Por que os jogos 3D estão ficando assim?

Estou observando a triste tendência que a indústria de jogos para computadores está tomando. Os fabricantes agora estão se preocupando mais com os altos requisitos de hardwares para rodarem os seus jogos com a alta qualidade gráfica do que com a diversão que ele pode oferecer.

O caso mais típico atualmente é o jogo Crysis da Crytek. Este jogo tornou-se extremamente "marketeiro", tanto para a Crytek quanto para os fabricantes de hardware. Todos querem saber como o hardware vai suportar a exigência do tal jogo, logo os fabricantes exploram este ponto. Temos que evitar isso.

Outros fabricantes de jogos estão seguindo esta tendência e anunciando jogos mais "pesados" na publicidade, como é o caso do Assassin's Creed, que orgulhosamente anuncia requisitos mais altos (embora não seja mais exigente do que o Crysis), e por incrível que pareça, já vendeu mais de 6 milhões de cópias em função disso.

Mas e o divertimento?

Os jogadores mais exigentes e os especialistas do setor criticam muito o Crysis, primeiramente pela incompetência dos programadores em elaborar um jogo que exige muito e não oferece tanto. Ele possui uma relação de Exigência/qualidade muito inferior aos demais concorrentes, segundo, ele não é um jogo que te vicia, que oferece algo criativo para te prender ou destacar-se dos demais no mercado. Já ouvi por ai que no final dele tem até disco voador e aliens 🙁

Recentemente peguei o Bioshock para jogar, pois colegas me disseram que é um jogo diferente, boa relação de exigência/qualidade e que me ajudaria a treinar o idioma inglês. Bem, fiquei surpreso ao ver que além disso tudo, o jogo possui também uma história muito bem elaborada e envolvente, tanto é que a Universal irá lançar um filme dele no próximo ano. A forma de suspense eficiente que consegue realmente te assustar e criatividade dos desenvolvedores em oferecer algo diferente no mercado. Pela primeira vez, consegui finalizar um jogo de computador, pois sempre jogava contra os outros na internet.

Por isso tudo que ele foi eleito o melhor jogo de 2007.
Jogos antigos e leves como Tetris, Pac man, Paciência, Pipe e etc. ainda são muito jogados pelo mundo, por que será?

E você, qual jogo considera melhor no mercado?

9 thoughts on “Por que os jogos 3D estão ficando assim?

  1. André Brait

    Call of DutyQualquer um.Todos foram excelentes, e o 4 não está deixando nada a desejar.Além de muito bonito, o jogo possui uma história excelente.E realmente, crysis é lixo. Ele é tão mal programado, que roda aqui com qualidade grafica pior que a de CoD 4, que por sinal rodo no máximo, e mais lento que Crysis.Ouvi dizer que Assassin's Creed também não é la muito bom de se jogar.Bioshock? Nota 1000!

    Reply
  2. geovani capae

    gosto muito do mega drive...hehehe... juju (toki), castle of ilusion__super nintendo... top gear...side pocket....street fighter e outras velharias...mas adoro mame...

    Reply
  3. cristian

    concordo com o gilson, esta industria ta ficando muito comercial, os jogos antigos ainda sao mais divertidos.o meu favorito e o street fighter II.

    Reply
  4. Gilson Miranda

    Post author

    Pois é, o Call of Duty 4 é outro jogo muito bem elogiado, aqui na Hardplus é quase unaminidade, por isso, decidi jogá-lo também.

    A jogabilidade é boa, os gráficos também, não exige tanto hardware e o estilo imitando um filme é muito envolvente, mas o tema guerra/terrorismo já está muito batido, o jogo não te exige tantas habilidades e faltou algumas configurações como a escolha de uma mira (crosshair).

    Acho que ele deve agradar mais os jogadores que já estão acostumados com o estilo Counter Strike e companhia, o que não é o meu caso. O Bioshock para mim continua sendo o favorito.

     

    Reply
  5. Gilson Miranda

    Post author

    ah ... mais observações sobre o Call of Dutty 4:

     

    Soften Smoke Edges e Depth of Field nas opções gráficas dão pau nos gráficos e não dá para jogar, somente com eles desabilitados.

     

    O "loading" do jogo achei bem mais rápido do que o do Bioshock

    Reply
  6. William

    Meu preferido de todos os tempos!!??
    "Duke Nukem 3D" e o primeiro "Quake".

    "Duke Nukem 3D" , até hoje ainda jogo em rede com meus irmãos e amigos.
    Adoro as armas e os itens de "Duke Nukem 3D" (arma encolhedora, congeladora, Bazooka, expansora... jetpack, holoduke, esteroides... etc, todos muito divertidos ...)
    Pra mim ainda não inventaram melhor multiplayer.

    Alías multiplayer é um item a ser considerado. Eu não suporto muitos jogos atuais que só permitem multiplayer se estivermos conectados a internet... odeio. Ser obrigado a logar em servidores, muitas vzs internacionais, para poder jogar com meu irmão que está no quarto ao lado??? Ah!!! me ajuada aí, né!? Nada como a boa e velha rede LAN.

    Reply
  7. William

    P.S.

    Atualmente estou jogando " No One Lives Forever". Muito divertido também. "Bioshock" está na minha lista, assim como "Fear", mas ainda não tenho placa de video adequada a eles :>( ...

    Reply
  8. Post author

    Oi William,

    Também sou da época do Duke Nukem 3D. Já o Quake 1 é o jogo mais praticado pela internet até hoje.

    Para mim, os melhores jogos para multiplayer foram Quake 1, Quake 2 e Quake 3.

    Quanto a obrigação de conectar-se a um servidor para jogar, também acho um absurdo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *