Como configurar o roteador wireless TP-Link TL-WR941ND

Esse moderno roteador demonstra excelentes resultados para evitar perdas de dados em longas distâncias e através de obstáculos em um pequeno escritório ou em um apartamento grande. O roteador TL-WR941ND tem velocidade para trabalhar bem com praticamente qualquer aplicação com uso intenso de largura de banda, inclusive VoIP, transmissão em vídeos e filmes em full HD e jogos online, sem tempo de retardo nestas aplicações.

O Roteador Wireless TL-WR941ND é um aparelho que combina conexões de rede com fio e sem fio, projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e redes locais. Ele está em conformidade com o padrão IEEE 802.11n com altas velocidades de transmissão sem fio que podem chegar até 300Mbps com uma taxa de throughput entre 150 e 180Mbps real para usuário final.

Além da rede sem fio, a TL-WR941ND também dispõe de 4 portas RJ-45 10/100Mbps permutáveis permitindo que você conecte facilmente até 4 computadores diretamente no roteador. Além deste produto estar recheado de funções e com configurações simples, ele também suporta aplicações prioritárias de serviço, dando prioridade a serviços como voz e vídeo que utilizam uma boa fatia da banda e são sensíveis a interrupções, garantindo assim mais qualidade. O roteador também suporta discagem por demanda, gestão por acesso on-line, Isolamento automático de vírus, UPnP, DDNS, avançado sistema de registro de segurança, interface de configuração simples e amigável, de fácil configuração que permite que qualquer o usuário possa configurar o roteador confortavelmente.
Este é um produto com desempenho superior aos roteadores da mesma linha, com um excelente custo benefício.

Configuração Via Assistente

Para configurar o TL-WR941ND é bem simples, basta executar o assistente que vem junto ao CD e realizar a instalação que será feita passo-a-passo, não é necessário conhecimento para configurar uma nova rede, pois a mesma é feita de forma simples e bem explicada através de imagens em todo o processo, pelo assistente é possível alterar o nome da rede, a senha, forma de conexão, etc. Após seguir os passos, o programa executa dois testes, para verificar se foi configurado corretamente e se está funcionando.

wr941nd

Teste de conectividade e de integridade do adaptador de rede do computador.

conexao

 

 

 

 

 

 

 

Nesta parte do assistente seleciona-se o tipo de conexão, marcar a opção IP dinâmico por ser a mais utilizada para ambientes de redes domésticos e de pequenas empresas.

nomerede

 

 

 

 

 

 

 

Aqui é feita a escolha do nome da rede(SSID).

senha

 

 

 

 

 

 

 

Defina uma senha segura, a mais recomendada é a WPA2 PSK.

detalhes

 

 

 

 

 

 

 

Nesta última tela, o assistente informa todos os detalhes da configuração do roteador e da nova rede wireless e, oferece a opção de salvar as configurações em um arquivo de texto na área de trabalho.

A configuração pode ser feita também via navegador, mais detalhada que via assistente e possui mais caminhos para se fazer a segurança da sua rede wireless, para acessar via browser é necessário digitar o endereço http://tplinklogin.net ou o IP 192.168.0.1, o nome de usuário padrão é: admin e a senha padrão: admin, podendo ambos serem alterados na guia segurança.

Configuração Via Browser

A configuração pode ser feita também via navegador, mais detalhada que via assistente e possui mais caminhos para se fazer a segurança da sua rede wireless, para acessar via browser é necessário digitar o endereço http://tplinklogin.net , o nome de usuário padrão é: admin e a senha padrão: admin, podendo ambos serem alterados na guia system tools.

 

 

 

 

 

Antes de  começar a configuração é necessário estar com o roteador devidamente ligado e conectado, o cabo de rede deve estar na porta WAN, após este processo clicar no ícone do navegador de sua preferência e digite em sua barra de endereços a seguinte URL: http://tplinklogin.net, logo em seguida aparecerá uma janela de autenticação solicitando nome de usuário e senha, inserir admin em ambos e clicar em ok, abrirá uma nova página é nela que serão feitas todas as configurações necessárias para manter a rede wireless segura.

wps

 

 

 

 

 

A configuração WPS( Wi-fi Protected Setup) vem ativada de fábrica, podendo ser desabilitada nesta aba pelo administrador da rede, as outras duas abas de Status e de Quick Setup mostradas antes da WPS são, respectivamente, uma mostra todas as configurações presentes no roteador e a outra configura de modo rápido, fácil e básico como na configuração via assistente.

tipos de redes

 

 

 

 

 

Na guia Network selecionar WAN, para selecionar a conexão que se adeque ao seu roteador/modem de serviços, seja ele por IP dinâmico, IP estático(fixo) ou PPPoe. IP dinâmico: é atribuído um IP automaticamente dentre as faixas determinadas, exemplo: 192.168.0.1 à 192.168.0.199. IP estático: é atribuído manualmente uma faixa de IP, PPPoe: conexão ponto a ponto que utiliza a tecnologia Ethernet para fazer as autenticações de todo o serviço.

wireless settings

 

 

 

 

 

Na guia Wireless settings podemos fazer a alteração do nome da rede (SSID), selecionar a região em que se encontra o roteador, é necessário selecionar corretamente para não ocorrer interferências, o modo que trabalhará o roteador, a frequência do canal e o canal, após feito as modificações clicar em save (salvar).

 

wireless security

 

 

 

 

 

Na guia Wireless security é feita a configuração do tipo de senha a ser definido para proteger a sua rede wireless, a mais indicada para casas e escritórios é a chave de segurança WPA/WPA2 -Personal e para uso empresarial a WPA/WPA2 -Enterprise, a chave WEP não é recomendada pois é fácil de ser "quebrada", pode ser desativada a segurança por senhas e sendo feita por filtering MAC (filtragem de MAC).

 

mac filtering wireless

 

 

 

 

A filtragem de MAC vem desabilitada de fábrica, para habilitá-la é simples basta clicar no botão Enable, e ela irá ativar, é uma ótima opção de segurança, pois somente dispositivos com o MAC address cadastrados poderão utilizar a rede. Em Filtering Rules ( Regras de filtragem, selecionar a opção allow (permitir) e abaixo clicar em Add New (Adicionar Novo) para cadastrar os endereços MAC, após feito este processo já estará feita a filtragem por MAC.

 

dhcp settings

 

 

 

 

 

Em DHCP settings é feita a configuração das faixas de IP, a faixa de início e a faixa final, a gateway e o domínio padrão e endereço primário e secundário de DNS, geralmente fornecidos pelo provedor. Após feita as modificações clicar em save (salvar). Em DHCP list, serão listadas todos os dispositivos conectados identificados por IP e MAC Address e, podendo ser feita a reserva de MAC address para um determinado cliente.

 

port forward

 

 

 

 

 

 

Na guia forwarding pode ser feita a criação de servidores virtuais, mais conhecido como port forward, que é o redirecionamento de portas.

 

security rede

 

 

 

 

 

Em security, já vem habilitadas todas as funções, as de Firewall, VPN e ALG. VPN: Virtual Private Network ( Rede Virtual Privada) é uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, geralmente a internet. ALG: é um componente de segurança que aumenta a confiabilidade de um firewall ou NAT empregado em uma rede, ele permite filtros personalizados para o controle de dados de protocolos, como FTP, BitTorrent, TFTP, RTSP entre outros.

 

gerenciamento local

 

 

 

 

 

Em Local Management, é feito o gerenciamento dos equipamentos via MAC, podendo ser monitorado todos os dispositivos ou somente alguns.

 

gerenciamento remoto

 

 

 

 

 

 

O gerenciamento remoto é feito através de uma porta e de um IP selecionados, para monitorar virtualmente.

 

controle de pais

 

 

 

 

 

Em Parental Control settings (Configuração de Controle de Pais) são feitas as modificações para controle de acesso de sites impróprios através do MAC cadastrado do computador e/ou dispositivo a ser controlado.

 

controle de acesso

 

 

 

 

 

O controle de acesso pode ser configurado para habilitar a partir de determinado horário ou imediatamente.

 

controle de banda

 

 

 

 

O controle de banda se faz necessário quando há muitos dispositivos na rede, para que não haja uma perda na taxa de transmissão de dados.

 

ferramentas do sistema

 

 

 

 

 

 

Na guia System Tools (Ferramentas de sistema) são feitas modificações de fuso horário, atualização de firmware (quando necessário), diagnóstico, backup e restauração de configurações, reinicialização do aparelho, troca de nome de usuário e de senha de acesso à página de configuração, arquivo de histórico do sistema e estatísticas da conexão.

 

Pontos Positivos

  • Configuração rápida e descomplicada;
  • Assistente de instalação e configuração;
  • Botão liga/desliga para wireless;
  • 3 antenas omnidirecionais destacáveis;
  • Alto ganho de sinal.

Pontos Negativos

  • Custo relativamente alto.

Maiores informações sobre este produto na página: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=28WR941N

11 thoughts on “Como configurar o roteador wireless TP-Link TL-WR941ND

  1. Abel

    Gabriel, mais explicado do que isso somente em uma vídeo aula, me ajudou muito. Só não gostei das fotos pequenas, mas é uma crítica construtiva, não fique chateado. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento. Até.

    Reply
  2. Caroline

    Oi, eu não tenho mais meu cd de instalação, tento baixar o assistente pelo site da tp-link, mas o arquivo vem em formato .bin e não sei como abri-lo, você saberia me dizer como abri-lo ou outra forma de configurá-lo? Já que o assistente não abre, tentei também essa outra forma que você ensina, mas abre uma página totalmente diferente.
    Desde já, agradeço

    Reply
  3. Adrianp

    Boa noite!!
    Não consigo acessar o site do Banco do Brasil pois vai para uma pagina falsa, como retirar vírus ou alterar DNS para algo mai seguro.
    já formatei mais o erro persiste. Troquei senhas admin e nada. minha senha tambem não resolve.

    Reply
  4. leila

    Olá meu não veio comCd, resetei ele, e para conectar a internet e poder abrir o site e configurar pede uma senha, qual seria essa senha onde a encontro?

    Reply
  5. Roney Marani Dourado

    obtive um tp-link advanced wireless N router modelo wr941nd mas perdir o cd de instalaçao e agora nao consigo faselo funcionar peço ajuda e favor emviar para mim o proceso de instalaçao deste ja agradeço

    atenciosamente RONEY MARANI DOURADO

    Reply
  6. Joelson Barroso

    olá
    ganhei o router modelo wr941nd, mas não tenho o cd. como posso mudar a rede se as senhas não são padrão conforme está escrito no aparelho?
    agradeço pela atenção!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *