Saiba mais sobre TDP

 

Pense numa queda de desempenho ou até mesmo, na queima de dispositivos durante a execução de um jogo, ou uma importante simulação no trabalho. Saiba o que é TDP e como prevenir problemas no seu computador.

Esses danos são causados pelo aquecimento dos dispositivos eletrônicos, em especial, placas de vídeo e processadores, que liberam energia em forma de calor ao executar aplicações que exigem alto poder de processamento.
O TDP, Thermal Design Power, ou Projeto de Força Térmica, é a quantidade de calor que precisa ser dissipada para o bom funcionamento dos componentes. Isso inclui o dissipador, cooler (ou watercooler).
Os dispositivos eletrônicos mudam a quantidade de calor liberada conforme a aplicação usada, por isso O TDP é calculado por uma média de diversas aplicações teste, acrescentando uma margem de segurança. No entanto, a maior parte dos fabricantes considera um TDP abaixo da quantidade máxima de calor que o processador pode emitir, afim de diminuir os custos na produção dos sistemas de refrigeração.
Computadores mais potentes precisam de um sistema de refrigeração individual em placas de vídeo, processadores e também no gabinete, afim de expulsar o ar quente e resfriar os demais dispositivos.
Fique de olho quanto ao aquecimento de seu computador, é necessário verificar se todos os dissipadores estão funcionando corretamente. Quanto melhor a refrigeração, maior a durabilidade do processador e de todos os componentes.

Caso pretenda trocar algum dissipador, verifique a tabela TDP do processador que ele resfria, você encontrará os valores do consumo de energia em watts do dispositivo e poderá encontrar um dissipador que dê conta do recado.

placa queimadacooler

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *