Roubo de notebook

Esta semana um cliente apareceu em nossa loja lamentando pelo seu notebook que foi roubado, já conformado com a perda, decidiu comprar outro, mas algumas medidas importantes podem evitar que esta lástima ocorra novamente e outras podem até possibilitar a recuperação do seu antigo notebook.

Ao comprar o seu notebook, você deve primeiramente anotar o número de série dele, que geralmente se encontra em um etiqueta abaixo do produto ou dentro do BIOS. Possuir um recibo ou nota fiscal em seu nome é outra recomendação.

 

Um dica importante é anotar o endereço físico (Mac Address) da placa de rede com fio e sem fio, pois assim que este notebook se conectar à internet, o endereço IP o qual este Mac Address utilizou estará disponível nos provedores para as autoridades (Polícia) consultarem.

 

Observações: O endereço IP (Internet Protocl) é um número de 32 bits escrito com quatro octetos e no formato decimal (exemplo: 189.54.123.63) para identificar o local de conexão de um computador.

 

Alguns notebooks possuem o slot SIM para conectar cartões de telefone celular, caso o notebook seja ligado, independentemente se conectado à internet ou não, é possível localizá-lo através da triangulação das antenas de celular, que informa as operadoras quais as três antenas que detectaram o aparelho com o tal cartão, desta forma, você tem dentro desta área uma localização que pode ser mais precisa com o tempo de resposta do sinal de cada antena. Por exemplo: Se a antena 1 teve um retorno mais rápido do que as antenas 2 e 3, obviamente o indivíduo encontra-se tantos quilômetros mais próximos desta antena do que as demais antenas.

Observações: É necessário que o sinal dele seja captado por pelo menos três antenas, caso contrário, não é possível a sua localização. Apenas a operadora de telefonia celular tem acesso as estas informações. Para que você tenha acesso a elas, é necessário uma autorização judicial.

 

Softwares

O programa Notebook Guardian, da brasileira Note Police, atua de forma totalmente discreta e imperseptível, até mesmo para o mais experiente profissional de informática. Após a instalacão do software e a configuração do equipamento, torna-se impossível a formatacão do disco rígido sem que seja digitada sua senha de segurança. Após o notebook ter sido roubado, basta entrar em contato com a empresa para que esta realize os procedimentos para localização do notebook quando este conectar-se à internet.

 

Já o Software TheLaptopLock.92 é um programa gratuito que informa para o site do desenvolvedor o endereço IP e horário de conexão. Caso o notebook fique muito tempo sem conectar-se à internet, ele trava o acesso ao disco rígido com uma senha, que se errado algumas vezes, encriptografa e apaga os dados importantes. **

 

O Adeona é outro aplicativo gratuito, de código aberto, que armazena na internet o endereço IP e a topologia de localização da rede em que o computador foi conectado, sendo acessível para o proprietário através de qualquer outro computador. Na versão para Mac OS é possível ainda capturar imagens do ladrão que estiver operando o computador enquanto conectado à internet.

 

Para quem tem um MacBook da Apple, há um software chamado Undercover, que se instalado antes do roubo, envia através da internet de forma oculta, imagens da pessoa que está utilizando o notebook, além de endereços IPs e logs para ajudar na busca pelo notebook. **

 

** Estes softwares perdem a funcionalidade se o ladrão formatar o notebook antes de conectar-se à internet.

 

Medicas preventivas

Algumas medidas preventivas podem evitar que o ladrão tenha acesso às suas senhas, uma delas é não salvar as senhas dos sites no navegador. O browser Firefox possui o recurso de senha mestre que pode ajudar bastante, lhe exigindo que apenas uma senha seja decorada.

 

Nem todo ladrão sabe que o reset apaga a senha do BIOS, logo, não custa nada colocar uma senha pelo SETUP para entrar no sistema.

 

Para alguns, o pior não é perder o notebook, mas sim os dados contidos nele, neste caso, faça sempre backup dos seus arquivos, se não quiser lamentar dias de serviço jogados fora. Se os arquivos são de caráter confidencial, aconselho firmemente que armazene-os em um pen-drive com uma segunda cópia de segurança em outro pen-drive ou DVD-ROM/DVD-RW.

 

Se você é do tipo de pessoa que se veste mais informalmente, uma mochila além de combinar melhor, evita de você esquecê-la nos locais em que você visitou, mas se você precisa se vestir de forma mais formal, com terno e gravata, obviamente a mochila deve ser evitada para utilizar uma pasta rígida específica para notebooks. Embora você tenha mais chances de esquecê-la nos locais, é um acessório bem mais discreto  e que combina mais com tal estilo. 

 

Mas a dica mais importante é não comprar notebooks de origem duvidosa ou notebook usado muito barato, pois você só estará alimentando o comércio ilegal ou contribuindo para que o seu notebook seja no futuro roubado também. Antes de fazer um "bom negócio" com um notebook barato, pense na questão moral

11 thoughts on “Roubo de notebook

  1. Odilon Barbosa

    Camarada ,

    já tinha ouvido falar do Lo jack nos EUA , mas não sabia que haviam estes programinhas legais aqui. muito bacana e uma alternativa excelente para o seguro , que além de caro tem muitas restrições no ato da contratação. ótima opção de segurança.

    Reply
  2. Antonio Carlos Pires de Oliveira

    Tive meu Note DELL Latitude D510 furtado e gostaria de saber se tem como tentar rastreá-lo. Possuo NF, Dados do Equipamento como série, IP, manual e o BO do roubo.

    Reply
  3. Paulo

    Boa noite pessoal
    Eu tive meu notebook da intelbras furtado na data de ontem aqui no xaxim, gostaria de saber se eu consigo recuperar meus dados, tinha muitos trabalhos da faculdade importantes para mim.

    Reply
  4. manoel

    roubarão o meu notebook dentro de casa envadirão a minha casa e me, roubarão colocarão a arma na minha cabeça... ja fiz o b.o;
    mas eu não estalei nem um prograna de resteador
    tem como recuperar?

    Reply
  5. EU

    Gilson,

    Bom texto, boas dicas. Faltou falar um pouco sobre criptografia.

    Não adianta perguntar ao Manoel sobre o MAC address, ele com certeza não sabe o que é isso. Aliás, muito antes disso, ele precisa é estudar português...

    Reply
  6. Luciano

    Roubaram meu notebook um sony vaio fiz B.O. tudo certinho, e hoje encontrei anotado o mc address...
    o que e como devo fazer para conseguir ratea-lo através do mc

    Reply
  7. Guilherme

    Ontem Furtaram os notebooks da minha residencia e tenho alguns endereços que acredito serem o endereço MAC, da pra rastrear e localizar o IP que utilizar?

    Reply
  8. Roubaram meu note book da dell inspiron 14r com carregador , quando eu estava dormindo na minha residencia com meu filho de um aninho, n tinha programa de rastreador instalado fora a parte , fiz o BO n é fácil que caia nas mãos da policia mais tbm n é impossivel.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *