Teclado Bluetooth Multilaser TC153

A Multilaser é representada aqui na Hardplus principalmente pelas suas mídias, que possui como fornecedores marcas consagradas como Verbatini ou Ricoh, mas depois da mudança da fábrica para a cidade de Extrema, em Minas Gerais, o representante nos informou que a logística, perfil e qualidade da empresa mudou. De fato, os produtos apresentados agora possuem uma apresentação melhorada, tanto no design do produto, quanto nas embalagens, mas como estará a qualidade e performance desta nova Multilaser?

tc153

Os produtos que a Hardplus mais solicitou para análise foram os teclados, kits de teclado/mouse e fones de ouvido, começaremos com um produto um pouco diferenciado de nosso catálogos de produtos. Trata-se de um pequeno e elegante teclado bluetooth concebido para Tablets com o sistema Android, Firefox ou IOS.

Imagem meramente ilustrativa, o layout desta foto não corresponde ao produto disponível na loja Hardplus
Imagem meramente ilustrativa, o layout desta foto não corresponde ao produto disponível na loja Hardplus

A primeira impressão que temos ao pegar no teclado TC153 é que se trata de um produto muito compacto e leve. Com apenas 28 centímetros de largura e 12 centímetros de comprimento, ele é um dos menores teclados que já tivemos aqui na loja. O seu peso é de apenas 300 gramas e possui uma ergonomia boa para um teclado deste porte.

A resposta tátil, uma das características mais importantes para o conforto de um teclado, não é um dos melhores, embora o visual dele e o estilo das teclas seja consagrado, na prática observamos que ele não é tão prazeroso ao operá-lo, isso se deve principalmente há uma pequena folga entre a capa e o switch das teclas. Este problema é agravado na tecla de espaço, o qual se observa em alguns casos até falha ou dificuldade no clique.

Imagem meramente ilustrativa, o layout desta foto não corresponde ao produto disponível na loja Hardplus
Imagem meramente ilustrativa, o layout desta foto não corresponde ao produto disponível na loja Hardplus

Outro fator importante para o conforto operacional é o layout (posicionamento das teclas no teclado), embora ele seja o Inglês Internacional, algumas teclas tiveram o seu posicionamento alterado, como o Fn e o Control. A tecla Comand não está disponível no sistema Android, no Windows ou Linux.

tc153-fundo

O Layout realmente agrada, ele se assemelha ao Mini teclado da Apple, porém, o TC153 possui estrutura de plástico e é todo na cor preta. Debaixo dele temos um compartimento para duas pilhas AAA, um botão para ligar e outro para conectar-se. Pequenos pés de borracha ajudam a fixar o teclado sobre a mesa e o compartimento na parte superior do teclado oferece uma altura ideal para digitação.

A Ausência de uma luz indicadora para Caps Lock pode atrapalhar em algumas situações alguns usuários. Apenas um LED azul sobre a tecla F11/Diminuir Volume está presente para informar que o nível de carga das pilhas é baixo.

Observação

O fabricante informa que a tensão do produto é de 3.7V, mas utiliza duas pilhas AAA de 1.2V cada uma.

Abaixo uma lista de teclas com funções especiais:

  • Menu principal;
  • Reduzir brilho da tela;
  • Aumentar brilho da tela;
  • Modo de busca;
  • Álbum de fotos;
  • Teclado Virtual;
  • Retroceder faixa musical;
  • Tocar ou pausar faixa musical;
  • Avançar faixa musical;
  • Volume mudo;
  • Diminuir volume de áudio;
  • Aumentar volume de áudio;
  • Bloquear tela.

Destas teclas, apenas o Retroceder e Avançar faixa; alterar volume/mudo e tocar/pausar que funcionam no sistema Android. Já no IOS da Apple, tanto o iPad quanto o iPod, todas as funções foram reconhecidas perfeitamente, é lamentável que a Multilaser tenha dado prioridade para um sistema que não é mais o comercializado do mundo. Atuamente o sistema Android é o mais popular entre os usuários de baixo custo. Ja para o Windows Phone, o teclado conecta, mas nao e digitado algo quando as teclas sao pressionadas.

Dica

Este teclado da Multilaser possui layout Inglês internacional, para conseguir acentuar com ele no sistema Android, vá para as configurações, toque na opção Idioma e Entrada, em "Teclado e métodos de Entrada", toque na opção Teclado do Android e em seguida em Idiomas de entrada, agora procure em Métodos ativos de entrada a opção Espanhol (Estados Unidos), volte para  a opção "Teclados e métodos de Entrada" e toque agora no Padrão e escolha o Espanhol (Estados Unidos), Certifique-se que o Teclado Físico esteja ligado.

pc153-android

Para usar o acento ^ no teclado TC153, pressione a tecla Alt + I; para o acento ' pressione Alt + e; para o ç pressione alt + c; para ~ pressione Alt + n

Pontos positivos

  • Aparência;
  • Baixo custo;

Pontos negativos

  • Resposta tátil ruim;
  • Algumas teclas com funções especiais não funcionam no Android

Maiores informações sobre o produto na página: http://www.hardplus.com.br/produto_det.php?PID=TCMLTC153

21 thoughts on “Teclado Bluetooth Multilaser TC153

  1. Cesar

    Obrigado pelo review... estou à procura de um teclado ABNT para Android (Samsung Galaxy Tab 3) e tua avaliação serviu perfeitamente para tirar minhas dúvidas. Inclusive vou descartar esse modelo, pois a resposta tátil é um dos quesitos de que faço questão que seja boa.

    Vou continuar procurando...

    Reply
  2. João Otavio

    Ótimo review...! Eu comprei faz uma semana, e até que estamos nos dando bem...! Uso-o no note mesmo, pois uso meu note apenas como "cpu" ligado em um monitor grande...aí o teclado e o mouse sem fio...!
    A unica coisa que sito falta, ou pelo menos não consegui achar ainda, é a tecla esc !! Ja precisei usar, e tive que abrir o note para faze-lo !! Sabe me dizer se tem o esc, ou uma opção para o mesmo?
    Obrigado

    Reply
    1. Post author

      Oi João Otavio,

      Este teclado é desenvolvido para tablets e smartphones com sistema Android ou IOS e nestes não existe a função ESC, por isso que você está tendo dificuldades para executar esta função no Windows ou Linux.

      Reply
        1. Igor Costa de Faria

          Amigo, não entendi.
          Atecla Esc é a combinação de Alt + Command + o botão com quadrado?
          Alt e Command são teclas diferente

          Reply
          1. Renato

            Igor, o ESC neste teclado é fn + botão com desenho do quadrado(que deveria ser o esc no leiute normal).
            Espero ter ajudado.

      1. Eduardo

        Uso às vezes com o Notebook e obtenho o ESC através do Control+C . Pelo menos no editor "Vi" (que usa o ESC para entrar no modo comando), funciona bem.

        []s,

        Reply
    2. Gorky

      Meu caro, me dá uma força então! Não consigo o Ç e acento agudo. Não achei a opção Espanhol Estados Unidos ) como descrito no review e outras opções que tentei não consigo a facilidade que tem no review. E algumas funções como ~ precisam de 3 comandos o que atrasa a digitação. Desde já muito obrigado!

      Reply
  3. Edison Evaristo

    Olá
    Uso o sistema Android 4.1.2 em um Tablet Sansung N8000 10.1. Até que gostei do teclado, mas sinto falta da acentuação e não estou conseguindo seguir os passos indicados acima. Pode me ajudar, por favor?

    Reply
  4. patricia

    boa tarde gostaria de saber se esse teclado tc153 se comunica com um PC que já tenha sistema bluetooth instalado de fábrica e windows 7 original.

    Reply
  5. Joao Garbinatto

    Comprei esse modelo de teclado e estou achando muito bom, porém as teclas de acentos estão desconfiguradas. Tem como configurar [pergunta]. PS: não tenho sinais tb.

    Reply
  6. Rodrigo Prado

    Pessoal, comprei um para utilizar com o Windows 8.1 (tablet). Ele conectou normal, porém o único problema é que se fico uns 10 segundos sem utilizá-lo, ele desconecta, aí preciso apertar alguma tecla, aguardar uns 5 segundos e ele volta. Alguém sabe se tem como o bluetooth não "descansar"?

    Reply
    1. Giovanni Laine Cerqueira

      Boa noite.
      Também uso esse teclado em um tablet com o Windows (no meu caso o 10).
      Já desabilitei a opção de desativar o Bluetooth e parecia ter resolvido. Acontece que quando não estou no modo tablet, o teclado simplesmente não funciona.
      Percebi também que no modo tablet, as vezes parece ter um delay ao digitar.
      Alguém passou por isso e conseguiu alguma solução?

      Reply
  7. Emerson

    Estou com o mesmo problema do Joao Garbinatto, nao estou conseguindo configurar os acentos e sinais no meu LG GPad, modelo V500 android lollipop 5.1

    Reply
  8. Cássio

    Conecto normalmente no Windows 10. Digito a senha solicitado no teclado no momento de parear e aperto enter, é feito a conexão, aparece uma "barrinha" como se tivesse baixando alguma configuração do teclado e após isso informa estar conectado e pareado.

    Porém digito e não dá nada.
    É preciso acionar algumas teclas juntas para que o teclado seja ativado? Alguém conseguiu solucionar esse problema?

    Obs.: No Android funcionou normalmente!

    Reply
  9. Nick

    Entrei em contato com o suporte da Multilaser, mas informaram que na descrição do produto não indica compatibilidade com o Windows 10, só versões mais antigas do Windows. Então basicamente disseram: "não é problema nosso, se vira".

    Reply
    1. JIN

      O meu teclado chegou hoje e acaBo de descoBrir que ele não é compatível com o Windows 10! Será que criaram algum driver para resolver isso:
      Derrota!
      Agora é chorar para a loja trocar.
      Paz plena.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *