Requerimentos do Windows 8

No ano que vem a Microsoft vai lançar a próxima versão do seu sistema operacional, o Windows 8. Muita gente fica preocupada nessas ocasiões com a questão dos requisitos mínimos para rodar a versão nova, mas dessa vez a notícia é boa: parece que qualquer computador vai poder ser atualizado.

Muitas serão as melhorias no novo sistema,  interface diferente, novas maneiras de interagir com o sistema, aprimoramento da programação para multithreading, etc. Mas o que parece chamar mais a atenção mesmo é a postura da Microsoft ao se preocupar quanto aos requisitos para os sistemas rodarem o Windows 8.

Segundo Tami Reller, vice-presidente corporativa da Microsoft, "o Windows 8 será capaz de rodar em uma ampla gama de máquinas pois ele terá os mesmos requerimentos de sistema (que o Windows 7) ou menores". Note aqui que quando ela diz máquinas e não computadores realmente há uma implicação, a intenção da Microsoft de que o seu novo sistema seja versátil o suficiente para conseguir se adaptar a aparelhos celulares, tablets e computadores de configurações diferentes.

Parece que esta versatilidade vai contar com um sistema inteligente que consegue adaptar o sistema de acordo com o hardware disponível, não sendo necessária a instalação de uma versão exclusiva para computadores mais fracos, ou outra que tenha mais recursos (apesar que provavelmente serão mantidas as diferenças de versões que temos a venda hoje, como Home Premium, Professional e Ultimate).

Para se ter uma idéia, os requisitos mínimos do Windows 7 são;

  • Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
  • 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
  • 16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
  • Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *