Tecnologia Intel ® Hyper-Threading

Hyper thraeading é uma tecnologia conhecida também como Hiper processamento que simula em um único processador fisco dois processadores lógicos , via sistema operacional o processador é visto como um processador de dois núcleos.

Essa tecnologia que foi desenvolvida pela Intel foi aplicada nos processadores Intel Xenon mais tarde essa tecnologia foi aplicada nos modelos Pentium 4 e atualmente nos processadores da linha Core 2 , Core 5 e Core 7. Os processadores da serie Intel® Core2™ (Extreme Edition) e Intel® Core™ (i3,i5,i7) usufruem dessa tecnologia proporcionando ate 12 núcleos totais , essa tecnologia oferece um aumento de desempenho de ate 30% dependendo da configuração do sistema.

250px-Hyper-threaded_CPU

Dentro do processador os circuitos responsáveis do HT representa menos de 5% dos transistores com uma pequena expansão do cache e a adição de mais três circuitos adicionais que são: Return Stack Predictor, Next Instruction Pointer e o Register Alias Tables tudo isso para cria a ilusão de que o processador de dois núcleos para o sistema operacional.

Os aplicativos que mais se beneficiam do HT de uma forma em geral são os aplicativos de compressão de áudio e vídeo , compactação e descompactação de arquivos , aplicativos de renderização 3D e alguns jogos.Isso porque o sistema operacional e os aplicativos precisam arcar com o trabalho de dividir a carga entre os dois núcleos do processador. Quando a uma pausa no fluxo de  dos processadores então o controle é passado para o fluxo do processador logico.  Fisicamente cada um dos processadores lógicos tem seu próprio conjunto de registradores e controlador de interrupção, e os restantes dos elementos do processador são comuns.

Uma das grandes vantagens do HT é seu suporte melhorado para código multi-threads, permitindo que múltiplas threads funcionem simultaneamente, consequentemente melhorando o tempo de resposta.
Uma preocupação para aqueles que utilizam essa tecnologia é que ela faz com que a temperatura do processador aumente de 5 a 6 graus e o aumento da dissipação térmica do processador, isso pode acontecer se a ventilação do gabinete não for boa e alguns dos aplicativos que usamos no dia a dia podem perder um pouco do seu desempenho tais como: navegadores , editores de textos , planilhas e entre outros.

Para ter essa tecnologia você precisa de algum requisitos tais como:

  • Um processador compatível com a tecnologia HT
  • Chipsets habilitado para a tecnologia HT
  • BIOS de sistema habilitado para a tecnologia HT
  • Windows Xp ou superior.
  • o Linux (com Kernel a partir da versão 2.4.x).

O desempenho varia dependendo do hardware e software que esta sendo utilizado no PC.

One thought on “Tecnologia Intel ® Hyper-Threading

  1. José Lopes Cabral

    Se possível. Gostaria de saber qual a melhor placa para este processador. E se, posso aproveitar as memorias DDR3 Que possuo. 1033.
    Fico agradecido.
    Atte

    Cabral

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *