O novo DirectX12 da Microsoft

Desde o anuncio feito pela Microsoft em 2014, sobre o lançamento da nova API DirectX12, muitas dúvidas surgiram entre os usuários, placas compatíveis, quais recursos da nova API estão no 11.3 e se a soma das vantagens e benefícios do DirectX12 vão compensar o upgrade.

Primeiramente, por se tratar de uma API de baixo nível, o DirectX 12 vai finalmente desbloquear o verdadeiro potencial de CPUs multi-core. De acordo com Brad Wardell, diretor executivo da Stardock, com DirectX 11 e mais velhos, não importa quantos núcleos de processamento sua CPU possui, apenas um deles pode falar com a GPU por vez, e o DirectX12 muda isso. Para explicar melhor a diferença de desempenho entre a nova API e a versão anterior testamos o DirectX12 em uma GeForce GTX 980 e uma Radeon R9 290X, veja os resultados.

g force gtx980

g force gtx980

O DirectX 11 usa apenas 1 thread para executar comandos relativos a física, iluminação e uso de memória, o que termina comprometendo a performance disponível para os jogos. Já no DirectX 12, vários comandos são processados de forma paralela, liberando o desenvolvedor para melhorar a implementação de seus jogos, o que significa mais performance e melhores efeitos visuais.

Segundo a AMD, esta capacidade permitirá extrair mais performance de suas CPUs já que os núcleos serão utilizados extensivamente, em testes com o AMD Mantle rodando em  APUs AMD, a performance por watt aumentou 469%. Podemos dizer que o Directx 12 não dará um up apenas na placa de vídeo, mas processadores  também terão um grande aproveito da nova API.

O sistema operacional compatível é o Windows 10, já disponível para atualização e gratuito para as versões originais 7 e 8.1. Com relação compatibilidade de placa, essa é justamente a grande vantagem, todas as placas DirectX 11 serão parcialmente compatíveis, isso inclui todas as placas Nvidia Fermi, Keper e Maxwell, além de todos os modelos AMD Radeon HD 5000 pra cima. Em nota, a Intel também declarou que os seus chips gráficos devem ser compatíveis com a nova API DirectX12, incluindo os processadores da quinta geração (Broadwell) que trazem o Intel Iris Graphics. Ou seja, se você comprou uma placa de vídeo nos últimos dois anos, as chances de seu computador já ser compatível com o DirectX 12 é bem grande, pois a lista de modelos compatíveis é extensa.

Para completar, jogos desenvolvidos para computadores e Xbox One poderão ser facilmente convertidos para as plataformas móveis. A Microsoft declarou que os jogos que fizerem uso do DirectX 12 terão um “avanço significativo de desempenho” no Xbox One. A expectativa da empresa é que os primeiros jogos com o DX 12 saiam nos próximos meses, quando “50% dos lançamentos de PC serão compatíveis com o DX 12”.

As tecnologias SLI da Nvidia e Crossfire da AMD também terão um grande ganho de performance e qualidade gráfica, isso porque o novo DX12 agora somam as memórias das placas de vídeo, permitindo que elas consigam processar jogos em resoluções maiores, como 4k, por exemplo, com mais facilidade.

Devido aos ganhos de desempenho apresentados pelo DirectX12, sua grande compatibilidade com hardwares já disponíveis no mercado, o quanto a nova API facilitará a vida dos desenvolvedores de jogos, e principalmente a quantidade de jogos sendo desenvolvidos para rodar na DX12, a previsão é que a nova API se torne a mais procurada entre os usuários.

dx12.jpg.500x287.auto

3 thoughts on “O novo DirectX12 da Microsoft

  1. Além da soma das memórias de ambas as placas de vídeo no modo SLI ou Crossfire, há boatos que poderemos usar as placas de vídeos de ambos os fabricantes simultaneamente, como uma R9 380 e uma GTX 960, por exemplo.

    Reply
  2. Antonio Sergio Junior

    Realmente, o ganho por núcleo está imenso. Enquanto no DX11 o jogo GTA V estava dando uma média de 43fps em configurações Very High, após o lançamento do Windows 10 o mesmo chegou a praticamente a 55 ~ 60fps. E quando você utiliza algum programa para mensurar o desempenho do seu computador, como o MSI Afterburner por exemplo, é notável a melhor utilização dos núcleos, e com isso, melhor desempenho nos Games. Com isso, vale ressaltar que o ganho já é realidade, e não somente quando vierem os lançamentos em DirectX 12.

    Reply
  3. lucas

    As tecnologias SLI da Nvidia e Crossfire da AMD também terão um grande ganho de performance e qualidade gráfica, isso porque o novo DX12 agora somam as memórias das placas de vídeo, permitindo que elas consigam processar jogos --------fontes?----

    o que eu sei é que saíram boatos que o mantle agora sucedido pelo vulkan Talvez faria
    compartilho aqui alguns dos meus pensamentos como eu já disse no adrena, vamos ver como o dx 12 pode alterar a equação , mas o que eu tenho percebido e que há certas constantes que mantem o preço por performance cartelizado ...coincidência ? eles não querem uma gtx 960 fazendo o papel de uma 980 , por isso acredito que sempre haverão gargalos no que diz respeito a software a nvidia / amd sistematicamente tem mantido a preço por performance cuidadosamente calculado , seja aumentando o padrão de resolução 4k , 8k etc... ( que os olhos mal conseguem distinguir) aumentando se a exigência do hardware logo logo a alegria de termos Api´s que falam a mesma linguagem do hardware se tornaram obsoletas pela demanda surreal dos jogos em resoluções obscenas , então voltaremos de novo ao dilema "Você quer rodar crysis 5 em 16 k? então compre minha placa top de linha , se você quer performance , então que pague caro por ela pois nas placas inferiores, das quais eu quero te vender você não vai encontrar, e não adianta tentar maximizar o aproveitamento por software que eu mudo a equação de novo....."
    há de se pesar também que grande parte das otimizações ficaram por conta das desenvolvedoras então de certa forma ficaremos ainda reféns da boa vontade alheia para termos games bem aproveitados pela comunicação a nível de hardware ( o termo correto é API com instruções de baixo nível )

    sou mais otimista em relação ao vulkan do que ao dx12 que é proprietário, o que te leva obrigatoriamente ao sistema proprietário microsoft windows 10

    alem de ser uma iniciativa livre o vulkan está apoiado pelas maiores desenvolvedoras de games e produtoras de chips gráficos da atualidade e não está associado a tecnologias proprietárias altamente monopolizadas

    abraços galera , saudade de vocês ! Gilson ainda te pego no street!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *