WPS – Wi-Fi Protected Setup

WPS ou Wi-Fi Protected Setup é uma tecnologia criada no ano de 2007 pela empresa Wi-Fi Alliance com o intuito de oferecer aos usuários domésticos uma forma mais fácil de configurar uma rede wi-fi com segurança, de modo rápido e sem complicações, ao simples toque de um botão presente nos roteadores wireless.

O WPS, pode facilitar e muito a vida de um usuário, mas também é um alvo mais fácil de ataques. O WPS funciona como um PIN(código numérico) que permite a conexão de rede, mas foi descoberta uma falha, que permitia a descoberta do WPS da rede e consequentemente a descoberta da chave padrão WPA/WPA2, conseguindo assim ter livre acesso a rede.

Vulnerabilidade do WPS

A vulnerabilidade do WPS é causada pelo seu PIN de 8 dígitos numéricos que é suscetível a ataques de força bruta, diferente do SSID e da chave WPA, o PIN normalmente não pode ser alterado pelo usuário. Uma vez que o atacante obtém acesso à rede, ele continuará conseguindo se conectar, por mais que o dono tente alterar a chave de acesso ou mesmo o SSID (nome da rede wireless) da rede, por isso, para se proteger da vulnerabilidade é simples, basta desabilitar a função de WPS no setup do roteador e criar uma senha WPA/WPA2 de até 12 caracteres, aumentando assim, a segurança da rede e evitando ataques e perdas de conexões.

Métodos de conexão mais conhecidos:

- Botão: O botão WPS é pressionado simultaneamente no roteador e no dispositivo que se conectará, assim os dois farão o compartilhamento do mesmo PIN e será efetuada a conexão.

- PIN: É atribuído um PIN ao roteador, um conjunto numérico de 8 dígitos, que será compartilhados aos outros dispositivos pela rede.

Pontos Positivos:

  • Conexão Simples, descomplicada e rápida;
  • Qualquer usuário pode configurar.

Pontos Negativos:

  • Vulnerável a ataques de força bruta;
  • O PIN não pode ser alterado;
  • Nem todos os roteadores têm a opção de desabilitar a função padrão do WPS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *