Thunderbolt

Mal chegou a conexão USB3.0 prometendo uma velocidade teórica 10 vezes maior do que o seu antecessor e a Intel com a Apple já lançaram outra conexão ainda mais rápida.

Além da velocidade duas vezes superior ao USB3.0, esta nova conexão permite também transmitir imagens e qualquer outro tipo de dados.

O conector do Thunderbolt possui 20 pinos e parece fisicamente com o conector do Mini DisplayPort, ela permite usar cabeamento óptico, o que amplia muito o comprimento do cabo. O cabeamento via fios de cobre permite até 3 metros, já de fibra óptica permite até 100 metros.

Conector do Thunderbolt

A vantagem de utilizar os cabos com fios de cobre é que são mais baratos e permitem alimentar eletricamente até 10 Watts, o que permite a utilização de vários equipamentos. Para se ter uma ideia, o conector USB2.0 consegue fornecer até 2,5 Watts e os USB3.0 até 5 Watts. Importante mencionar que com o cabo de fibra óptica não é possível enviar energia elétrica, apenas dados.

Cada porta possui dois canais Full-duplex e cada canal consegue transferir até 10Gbps, totalizando 20Gbps teóricos. Ela consegue enviar no mesmo link o tráfego do PCI-Express e da interface DisplayPort.

Multiplexação do Thunderbolt

Até 8 dispositivos podem estar conectados ao mesmo tempo em modo cascata, mas os dispositivos mais lentos que estiverem no início da cadeia limitam os dispositivos que foram conectados após a ele.

Atualmente o padrão USB é amplamente utilizado, mas a Intel garante que em 2013 o Thunderbolt será o mais popular. Por enquanto, apenas os notebooks da Apple e as novas placas mãe baseadas no chipset Intel Z77 suportam tal conexão

E você, o que acha?

4 thoughts on “Thunderbolt

    1. Post author

      Claudio,

      Thunderbolt é um tipo de conexão externa, similar ao USB3.0 ou Firewire, quando eu digo que ele consegue enviar no mesmo link o tráfego do PCI-Express isso quer dizer que a fonte dos dados podem partir de uma placa PCI-Express para o cabo Thunderbolt.

      Reply
  1. claudio

    mesmo se o chipset for o z68 da para usar a conexão pci express e instalar o acessorio thunderbolt ?e é verdade que a apple tem exclusividade no uso desta tecnologia por um ano firmado em contrato com a intel e só depois deste periodo é que vai ser comercializado para notbook e desktoop ?

    Reply
  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *