Vision ou Catalyst não abre

O velho sinal de vídeo analógico pelo conector VGA sub-D de 15 pinos ainda está presente em muitos monitores e algumas placas de vídeo. Isso ainda ocorre porque a retrocompatibilidade é um importante argumento de vendas para os fabricantes, mas com a evolução da tecnologia, isso também pode causar transtornos.

Como os atuais monitores LCD, LED, OLED e demais com telas digitais não possuem sinal analógico, eles precisam de um conversor de sinal analógico para digital, assim como as placas de vídeo precisam converter o sinal digital para a saída analógica VGA sub-D. Nestes processo de conversões de sinais há perdas na qualidade. Em alguns sites, por exemplo, alguns detalhes com cores mais suaves não são vistos.

Já a conexão HDMI é uma das mais utilizadas no momento, primeiramente pelo áudio de 8 canais que ele carrega junto, segundo pelos recursos que a versão 1.4 pode oferecer, como um canal para retorno de áudio, tráfego de dados via ethernet e exibição de imagens 3D, mas esta conexão traz também um pequeno transtorno à alguns usuários, que é a falta de preenchimento de toda a tela do monitor, sendo necessário a configuração do recurso chamado overscan.

Este recurso reduz ou amplia o tamanho da tela até preencher completamente as dimensões do monitor, mas ele só pode ser configurado através do programa do fabricante da placa de vídeo.

Tanto a nVidia quanto a AMD disponibilizam este recurso nativamente nos seus drivers, mas o programa da AMD/ATI às vezes não abre, sem qualquer aviso de erro ou travamento. O problema não é resolvido mesmo atribuindo permissões de administrador à ele, desinstalando e reinstalando uma versão mais recente ou limpado o registro do Windows e excluindo pastas criadas no computador.

Microsoft .NET Framework 3.5.1

O arquivo ccc.exe fica ativo no gerenciador de tarefas do Windows, mas ele não é apresentando de forma alguma ao usuário, impossibilitando de ajustar o overscan e outros recursos disponibilizados pelo fabricante. A questão é que este arquivo precisa de uma biblioteca chamada .NET Framework 3.5 já pré instalada no Windows 7, mas alguns usuários, por falta de conhecimento, desinstalam ela no Windows, desta forma o programa da AMD, o qual é dependente destas bibliotecas, não consegue abrir qualquer tela.

Para resolver isso de forma rápida e simples, basta abrir o Painel de Controle do Windows, ir para a opção Desinstalar ou alterar um programa e então clicar no link à esquerda chamado "Ativar ou desativar recursos do Windows. Após reiniciar o sistema, o arquivo ccc.exe será exibido normalmente e todos os recursos disponibilizados para a placa de vídeo estarão acessíveis, como girar a tela, multi monitores, ajustes do Mipmap, Anti-aliasing, filtragem anisotrópica, configuração de Crossfire, perfil de consumo/desempenho e etc.

 

Para as versões mais antigas do Windows, você pode instalar esta biblioteca fazendo o seu download na página: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/downloads

8 thoughts on “Vision ou Catalyst não abre

  1. Carlos Roberto Alves

    Olá Gilson Miranda, quero agradece-lo por me ajudar com suas intruções, ao fazer a busca na internet sobre como obter ajuda no meu problema vi num fórum as opiniões e um link que direcionava para seu blog.
    Parabéns! segui suas instruções e agora tudo está bem com meu PC que já estava pensando em formatar.
    Abraço

    atenciosamente
    Carlos Roberto

    Reply
  2. Thales FS

    Cara, valeu pela tentativa de ajuda aí, mas qui nao funcionou.. ja tentei de TUDO, desinstalei e instalei, passei tudo quanto é programa de limpeza e o driver nao ABRE! Existe alguma outra solução será....

    Reply
  3. Carol

    Resolveu meu problema!!! Eu já levei pra uma loja de informática e eles não souberam arrumar. Coma sua ajuda eu mesma consegui! Muito obrigada!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *