PLACA MAE S775 GIGABYTE GA-EP43-DS3L

Baseada no chipset Intel® P43 Express a Gigabyte apresenta uma placa mãe limpa, voltada para processadores de 45nanos, com 100% dos capacitores sólidos e bobinas de ferrite. Conta ainda com Dual Bios (pena ser soldada), 2 conectores Sys_fan sendo um de 4 pinos, 1 conector PWr_fan, áudio 8.1, 12 USB sendo 8 no painel trazeiro e 4 no painel frontal, conta ainda com 6 saídas sata com suporte a raid 0 e 1.

4 bancos de memória DDR2 com suporte até 1200Mhz via overclock apesar do P43 já dar suporte a memória DDR3. Esta placa vem acompanhada pelo ICH10 na ponte sul em sua versão básica que dá suporte a 6 satas conforme falei anteriormente e utiliza uma controlador IDE de terceiros para oferecer compatibilidade com os periféricos o JM368 da Jmicron. Uma linha PCI Express 16X, 4 PCI Express 1X e 2 PCI.

Na linha de alimentação, o regulador de tensão de 4 fases é alimentado por um conector EPS de 4 pinos com os MOSFETs sem dissipador, o que pode ser um grande problema para os processadores de alto consumo.

A gigabyte foi generosa no dissipador do northbridge que tem um desenho bem funcional e refrigera naturalmente em stock , más esquenta bastante em over. O ICH10 mesmo com um dissipador menor, não "frita" tanto. Conectores do painel frontal são bem destacados com a pinagem com cores distintas o polo positivo bem visível.

O clear Cmos esta em um local de acesso intermediário contando apenas com 2 pinos e sem jumper o que torna simples porem dificultosa a ação se você não tiver um jumper sobrando.

No painel trazeiro, senti falta do velho e bom conector paralelo. Basico, ele tem 2 PS/2, conector Optico, Coaxial, 8 USB, 1 Gigabit Lan.

Junto com a placa acompanha 2 cabos Sata, 1 FDD, 1IDE, manual de usuário, um interessante e útil guia de instalação, um folheto de instalação do processador, Cd de drivers e utilitários e adesivo da Gigabyte (Dynamic Energy Saver).

Resumindo: Como placa alternativa ao chipset P45T, a gigabyte P43 é uma ótima placa bem equipada, muito bem
construída promete desbancar e suprir com louvor o P35A, oferecendo várias opções de configuração, ótimo
desempenho e um "bom" potencial de over com um preço bem competitivo.

Em breve posto os testes.

2 thoughts on “PLACA MAE S775 GIGABYTE GA-EP43-DS3L

  1. Anderson Rodrigues

    Estarei esperando pelos testes!
    Vocês também podiam testar a GA-EP45C-DS3R , que custa só 200 reais a mais que a GA-EP43, mas já suporta DDR3 1600 MHz e tem 2 slots PCI-E para CrossFire!

    Reply
  2. Ademar

    eu estava dias testando vários serial e não dava certo, mais o serial da juciana deu certo valeu amiga de coração ( T011601-CTRLQ69B7N4Y )

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *