Saiba como usar o hairworks Nvidia em sua placa radeon AMD com bom desempenho

Pra você que ama as novidades gráficas em jogos e amou o recurso hairworks da Nvidia  mas tem uma placa Radeon AMD e não consegue usá-lo, o blogplus ensina como!

O Hairworks da Nvidia surgiu no início de 2014 em uma versão PC para Call of Duty, de lá pra cá, despertou interesse dos amantes por jogos. Trata-se de uma tecnologia de pelos de animais acelerados por GPU, que trouxe pelagens dinâmicas e realistas para cães e lobos do jogo, além também de poder ser usada para simular grama e até cabelos humanos.

Mas tem um problema, de acordo com a AMD e comprovado por qualquer usuário, a atualização das placas gráficas da Nvidia para a utilização do novo recurso Hairworks, prejudicou o desempenho dos jogos em placas Radeon da AMD.

No comunicado oficial da CD Projekt Red, informam que o código do Hairworks não foi otimizado para produtos AMD e que utilizar o recurso no game The Witcher 3, por exemplo, em placas Radeon poderia causar perca de desempenho de até 60%, chegando a aconselharem desabilitar o efeito Hairworks no jogo para melhorar o desempenho. Você pode ver abaixo a diferença que isso significa, em movimento, são milhares de fios animados dando um efeito top, desabilitá-lo é perder muito em recurso gráfico.

witcher-3-nvidia-hairworks-example-100586285-large

Aos poucos alguns usuários foram descobrindo formas de melhorar o desempenho do jogo sem desabilitar o recurso hairworks. Hoje sabemos que ele pode funcionar  relativamente bem em placas AMD. Basta criar um perfil para witcher3.exe, em seguida, defina o modo Tessellation para "Ignorar configurações do aplicativo" e, finalmente, definir o Tessellation Nível Máximo, que pode ser  2x, 4x, 8x ou 16x.

Em testes realizados numa placa Radeon R9 290, observamos que para um melhor desempenho, a melhor opção foi 4x ou 8x, se a sua placa de vídeo suportar isso. E a pior opção em desempenho foi 2x.

O desempenho do Hairworks ainda pode ser melhorado reduzindo ou removendo o Anti-Aliasing dos cabelos. Com essas alterações, muitos usuários chegaram a conclusão de que o Hairworks pode mesmo funcionar bem em produtos AMD, com consideráveis aumentos de FPS (quadros por segundo), indo de 8x a AMD otimizado. De qualquer forma, o ideal é que você encontre a configuração adequada conforme seu sistema e preferências.

Veja abaixo a janela onde você fará as alterações e não se esqueça de comentar abaixo o que achou.

witcher-31

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *