Tecnologia IPS ao alcance de todos

No caso da evolução de monitores e televisões dois pontos são os mais estudados e debatidos: diminuição do consumo de energia e aumento da qualidade de imagem e projeção. Uma das tecnologias que atende esse quesito e que está se tornando cada vez mais viável no Brasil é a IPS (In-Plane Switch). A tecnologia não é nova. Na verdade já tem mais de uma década e foi desenvolvida pela Hitachi em 1996, tendo como objetivo melhorar o ângulo de visão e a reprodução de cores. A motivação dessa tecnologia à principio seria atender aos profissionais que trabalham com imagens e que não conseguiam utilizar os paíneis normais de LCD e LED porque não conseguiam reproduzir as cores de seus trabalhos como nos monitores CRT antigos.

Comparação entre monitores

Mas como funciona? A tecnologia IPS (In-plane switching) é uma variação da tecnologia LCD. A diferença está nos cristais líquidos, que são alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical. Isso permite que o sistema chegue a taxas de atualização de até 240Hz (numa comparação direta, as telas convencionais de LCD têm uma taxa entre 60 e 75Hz). O resultado disso é um maior ângulo de visão: 178° contra 160° das LCDs e reduz a quantidade de espalhamento de luz na matriz garantindo um melhor angulo de visão e uma melhor percepção de cores. Isso permite que o espectador fique um pouco de lado em relação à TV e, ainda assim, mantenha um campo perfeito de visão. A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento. A tecnologia IPS pode ser utilizada em TVs com um mínimo de 17” e um máximo de 52”. Já em monitores o intervalo é menor: mínimo de 20” e máximo de 30”. Os problemas de alto tempo de resposta e baixo contraste apresentados no ínicio dessa tecnologia já foram sanados e hoje apresentam as mesmas especificações dos paineis comuns.

Angulo de visão aumentado

Embora a tecnologia IPS apresente um ganho considerável de imagem, os preços estão caindo e se aproximando cada vez mais dos monitores normais. Essa nova faixa de preço está fazendo com que essa tecnologia se torne cada vez mais atrativa ao grande público e não só aos profissionais das artes gráficas.

Tecnologia mais adaptada ao touchscreen

Motivos para comprar monitores com tecnologia IPS:

MAXIMIZA ÂNGULO DE VISÃO
Possibilita ângulos de visualização super alargados, que chegam a 178º, pois a Tecnologia IPS é baseada no princípio de alinhamento horizontal das moléculas de cristal líquido, o que não altera a imagem vista de frente ou lateral.

SEM EFEITO FANTASMA
A Tecnologia IPS possui filmes nítidos e brilhantes que não causam efeito embaçado, ou o chamado efeito fantasma, características freqüentes nas tecnologias anteriores devido ao afterimage do objeto em movimento que ficava constantemente na tela.

FREQUENCIA MAIS RÁPIDA
Proporciona um suporte de até 240Hz para a taxa de atualização (contra 60Hz dos LCDs convencionais), em resumo, a atualização dos pixels (pequenos pontos que formam a imagem) na tela acontece bem mais rápido do que os modelos anteriores.

CUSTO-BENEFÍCIO
Um painel com IPS apresenta um ganho considerável de imagem e qualidade, nem por isso o valor dos produtos que trazem a tecnologia estão muito mais acima dos demais monitores.

ECOLOGICAMENTE CORRETA
A tecnologia usa cerca de 30% menos energia do que as tecnologias convencionais, uma vez que sua estrutura TFT aumenta a taxa de transmissão de luz, reduzindo os níveis de energia necessários para a emissão da luz. Além disso, a LG Display desenvolveu o algoritmo optimal Power Control (OPC), que ajusta automaticamente o brilho de fundo da imagem e os produtos são isentos de chumbo.

Fontes:

Wikipédia

http://www.tecmundo.com.br/

Jornal O Globo

3 thoughts on “Tecnologia IPS ao alcance de todos

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *