Tecnologia Wimax o que é e como funciona

O WiMAX é uma tecnologia padronizada de rede sem fio que permite substituir as tecnologias de acesso de banda larga por cabo e ADSL. È  uma evolução do Wi-Fi que conhecemos hoje, possui uma função um pouco parecida  com o WI-Fi mas existe uma grande diferença entre eles. O WiMAX permite a comunicação fixa entre um ou mais pontos, comunicação portátil e, eventualmente, comunicação móvel sem fio por causa do seu padrão que é o IEEE 802.16 que é diferente do Wi-Fi que usa o padrão IEEE 802.11. A diferença desses dois padrões é relativamente bem grande comparando a distancia que o sinal e capaz de atingir e a sua velocidade.

O padrão do Wi-Fi IEEE 802.11 para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps. Este padrão utiliza DSSS (Direct Sequency Spread Spectrum – Sequência Direta de Espalhamento de Espectro) para diminuição de interferência.

Já o Wimax utiliza o seu padrão IEEE 802.16   o padrão para transmissão sem fio ponto-a-ponto e ponto-multiponto para estações fixas (BWA -- Broadband wireless access). A versão inicial foi desenvolvida para cobrir várias soluções de BWA entre 10 e 66-GHz e projetada para atingir até 50 quilômetros. WiMAX  é um pouco parecido com o Wi-Fi mas o seu padrão o faz diferente , ele não conflita com o Wi-Fi mas pelo contrario ele o complementa usando o mesmo LLC ( Logical Link Controller) que torna possível o roteamento entre eles.

Como utilizar essa tecnologia?

O usuário precisa de uma pequena antena receptora, da qual resulta na conexão que vai até o seu computador ou notebook, plugada via placa de rede. , essa antena pode ficar no topo de um prédio (multiplicando a conexão para o condomínio, por exemplo) ou ao lado do gabinete do PC mesmo, como se fosse um equivalente ao modem externo usado por Velox ou Speedy.

One thought on “Tecnologia Wimax o que é e como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *