Tablet Coby Kyros MID9740

Os melhores tablets estão se tornando coisa rara em lojas de informática, primeiramente por causa dos fabricantes, que estão fornecendo seus portáteis primeiramente para as operadoras de telefonia celular, outros abriram suas próprias lojas para venda ao consumidor, além disso, os grandes varejistas possuem fôlego financeiro para a prática de "dumping", que consiste em vender um produto sem lucro ou com lucro muito reduzido com a intenção de prejudicar a concorrência.

O comércio de tablets e celulares das principais marcas como Apple e Samsung são inviáveis para a maioria dos comerciantes, até mesmo marcas medianas como Motorola não oferecem boas condições. A saída então foi apostar em tablets de baixo custo, como a famosa Genesis e Coby.

Um dos fornecedores insistiu em experimentar o Coby Kyros MID9740-8, então adquirimos uma unidade para avaliação e elaboramos esta matéria para lhe mostrar detalhes deste produto.

IMG_0205

Trata-se de um tablet com tela de 9,7 polegadas, com formato em 4:3, igual ao tablet iPad da Apple. Particularmente prefiro este formato ao 12:9, utilizado no Asus Transformer, por exemplo. A resolução da tela é de 1024 x 768 pixels, ou resolução XGA, embora seja uma resolução satisfatória para uma tela de quase 10 polegadas, é baixa comparado aos demais tablets com tela do mesmo tamanho. O tablet TF700T da Asus possui tela de 10,1 polegadas com resolução de 1920 x 1200 pixels e o novo iPad com tela de 9,7 polegadas possui resolução de 2048 x 1536 pixels. A tela é multi touchscreen, suporta até 10 toques simultâneos, a sensibilidade é tão boa quanto as demais telas, isso se deve principalmente à tecnologia Capacitativa. Infelizmente esta tela não possui tecnologia IPS, o que resultou numa qualidade de imagem sofrível, às vezes vendo a tela de frente você já observa distorção de cores e iluminação nas extremidades. Para uma leitura mais prolongada neste tablet, vista fica mais cansada rapidamente. Uma deficiência que incomoda bastante para quem já se acostumou com telas IPS.

Clique para ampliar

A espessura dele também não é favorável, possui  10 milímetros e a estrutura de plástico nos passa uma sensação de fragilidade. Na lateral direita temos a conexão mini HDMI, conector de energia de 5V, slot para o cartão micro SD, orifício para o reset, conector mini USB e conector P2 para fones de ouvido. Na parte superior direita, temos os botões de energia, volume e voltar. No lado traseiro apenas os orifícios para o alto falante, que apresenta boa qualidade sonora, mas também de qualidade inferior aos melhores concorrentes. Os conectores como o mini USB e cartão micro SD são características interessantes, pois torna a questão da compatibilidade muito boa.

IMG_0229

A câmera traseira possui resolução de 2 Megapixels e a dianteira 0,3 Megapixels. Ambas possuem qualidade gráfica muito fraca. A memória RAM é do tipo DDR2, com capacidade de 1GB. A Coby fornece um case para armazenar o tablet e um carregador de 5V (o que permite ser carregado também pela porta USB2.0).

Os aplicativos pré instalados no tablet são:

  • Aldiko - Oferece download de e-books no formato ePub;
  • Browser - Navegador de internet;
  • Calendar - Mostra o calendário ou grava eventos e para agendamento;
  • Calculator - Uma simples e eficiente calculadora;
  • Camera - Tira fotos de ambas as câmeras;
  • Clock - Mostra as horas ou ajusta os alarmes;
  • eMusic - Oferece 10 dólares de música do site eMusic;
  • Email - Gerenciador de emails;
  • Gallery - Exibe fotos e vídeos;
  • GetJar - Acessa e instala aplicativos do mercado GetJar;
  • Music - Toca músicas no formato MP3;
  • Watch YouTube Videos - Abre uma página web no site do youtube.

Em relação aos recursos, o MID9740 possui apenas o necessário para as atividades domésticas, não possui conexão 3G, Bluetooth ou sensor GPS, nem mesmo o sensor de iluminação, útil para o sistema operacional determinar automaticamente o brilho da tela, está presente. Há apenas rede sem fio 150Mbps e um sensor de movimento, que apresenta péssima performance, depois de 1 segundo que o tablet é girado é que a tela gira. A memória interna é de apenas 8GB, mas esta deficiência pode ser amenizada com o suporte de até 32GB do slot micro SD. O processador é o Cortex A8 de 1GHz da ARM Corp., o mesmo que equipa os tablets da Samsung. Este processador consegue executar todas as tarefas domésticas e multimídia, como navegar pela internet, editar documentos, ouvir músicas, ver fotos ou assistir vídeos em até Full HD. Obviamente que a execução de jogos 3D de última geração fica para o processador Tegra 3 da nVidia. o A8 da ARM limita-se aos jogos 2D apenas.

IMG_0217

Quando perguntamos qual é o maior fabricante de processadores do mundo, logo vem a marca Intel à cabeça, mas saiba que a ARM Corp. é dissparado o maior desenvolvedor de processadores do planeta, está em todos os dispositivos eletrônicos, desde tablets, celulares e smart phones até roteadores, smart TVs, porta retratos, video games, reprodutores de mídia e muitos outros. Sua relação de performance e consumo de energia é muito superior à linha Atom da Intel ou as APUs da AMD. Infelizmente ela não está presente nos desktops e notebooks porque a Microsoft e Apple não investem na plataforma ARM. A esperança é que a Canonical, desenvolvedora do Linux Ubuntu, amplie seus esforços para entregar um sistema operacional baseado na plataforma ARM. Outra curiosidade sobre a ARM Corp é que ela não produz os processadores, apenas os desenvolve e entrega os projetos para grandes fabricantes, como Texas Instruments ou Samsung.

Clique para ampliar
Tela inicial do tablet Coby Kyros MID9740.

O sistema operacional é o Androi 4.0 (Icem Cream Sandwich) da Google, considerado pela maioria atualmente como o melhor sistema para tablets e Smart phones, mas infelizmente a versão oferecida nos tablets da Coby são "travados", impossibilitando de instalar aplicativos e jogos do Google Play, mesmo com o download e instalação do Google Market .apk, não é possível abrir a loja do Google no tablet. No lugar dele, foi colocado o GetJar, que trata-se de um aplicativo bem mais limitado, com os programas baseados em Java.

A autonomia também não é boa, durante pouco mais de 4 horas de uso constante, na parte de trás, do lado direito, o tablet esquenta bastante, provavelmente ali deve ficar o processador. Enquanto se navegava pela internet, o aplicativo fechou inesperadamente algumas vezes.

IMG_0220

O grande atrativo do MID9740-8 é o seu baixo custo, com um preço estimado de R$ 599,00, é pouco mais de um terço do preço dos melhores tablets do mercado, considerando ainda a boa sensibilidade do toque de tela e as conexões padrão do mercado (HDMI, USB, P2 e Micro SD) tinha tudo para ser um sucesso de mercado se não fosse o número maior de deficiência do que qualidade, não compensando a economia, por isso, continuaremos a comercializar os tablets Transformer TF300T e TF700T da Asus e o Nexus 7 da Google, pois eles praticamente não apresentam deficiências e têm preços mais atrativos do que os líderes de mercado, como o iPad da Apple e o Galaxy da Samsung.

O hardware deste tablet não é ruim, o processador é o mesmo do Samsung Galaxy S ou iPhone 3GS, por exemplo, ele consegue executar todas as atividades domésticas e multimídias, 1GB de memória RAM também é mais do que suficiente para rodar o sistema Android Ice Cream Sandwich. 8GB de capacidade para armazenamento também suporta os principais programas, além da capacidade de ampliação para 40GB (32GB via micro SD). O que "matou" este tablet foi a baixa qualidade do produto, tanto na estrutura quanto no projeto de fabricação.

Pontos positivos do MID9740-8

  • Baixo custo;
  • Tamanho e formato da tela;
  • Conexões (USB, HDMI, Micro SD e P2);
  • Android 4.0.

Pontos Negativos do MID9740-8

  • Baixa qualidade gráfica da tela;
  • Baixa resolução de tela;
  • Sistema operacional "travado";
  • Baixa autonomia da bateria;
  • Esquenta durante operação;
  • Baixa qualidade das câmeras;
  • Baixa capacidade de armazenamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *