de modo a operar na menor velocidade possível quando a temperatura não exigir muita rotação, o que gera os efeitos desejados com o mínimo de ruído, e como diminui a tensão, economiza energia.

São sugeridos em desktops, notebooks, servidores de rede, equipamentos de telecomunicação, projetores DLP e LCD. Alguns desses dispositivos são dotados de três modos de controle da ventoinha, onde cada modo controla a velocidade alterando o ciclo ativo de uma saída PWM. Isso possibilita que o dispositivo opere de modo independente, sem necessidade da CPU. Significa que todo o sistema da máquina continua sendo refrigerado mesmo em caso de pane.

Além disso, alguns controladores PWM possuem saída programável, para indicar condições de erro, outra saída dedicada a FAN-FAULT, para indicar falha na ventoinha, além de um pino THERM, que também é uma saída de estado de falha que indica condições de sobretemperatura e pode ser usada atuando no clock da CPU, e outro pino para indicar o limite da temperatura. Esses recursos mudam conforme o modelo do controlador.

O painel de controle de FAN Aerocool Colltouch-R, por exemplo, possui painel Controlador Touch Screen para Até 4 Fans, 7 Corers diferentes selecionáveis, 3 níveis de seleção de velocidade, USB 3.0 Frontal e Leitor de Cartões. Esse dispositivo custa em média 180,00 reais e pode salvar componentes importantes do seu PC.

ACEN51554

Dica: Se a sua ventoinha já possui um circuito de controle da velocidade de rotação, você pode habilitá-lo no setup da placa mãe, na opção habilitar recurso CPU Smart FAN Control, coloque no modo “Auto”. Com isso, ela diminui a velocidade automaticamente quando o computador estiver ocioso, ou se não tiver usando aplicações pesadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *